Endermologia vibratória: conheça os diferenciais do tratamento
Tão eficiente quanto a técnica tradicional por sucção, a endermologia vibratória atua principalmente no tratamento da celulite e na eliminação da gordura localizada, tendo a seu favor um grande diferencial. É realizado com uma técnica não invasiva e totalmente segura que permite remodelar as zonas mais “rebeldes”, que, regra geral, não respondem a dietas ou exercícios.
Normalmente essas áreas são coldres, coxas e nádegas, nas quais a celulite é mais apreciada ou mais volumosa que o normal, em comparação com o resto do corpo. Especificamente, é um tratamento indicado para pessoas com problemas de retenção de líquidos ou problemas circulatórios.
Apesar de apresentar ótimos resultados na remodelagem do contorno corporal, a endermologia a vácuo não é indicada para áreas que adquirem flacidez com facilidade, como os braços, por exemplo. Aí entra a vantagem da técnica vibratória sem sucção, que pode ser empregada nessas zonas mais delicadas do corpo, sem provocar flacidez.
Um pouco de história…
O dispositivo usado em endermologia foi desenvolvido inicialmente pelo engenheiro francês Louis-Paul Guitay na década de 1980. Sua finalidade era soltar o tecido cicatricial de queimaduras e melhorar os danos musculares que podem ter sido sofridos, por exemplo, em um acidente. Foi apenas uma questão de tempo até que muitos fisioterapeutas e pacientes submetidos a esse tipo de tratamento descobrissem que era notavelmente eficaz e reduzia a aparência da celulite.
Se interessou pelo tratamento? Preparamos este artigo para explicar todos os detalhes e os benefícios que você pode conseguir com essa técnica multifuncional. Confira!
Como funciona a endermologia vibratória?
O tratamento é realizado com um aparelho composto por um cabeçote giratório que contém em sua base esferas alongadas. O equipamento promove uma massagem profunda, com movimentos circulares e vibratórios que agitam as células de gordura, facilitando a sua absorção e eliminação pelo organismo.
É um tratamento com uma série de sessões, que podem variar de 14 a 28, e que são necessárias para que a massagem endermológica seja totalmente eficaz. As sessões geralmente duram cerca de 30 minutos e são indolores.
Os efeitos da endermologia são alcançados estimulando as células beta receptoras (responsáveis pela queima de gordura e evacuação de toxinas e resíduos). Ao estimulá-los, é possível desintoxicar o corpo de ácidos graxos e toxinas, além de perder peso e reduzir a celulite graças à queima de gordura, por isso também é eficaz devido ao impulso que a endermologia causa na circulação sanguínea e no sistema linfático.
Além de contribuir para a redução de medidas e remodelagem do corpo, a endermologia oferece diversos benefícios:
- estimula a cirurculação sanguínea
- previne varizes e vasinhos
- acelera o metabolismo
- aumenta a firmeza e elasticidade da pele
- ajuda na eliminação de toxinas
- melhora a celulite e as imperfeições da pele
- diminui a retenção de líquidos
Preparação para endermologia
Antes de cada sessão, recomenda-se que o paciente beba muita água (mais ou menos cerca de 8 copos) e leve uma vida saudável. Refrigerantes açucarados e álcool também são desencorajados. Pelo contrário, recomenda-se caminhar pelo menos uma hora por dia para promover a eliminação de toxinas, ativando o sistema linfático, além de fazer massagens drenantes para ajudar a movimentar as gorduras. Por outro lado, os exercícios de força são sempre aconselháveis para melhorar o tônus muscular.
Cuidados após a intervenção
É um tratamento não invasivo, de modo que os cuidados após a intervenção são poucos. Sim, os pontos mencionados acima são aconselháveis, tanto antes, durante e após as sessões de endermologia.
Resultados e contraindicações
Os resultados da endermologia vibratória podem ser notados desde a primeira sessão e o recomendado é que o tratamento seja realizado de 2 a 3 vezes por semana. A quantidade total de sessões depende do quadro do paciente e do seu objetivo com a técnica.
Os efeitos podem ser potencializados com tratamentos prévios à endermologia, como a aplicação de enzimas, que desestabiliza as células de gordura. Também é importante seguir uma dieta balanceada, beber 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos regularmente.
Serve também para o rosto?
Como tratamento facial , ajuda a reduzir as rugas e reduzir volumes localizados, tonificando naturalmente os tecidos, relaxando e proporcionando bem-estar.Embora seja um procedimento indicado para todas as idades, também pode ser muito útil contra o passar do tempo, que é quando os problemas circulatórios tendem a piorar: a aparência da celulite é acentuada e a pele perde a firmeza.Assim, ao aumentar a microcirculação local , a endermologia permite restaurar a troficidade do tecido conjuntivo, melhorando a aparência e a tonicidade dos tecidos.
A endermologia vibratória é contraindicada para gestantes e pacientes com lesões na pele e doenças cardiovasculares. É importante passar por uma avaliação personalizada com o especialista para verificar se você é um bom candidato ao tratamento.