Hifu: para que serve o tratamento?
Por muito que tentemos levar uma dieta saudável e fazer exercícios físicos regularmente, a gordura localizada em determinadas zonas do corpo às vezes se torna quase impossível de ser eliminada.
Não à toa, nos últimos anos surgiram diversos tratamentos destinados à remodelação das formas, métodos pouquíssimo invasivos. Se trata de técnicas que nos permitem eliminar, de forma rápida e sem dor, a gordura localizada em regiões como o abdômen e as coxas. Que permitem ainda que sigamos nossas vidas sem nenhum tipo de problema.
Um das últimas novidades na luta pela remodelação corporal é a técnica que faz uso das ondas Hifu, ou ultrassons localizados de alta frequência. O tratamento permite a eliminação dos adipócitos e dos acúmulos de gordura localizados, dando lugar a um corpo bonito e definido.
Além disso, a técnica também demonstrou ser muito efetiva no estiramento facial. Isso através de resultados que são apreciados de maneira imediata e com efeitos secundários mínimos.
O que são os ultrassons focalizados de alta frequência?
Se trata de ultrassons de alta intensidade que permitem que toda a sua energia seja concentrada, gerando um efeito lupa e sem afetar os tecidos mais superficiais da epiderme. Pelo fato de respeitar as camadas superficiais da pele, se torna um tratamento não invasivo e que não requer nenhum período de recuperação.
A diferença entre o Hifu e outras técnicas não invasivas, como o laser, é os que ultrassons focalizados atuam diretamente sobre as camadas mais profundas da pele. Na realidade, o Hifu e os tratamentos com laser são tecnologias perfeitamente compatíveis e, inclusive, complementares.
É um tratamento seguro?
Os ultrassons são utilizados na fisioterapia e na medicina há mais de meio século, período no qual têm demonstrado segurança e eficácia. Do mesmo modo, não causam nenhum tipo de prejuízo.
Como atua o Hifu na redução da gordura corporal?
O ultrassom é aplicado de maneira direta sobre a zona a ser tratada. Pode, inclusive, ser aplicado de maneira cômoda em zonas curvas do corpo, as quais normalmente são as que mais acumulam a gordura, como: o abdômen, os culotes, e os glúteos.
O que fazem as ondas Hifu é produzir um efeito termomecânico que se encarrega de destruir o tecido gorduroso a nível subcutâneo, mas sem danificar os tecidos adjacentes ou a epiderme. A gordura começa a ser desfazer, sendo eliminada naturalmente através do organismo.
Os efeitos do tratamento são imediatos, o que garante a redução de gordura com uma única sessão.
É um tratamento que não gera dores. O normal é que, em primeiro lugar, seja realizado um peeling na zona a ser tratada. Isso com o objetivo de preparar a pele para os ultrassons. Depois, se massageia a região para, em seguida, se aplicar os ultrassons Hifu através de movimentos ascendentes, com o intuito de se obter uma remodelação e tonificação corporal por meio do calor e da combustão de gorduras. Normalmente, o tratamento é finalizado com uma massagem na zona, assim como da aplicação de creme liporedutor.
Como o Hifu atua no lifting facial?
As ondas ultrassônicas causam um aumento da temperatura corporal, que dá lugar a uma retração e a uma reestruturação das moléculas de colágeno e de elastina. O colágeno é uma das proteínas naturais que ajudam a manter a pele tonificada e firme.
O Hifu é capaz de conseguir com que o corpo produza novo colágeno, o que gera um efeito tensor da pele. Isso faz com que a técnica com ondas de ultrassom seja também utilizada no tratamento contra os sinais da idade, principalmente na região da face.
O Hifu é uma alternativa para as pessoas que desejam uma regeneração do tecido facial, contato com um aspecto mais jovem sem ter que passar por uma cirurgia. Ao produzir a estimulação natural de fibroblasto, os resultados obtidos pelo tratamento se mantêm por um longo período de tempo.
Quanto dura o tratamento? Tem efeitos secundários?
A duração do tratamento com ondas Hifu depende da zona que se deseje tratar, porém, o normal é que cada sessão dure entre 45 e 60 minutos. Depois disso, o paciente pode voltar à vida cotidiana com normalidade. Em alguns casos, pode aparecer uma vermelhidão de pele na região tratada, a qual desaparece poucas horas depois.
Outros efeitos secundários são o surgimento de um leve inchaço na zona do tratamento, uma sensação de formigamento, ou sensibilidade ao tato. Do mesmo modo, desaparecem em poucas horas. Nos 2 ou 3 primeiros dias ainda é possível ainda sentir uma leve dor muscular.
Quantas sessões são necessárias e quando podem ser notados os resultados?
O número de sessões que necessita cada pessoa é determinado pelo especialista. No entanto, é normal que o tratamento envolva entre 2 e 3 sessões.
Os resultados da aplicação das ondas de Hifu são notados desde a primeira sessão, seja para qual for a finalidade: rejuvenescimento facial, ou remodelação corporal. É preciso ter em conta que, apesar de os resultados serem notados desde um primeiro momento, o colágeno tem um tempo de reestruturação de 21 dias, o que faz com que os resultados definitivos não sejam apreciados até que passados entre 2 e 3 meses.
No caso do tratamento com ondas Hifu para o rosto, cabe destacar que os efeitos permanecem por até 6 meses.
↪️ Relacionado: Ultrassom estético para gordura localizada e tratamento da pele
É um tratamento que causa dor?
Não. O tratamento é indolor, apesar de alguns pacientes manifestarem alguns desconfortos. O que se nota, principalmente, é uma sensação de aumento súbito da temperatura na região da aplicação.
Quem é o paciente ideal para o tratamento?
Se é usado com a finalidade de remodelação corporal, o tratamento com Hifu é indicado para todas as pessoas que sofram com gordura localizada.
No caso do tratamento com Hifu para o rejuvenescimento facial, é recomendado para pessoas acima dos 30 anos, que é quando algumas zonas de pele do rosto começam a adquirir um aspecto mais relaxado e com menos firmeza.
O tratamento também é indicado para pessoas que tenham passado por alguma intervenção cirúrgica de cunho estético no rosto e que queiram prolongar os resultados obtidos.