Mitos e verdades sobre a termoterapia
Atualmente, temos à disposição diversos tratamentos para melhorar a estética corporal e facial. Diante de tantas opções, é normal surgirem dúvidas sobre como as técnicas funcionam e os resultados que elas podem oferecer. Hoje falaremos da Termoterapia e aproveitaremos esta oportunidade para quebrar alguns mitos em torno destes tratamentos. Siga lendo o artigo e fique por dentro!
O que é termoterapia?
Termoterapia são todos e quaisquer procedimentos que possam promover resultados estéticos e/ou terapêuticos com base na mudança da temperatura corporal ou tecidual, seja usando altas temperaturas (quente) ou baixas temperaturas (frio). O melhor de tudo é que nenhum tratamento termoterápico é invasivo, ou seja, nenhum é considerado um evento cirúrgico.
No campo da estética, é comum isso ser feito através do uso de mantas térmicas, radiofrequência e também através da crioterapia (veja o nosso artigo sobre Crioterapia aqui na nossa plataforma!)
Quando se atua com o calor, os pacientes recebem tratamentos que beneficiam, por exemplo, com a melhora da circulação sanguínea, com a redução das toxinas no corpo e com a diminuição de retenção de líquidos.
Já quando se usa as baixas temperaturas, pode-se provocar uma lipólise local, reduzindo as gordurinhas localizadas e melhorando o tônus muscular da região em tratamento.
Vamos desmistificar outras dúvidas a respeito da termoterapia?
A termoterapia emagrece
Mito. A ação do calor e do frio podem contribuir para a quebra de gordura, mas não promove o emagrecimento. O que pode acontecer é a perda da gordura localizada, ocasionando uma possível diminuição de medidas e gerando uma melhora significativa no aspecto da celulite. Toda essa atividade favorece para que a pele fique mais uniforme e o corpo mais delineado.
Inclusive, vale ressaltar, que qualquer procedimento estético não é recomendado como solução para quem quer ou precisa perder pesos consideráveis. Para casos de obesidade, por exemplo, é necessária a avaliação médica e outros tratamentos serão prescritos.
É possível tratar rugas e flacidez com a termoterapia
Verdade. As altas temperaturas emitidas pelo aparelho de radiofrequência provocam a contração dos tecidos e estimulam a produção de colágeno. O resultado é uma pele mais firme e tonificada, com menos rugas e flacidez.
A radiofrequência é melhor que a manta térmica
Mito. Cada técnica tem uma indicação diferente e oferece resultados específicos. A manta térmica normalmente é utilizada para desintoxicar a pele, eliminar líquidos retidos e facilitar a absorção de enzimas previamente aplicadas no corpo, seja para reduzir medidas ou combater a celulite.
Além de atuar na eliminação de gordura de forma mais pontual, a radiofrequência trata a flacidez corporal e facial, melhorando a qualidade da pele.
Os resultados da termoterapia são imediatos
Mito. A quantidade de sessões depende do quadro de cada paciente e do resultado que deseja obter em seu corpo, mas podem ser necessárias até 10 sessões para conseguir atingir esses objetivos. Os tratamentos exigem ainda manutenções mensais, como no caso da manta térmica e da crioterapia, e anuais, para a radiofrequência.
Os efeitos deste tratamento não são definitivos
Verdade. Para se ter um efeito duradouro e positivo são necessários cuidados contínuos. Além de manter sessões periódicas, o paciente deve se atentar quanto à alimentação, que deve ser saudável, rica e variada, priorizando alimentos leves e sem gorduras saturadas, bem como manter o hábito do exercício diário, parar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.
Ações conjuntas servem não só para manter seus resultados por mais tempo, mas também para manter o organismo funcionando corretamente, evitando o acúmulo de gordura indevida e retenção de líquido, por exemplo.
É necessário repouso pós sessão
Mito. Não há necessidade de repouso após as sessões de tratamentos termoterápico, sejam eles quais forem. O que pode ser aconselhado é não fazer atividades que causem suor por algumas horas depois da sessão (caso tenha sido usado algum gel e queira prolongar seu efeito) ou uso de cintas modeladoras. Mas isso dependerá do tratamento realizado e será informado pelo profissional responsável.
Posso fazer termoterapia em qualquer lugar do corpo
Verdade. Não há contraindicação quanto ao local do corpo a ser realizada uma termoterapia. Tudo vai depender do objetivo e da escolha da melhor técnica a ser seguida. Mas atenção: dependendo do tipo de tratamento aconselhado e do local do corpo a ser realizado, ele só poderá ser executado por um médico. Pesquise sobre o método antes de se submeter a qualquer procedimento.
Nem todas as pessoas podem fazer a termoterapia
Verdade. Apesar de não serem técnicas invasivas, os tratamentos têm algumas contraindicações. Em geral, não são recomendados para pacientes com doenças de pele na área que será tratada, problemas circulatórios, trombose e diabetes, ou pessoas que possuam doenças relacionadas ao frio, como urticária ao frio, fenômeno de Raynaud’s, nem que passaram por cirurgia recentemente. A termoterapia também não é indicada para gestantes e lactantes.
É fundamental que os tratamentos sejam realizados por profissionais especializados (técnicos e/ou médicos) para evitar complicações, como queimaduras na pele ou necroses. Pesquisar sobre as licenças da clínica de estética, permissões de atuação profissional ou certificações dos órgãos reguladores é importantíssimo antes de submeter a qualquer procedimento estético! Lembre-se que estamos falando do seu corpo, da sua autoestima e da sua saúde. Quanto a isso, qualquer cuidado nunca é demais.
Aproveite e leia os nossos artigos! Neles você encontra mais informações sobre os diferentes tipos de tratamento que envolvem mudança de temperatura, suas especificações, indicações e resultados.
Além disso, aqui na plataforma da Cirurgia.net você consegue conversar com pessoas que já realizaram alguns desses procedimentos, e que podem te ajudar com trocando experiências, bem como médicos e profissionais que atendem em sua região.