Quais as diferenças entre a drenagem linfática manual e a mecânica?
Desde relaxamento muscular à prevenção de doenças. A drenagem linfática é uma massagem que oferece diversos benefícios ao corpo, pois ajuda a eliminar toxinas, na cicatrização, a reduzir inflamações e a reduzir a retenção de líquidos, por exemplo. Isso porque estimula o trabalho do sistema linfático.
O tratamento é bastante buscado para combater celulites, gorduras localizadas e também para processos pós-operatórios. Com quase 100 anos de existência, a drenagem linfática foi se modernizando e há algum tempo vem contando com o auxílio de aparelhos. Essa nova técnica passou a ser conhecida como drenagem linfática mecânica e possui suas particularidades em relação à manual.
Benefícios da drenagem linfática em pacientes
Seus benefícios máximos têm a ver com a recirculação de líquidos extravasados no espaço intersticial . Isso, por sua vez, leva a efeitos associados altamente benéficos, como:
- Melhora a circulação sanguínea e linfática.
- Estimula o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo.
- Relaxa as terminações nervosas do sistema parassimpático, acalmando a dor e promovendo o relaxamento.
- Melhora a vascularização muscular.
- Restaura o fluxo linfático, produzindo redução do volume do edema.
- Reativa a circulação linfática e ajuda a eliminar o excesso de líquidos e resíduos do corpo.
Quando utilizar a drenagem linfática manual ou a mecânica?
Tanto a drenagem linfática manual, como a mecânica, são eficientes e podem, inclusive, ser usadas de maneira combinada. Entretanto, dependendo da situação, uma pode ser mais indicada que outra. Entenda como elas funcionam.
- Drenagem linfática manual: os movimentos são mais suaves e específicos, sendo bastante usada contra a retenção de líquidos que ficam entre os tecidos. É a mais indicada em casos de pós-operatório, já que ajuda a dissolver possíveis nódulos residuais de gordura e estimula a produção de colágeno, o que auxilia na cicatrização. Geralmente é buscada após cirurgias de abdominoplastia, lipoaspiração e mamoplastia, por exemplo.
- Drenagem linfática mecânica: é mais profunda e indicada para relaxamento muscular e diminuição de gordura. Para isso é usado um aparelho de rolamento e sucção que ajuda na diminuição de edemas, na renovação celular e na tonificação dos tecidos. É efetiva contra a celulite e gordura localizada. No entanto, não é indicada para pós-operatório, já que se trata de uma fase na qual a pele sofreu descolamento por causa da cirurgia e os aparelhos podem dificultar a recuperação.
Artigo relacionado: A importância da drenagem linfática após uma cirurgia plástica
Mais informações sobre a Drenagem manual
Uma sessão de drenagem manual é aplicada diretamente na pele sem nenhum meio de deslizamento e apenas manobras manuais são usadas. Em algumas escolas atuais, alguns elementos mínimos são adicionados à técnica manual.
A drenagem linfática manual deve ser realizada por um profissional especializado em cinesiologia e fisioterapia que, com as próprias mãos, aplica massagens suaves, lentas e muito relaxantes nas áreas afetadas pela retenção de líquidos e poças.
A técnica de drenagem manual desloca o excesso de linfa acumulado em áreas de edema para territórios linfáticos saudáveis.
Para entender como funciona essa terapia, é importante saber que a linfa é um líquido formado por uma alta porcentagem de proteínas; Ele também contém linfócitos que circulam por uma rede de dutos que percorrem todo o corpo e levam a coletores e troncos linfáticos que recirculam esse líquido de volta à corrente sanguínea.
O sistema linfático atua como purificador e protetor do organismo, sendo assim a sua melhor defesa com um papel fundamental na nutrição dos tecidos.
E a mecânica?
Na drenagem linfática mecânica, utiliza-se o equipamento de pressoterapia sequencial.
Existem vários modelos no mercado, com diferentes programas pré-estabelecidos para regulação da pressão de insuflação nas câmaras e inclui coberturas para pernas, abdômen e braços.
Essas pressões vão desde o bombeamento em áreas linfonodais até pressões semelhantes às realizadas manualmente, realizando um esvaziamento linfático e sanguíneo que favorece o retorno venoso e a recirculação linfática.
Quais são os aparelhos?
Pressoterapia Sequencial
É um sistema de compressão controlada que, ao inflar as câmaras, permite a mobilização do fluxo venoso e linfático para reduzir o edema, recircular o líquido extracelular e melhorar o fluxo de oxigênio por todo o corpo.
A pressão simula uma massagem generalizada, proporcionando também relaxamento e alívio da dor, entre outros benefícios.
Ultrassom
Onda acústica imperceptível que consegue uma drenagem linfática suave através do modo pulsante.
A onda é gerada com a cabeça que desliza na mesma direção que seria feita manualmente por aproximadamente 10 minutos.
Aparelho Godoy
Realiza movimentos de flexão e extensão plantar e de cotovelo, gerando uma estimulação dos músculos dos membros superiores e inferiores, facilitando o retorno venoso e linfático.
Busque sempre por especialistas
Seja para tratar da celulite ou para diminuir o inchado e as dores do pós-operatório, busque sempre por um profissional especializado em drenagem linfática. É ele que vai lhe informar sobre qual procedimento é o mais indicado para o seu caso. Além disso, quando não realizada corretamente, a drenagem linfática pode, inclusive, gerar dores e resultados adversos.