O que você precisa saber sobre drenagem linfática

O que você precisa saber sobre drenagem linfática
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 5 mai 2015 · Atualização: 18 out 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A drenagem linfática é um dos tratamentos estéticos mais versáteis e pode, inclusive, ser fundamentalmente usado e ser conciliado com intervenções invasivas ou nada invasivas para potencializar resultados ou auxiliar na recuperação. Atua diretamente no sistema linfático, ajudando no combate à retenção de líquidos, ativando a circulação e diminuindo a celulite. Vamos entender mais sobre essa técnica e seus efeitos?

A drenagem linfática, conceitualmente, é uma massagem. Muito por isso também tem o seu valor e efeito relaxante e é comumente subestimada. Com altos poderes compressivos e atuando sempre em pontos estratégicos, suas respostas podem ser inúmeras e, o melhor, são sempre positivas para o nosso corpo.

Se isso tudo aí em cima ainda não foi suficiente para despertar seu interesse sobre este tipo de massagem, fique atento(a) ao nosso artigo e conheça todas as características e benefícios da drenagem linfática.

Como é feita a drenagem linfática?

A drenagem linfática pode ser manual ou mecânica (neste último caso, usa-se um mecanismo de vácuo e/ou rolamento) e, fundamentalmente, é uma massagem terapêutica que utiliza a compressão para direcionar o fluxo dos líquidos ao longo do corpo. É feita percorrendo o trajeto dos vasos linfáticos e cada região do corpo pede um tipo de movimento cuidadosamente distinto. Esses movimentos aumentam o volume da linfa, vasos responsáveis por levar para a corrente sanguínea os fluidos em excesso, que se encontram nos órgãos e tecidos, aumentando a velocidade desse transporte e facilitando / estimulando a sua excreção.

Os movimentos, basicamente, imitam o processo fisiológico de “bombeamento”, por isso não faz mal ao organismo e deve ser realizado por alguém profissionalmente preparado para executá-lo com conforto e segurança.

Apesar do seu efeito relaxante por consequência, ela não pode ser considerada uma massagem comum. Os movimentos manuais, por exemplo, são conhecidos por serem leves, contínuos e repetitivos. É neste momento que o profissional poderá perceber valiosos detalhes no corpo de seu paciente, como presença de nódulos, regiões mais tensas, com maior retenção de líquido, etc. Vale ressaltar, portanto, que mesmo que a massagem mecânica tenha os mesmos efeitos que a manual, nada se compara à técnica exata realizada por um profissional preparado e à sensibilidade e percepção que só uma análise com as mãos promovem no corpo do indivíduo.

Drenagem manual

Além disso, toda e qualquer força inadequada pode gerar complicações secundárias e deixar marcas indesejadas (mesmo que temporárias). Ou seja, segue aqui uma informação importante e que deve ser tratada com toda atenção e detalhe: a massagem com fim de drenagem linfática não deve doer. Dor durante o tratamento é um claro indício de que o profissional não está utilizando a técnica da forma correta ou que há alguma inconformidade com o paciente. Caso sinta dores, sinalize! Para estes casos o procedimento deve ser suspenso imediatamente.

Quais são as indicações?

Prepare-se para uma lista extensa de benefícios bem logo abaixo, lembrando que as áreas mais trabalhadas numa drenagem linfática manual são pernas, virilhas, axilas, na parte detrás da orelha, parte posterior da cabeça, região abdominal, rosto (especificamente mandíbula e queixo) e pescoço:

  • diminui o inchaço corporal, já que elimina os líquidos retidos e fluidos em excesso no organismo;
  • oxigena tecidos, já que melhora a circulação sanguínea, favorecendo na hidratação e nutrição das células;
  • é um ótimo aliado no combate aos efeitos da TPM, já que estimula a movimentação no baixo ventre e ameniza cólicas, além de auxiliar na regularização do fluxo mentrual;
  • estimula a eliminação de toxinas e ajuda a prevenir a formação de nódulos superficiais;
  • melhora o trânsito intestinal ao estimular o peristaltismo;
  • aumenta a absorção de nutrientes no processo digestivo;
  • reduz edemas e acelera recomposição da derme ferida, ajudando no processo de cicatrização corporal interna e externa;
  • melhora a função imunológica do corpo, aumentando as defesas.

Porém, apesar da perda de volume corporal, desinchar e modelar o corpo, é preciso destacar que a drenagem linfática não é um tratamento para emagrecimento, já que ela estimula a perda de líquidos, não de gordura. Comumente aliada a outros tratamentos estéticos, este tipo de massagem ajuda a potencializá-los ou a manter os seus resultados mais duradouros. Além disso, é uma ótima aliada para mulheres em períodos gestacionais, tratamento da celulite, varizes, menopausa, edemas e hematomas, rejuvenescimento, cicatrizações pós-cirúrgicas etc.

Drenagem mecânica

A drenagem linfática tem contraindicações?

Sim e é preciso estar atento a elas. A drenagem linfática não pode ser feita por pacientes com algum tipo de infecção já diagnosticada, já que há riscos de que caia no sangue. Também não é recomendada para pacientes com problemas cardíacos ou com hipertensão, pois há um estímulo circulatório e pode causar complicações. Pacientes com bronquite crônica não cuidadas ou em tratamento, pacientes com câncer diagnosticado ou em tratamento, hipertiroidismo sem acompanhamento médico ou descontrolada, e pessoas com alguma alteração na temperatura corporal (febre, febril, hipotermia), também não devem ser submetidos a este tratamento estético.

A drenagem pode ser feita por dermatologistas, fisioterapeutas e massoterapeutas titulados. O número de sessões pode variar entre 1 a 3 por semana. Os movimentos da drenagem também podem ser feitos em casa, diariamente e com recomendação, conforme orientação médica. Converse com um especialista!

E se ainda tem dúvidas sobre o tratamento, publique sua pergunta aqui. Este é o canal para dúvidas e perguntas sobre tratamentos e procedimentos e todas as respostas são dadas por profissionais capacitados e devidamente certificados pela Cirurgia.Net.

Além disso, na nossa plataforma você também consegue conversar com outras pacientes, ter acesso aos profissionais / clínicas mais próximos de você e ter todas as informações necessárias para promover a mudança dos seus sonhos!

Dr. Wellington Roberto
Sem opiniões
Fortaleza, Ceará
Dr. Leonardo Rodrigues
3 Opiniões
Recife, Pernambuco
Dra. Elisete Crocco
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Clínica Up! Plástica
10 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.