Conheça cinco tratamentos para celulite
Pele com aspecto de casca de laranja ou com furinhos são as principais e mais visíveis características da celulite. Embora não acarrete complicações na esfera da saúde, a celulite pode causar grande desconforto quando se trata de estética.
A celulite surge em função do acúmulo de gordura, água e toxinas, fazendo com que as células se inchem e se endureçam. Essas alterações no tecido adiposo, no tecido fibroso e na microcirculação conferem um aspecto ondulado e com nódulos à pele, o que chamamos de celulite.
A hipótese de que a celulite é mais presente nas mulheres que nos homens é confirmada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo dados da entidade, de cada 10 mulheres oito apresentam algum tipo de celulite. A explicação para esse fato seria que as mulheres acumulam mais facilmente gordura nas regiões da coxa, quadril e glúteos e também porque a estrutura das fibras do seu tecido conjuntivo é diferente da dos homens.
O que causa a celulite?
O excesso de peso é um dos principais fatores para o desenvolvimento da celulite. Porém, pessoas dentro do peso ou mesmo abaixo do normal também podem apresentar esse aspecto irregular da pele. Segundo especialistas, isso acontece quando há um desequilíbrio entre a quantidade de gordura e a massa muscular, ou seja, uma proporção maior de gordura em relação à musculatura.
Outros fatores que podem desencadear a celulite são as alterações na microcirculação e nos linfáticos e ainda a ação de hormônios. Má alimentação, estresse e sedentarismo também podem colaborar para o agravamento desse quadro.
Tipos de tratamentos
Quem tem celulite e se sente desconfortável com o aspecto de sua pele, pode contar com diversos tratamentos para combater esse problema. Separamos cinco técnicas diferenciadas para ter uma pele firme, uniforme e livre dos indesejados furinhos.
A celulite é formada principalmente pelo acúmulo de gordura, toxinas e água, fazendo com que as células se inchem e se endureçam. Essas alterações no tecido adiposo e fibroso contribuem para o aspecto ondulado da pele, tão característico da celulite. Dependendo do grau e do tipo de pele, pode ser recomendado um tratamento específico. Confira agora algumas das opções disponíveis para tratar a celulite.
1) Carboxiterapia
É considerado um dos tratamentos mais completos para combater a celulite, pois atua diretamente nos três principais causadores do problema: gordura, fibrose e edema. A carboxiterapia é feita com a aplicação de gás carbônico medicinal em diferentes camadas da pele. É realizado com um seringa, com uma agulha bem fina, ligada a um cilindro com regulagem de pressão para a saída do gás.
O CO2 dilata os vasos sanguíneos, melhorando a irrigação e estimulando a formação de novos vasos. Também rompe a fibrose promovendo a regeneração dos tecidos e acelera o metabolismo da área tratada facilitando a queima de gordura.
2) Endermologia
A endermologia é feita com um aparelho que massageia o corpo realizando uma succção. Esse processo "descola" a pele dos músculos, amenizando as depressões e melhorando a circulação na área tratada. A massagem também estimula o sistema linfático, ajudando na eliminação de toxinas, além de proporcionar firmeza à pele.
3) Mesoterapia
O tratamento consiste na aplicação de substâncias com alto poder de queima de gordura. São feitas pequenas injeções nos pontos afetados para acelerar a redução da gordura localizada, melhorando assim o aspecto da pele. Como se trata do uso de medicamentos, a mesoterapia deve ser feita por médico com sólido domínio da técnica.
4) Cavitação
A cavitação utiliza a tecnologia do ultrassom para agitar as células de gordura, facilitando a sua quebra. Dessa forma, o processo de eliminação de gordura é realizado de maneira mais rápido. Recomenda-se aliar a esse tratamento sessões de drenagem linfática para acelerar os resultados.
5) Radiofrequência
Na radiofrequência é utilizada a ação do calor para eliminar as células de gordura. Além disso, estimula a formação de colágeno, que deixará a pele mais firme e com um aspecto mais uniforme. O profissional aplica um gel específico para o tratamento e realiza massagens com o equipamento, sendo muito importante monitorar constantemente a temperatura emitida.
Para resultados satisfatórios, é recomendado manter uma dieta equilibrada, beber muita água e praticar exercícios. Dependendo do tratamento, também são recomendadas massagens modeladoras e que aceleram a eliminação de gordura e de líquidos, como a drenagem linfática.
Agora que você conhece algumas das opções de tratamentos para celulite, consulte um especialista para saber qual a melhor técnica para o seu caso acessando aqui.
Fotos (por ordem de aparição): por Ricard Aparicio - Bellas A e Yashna M (Flickr).