Conheça a endermologia e seus benefícios
A celulite é uma questão que incomoda grande parte das mulheres, assim como também afeta alguns homens. O problema não possui idade e nem sexo, inclusive podendo surgir em pessoas que levam uma vida saudável, apesar de ser com menor frequência. Felizmente, para ajudar na luta contra a celulite, a medicina estética oferece diversos tipos de tratamentos que oferecem ótimos resultados.
Entre os procedimentos menos invasivos nos encontramos com dietas específicas, exercícios físicos, cremes cosméticos, e ainda os fármacos, os quais acabam sendo muito mais úteis na prevenção ou quando a celulite é de nível leve. Já para a obtenção de resultados mais eficazes, o tratamento que possui maior efetividade é a cirurgia. Com a lipoaspiração se consegue eliminar todo o excesso de gordura de maneira radical.
Porém, nem sempre uma cirurgia pode ser realizada, já que existem pacientes que possuem contraindicações. Em casos assim, ou quando a ideia é recorrer a algo não invasivo, o caminho pode ser a busca por tratamentos igualmente efetivos e que fazem uso de aparelhos tecnológicos, como a endermologia. A técnica, aliás, oferece resultados eficazes e vem crescendo a cada dia que passa quando o assunto é o combate da celulite.
O que é a endermologia?
Originariamente, a endermologia foi criada na França com o intuito de tratar de problemas cervicais. Também conhecida como LPG (lipomassagem), é uma alternativa fantástica em relação à lipoaspiração.
O tratamento, que não é cirúrgico, promove a drenagem linfática e ainda ativa a circulação, fazendo com que desapareçam os sulcos (a popular pele de laranja), assim como melhora significativamente a tonalidade da pele. É uma técnica que pode ser aplicada em músculos, glúteos, quadris, abdômen, braços, e tornozelos.
O aparelho utilizado para realizar a endermologia conta com uma ponta que, por meio da ação de pequenos rolos, massageia a zona afetada pela celulite e realiza, desse modo, uma drenagem linfática mecânica. A ação gerada pela combinação dos 3 movimentos (ondulado, em espiga, e desenhando um 8) atua com o objetivo de romper as células de gordura e liberar o líquido que contêm.
Em que consiste o tratamento?
A endermologia é uma técnica não invasiva e tampouco causa dor, pois pode ter a potência do aparelho ajustada de acordo com a sensibilidade da pele de cada paciente. A sensação, aliás, é semelhante à qual se sente ao ser feita uma massagem manual. Ou seja, geralmente se trata de algo prazeroso.
Para poder passar pelo tratamento, o paciente deve fazer uso de uma malha corporal, a qual propicia o deslize fácil do equipamento. Normalmente são realizadas 2 sessões por semana, as quais têm duração média de 30 minutos cada. O especialista não somente se centra em tratar da zona afetada, como também estimula outras áreas, em especial as costas e o abdômen. Isso faz com que a circulação do organismo se ative em nível geral, o que acelera a eliminação da gordura e das toxinas. Os resultados começam a aparecer, geralmente, entre a 6ª a 8ª sessão.
Uma das grandes vantagens que a endermologia oferece é que o tratamento pode ser feito por qualquer idade. Aliás, é bastante vantajoso para pessoas com idade mais avançada, já que auxilia o sistema circulatório. Por outro lado, a técnica não é aconselhada para pessoas acima do peso.
↪️ Relacionado: Endermologia vibratória: conheça os diferenciais do tratamento
Quais são os resultados oferecidos pela endermologia?
Os pacientes tratados com a endermologia conseguem resultados realmente satisfatórios. Isso porque a técnica é capaz de combater a celulite e a gordura localizada, fazendo com que a pessoa obtenha uma silhueta muito mais definida e tonificada.
Concretamente, a endermologia atua ativando a microcirculação local, melhorando o sistema venoso e linfático. Assim se reduz a retenção de líquidos e se aumenta a eliminação de gordura, o que permite o restabelecimento do tecido conjuntivo e, como consequência, alcançar o aspecto tão desejado.
A pele também se beneficia durante o tratamento. Isso porque a ação mecânica do aparelho provoca a esfoliação das células mortas, o que gera uma pele mais firme, brilhosa, e suave. Com a endermologia, inclusive se reduz a aparência das estrias. Além disso, o resultado vai muito mais além da questão meramente física. Quando a paciente consegue o aspecto tão desejado, experimente de um bem-estar que melhora a autoestima.
Para a tranquilidade da paciente, é preciso destacar que existem inúmeros estudos de nível mundial que demonstram a garantem a efetividade da endermologia.
Existem riscos?
É recomendável que a pessoa não passe por nenhuma sessão de endermologia durante a menstruação, sobretudo nos primeiros dias. A ação da massagem pode causar desconfortos e aumentar o sangramento.
Com varizes é possível a realização do tratamento, pois o especialista não aplica o aparelho diretamente na zona varicosa. Além disso, é muito aconselhável, pois a endermologia contribui para a melhoria do retorno venoso. Se a pessoa sofre com psoríase, igualmente pode realizar o tratamento, apesar de ter em conta que a técnica pode provocar coceira.
De todas as formas existem alguns casos em que a endermologia não pode ser aplicada, como:
- Pacientes com angiomas, lipomas, ou em tratamento contra o câncer;
- Pessoas com flebite ou hérnia inguinal;
- Zonas onde existam cicatrizes queloide, ou infecções cutâneas;
- Pacientes que façam o uso de anticoagulante;
- Pessoas que tenham prótese metálica, marcapasso, parafusos, ou elementos similares;
- Gestantes;
Em caso de a pessoa ter se submetido a alguma operação, assim como a gestação, é recomendável que se espere pelo menos um prazo de 6 meses antes de iniciar a endermologia.
Conselhos para incrementar os resultados da endermologia
Se você decidiu começar o tratamento de endermologia, saiba que existe uma séria de fatores que incrementa os resultados. Para isso, é importante seguir uma dieta saudável e, se possível, contar com a ajuda de um nutricionista. Além disso, a realização de exercícios físicos ajuda a eliminar a gordura localizada.
É preciso ter em conta que os resultados não são permanentes. A celulite pode aparecer novamente, mas isso ocorre muito em função da idade da pessoa, das mudanças hormonais, e do estilo de vida que se tem. Profissionais explicam que o ideal é ainda a realização de sessões de manutenção de tempos em tempos.
Desse modo, se você deseja se submeter à endermologia para eliminar a celulite, entre em contato conosco, que lhe ajudaremos a encontrar um especialista perto de você!