Conheça cinco tratamentos para celulite

Conheça cinco tratamentos para celulite
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 22 abr 2015 · Atualização: 15 jun 2021
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Pele com aspecto de casca de laranja ou com furinhos são as principais e mais visíveis características da celulite. Embora não acarrete complicações na esfera da saúde, a celulite pode causar grande desconforto quando se trata de estética.

A celulite surge em função do acúmulo de gordura, água e toxinas, fazendo com que as células se inchem e se endureçam. Essas alterações no tecido adiposo, no tecido fibroso e na microcirculação conferem um aspecto ondulado e com nódulos à pele, o que chamamos de celulite.

A hipótese de que a celulite é mais presente nas mulheres que nos homens é confirmada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo dados da entidade, de cada 10 mulheres oito apresentam algum tipo de celulite. A explicação para esse fato seria que as mulheres acumulam mais facilmente gordura nas regiões da coxa, quadril e glúteos e também porque a estrutura das fibras do seu tecido conjuntivo é diferente da dos homens.

O que causa a celulite?

O excesso de peso é um dos principais fatores para o desenvolvimento da celulite. Porém, pessoas dentro do peso ou mesmo abaixo do normal também podem apresentar esse aspecto irregular da pele. Segundo especialistas, isso acontece quando há um desequilíbrio entre a quantidade de gordura e a massa muscular, ou seja, uma proporção maior de gordura em relação à musculatura.

Outros fatores que podem desencadear a celulite são as alterações na microcirculação e nos linfáticos e ainda a ação de hormônios. Má alimentação, estresse e sedentarismo também podem colaborar para o agravamento desse quadro.

Celulite

Tipos de tratamentos

Quem tem celulite e se sente desconfortável com o aspecto de sua pele, pode contar com diversos tratamentos para combater esse problema. Separamos cinco técnicas diferenciadas para ter uma pele firme, uniforme e livre dos indesejados furinhos.

A celulite é formada principalmente pelo acúmulo de gordura, toxinas e água, fazendo com que as células se inchem e se endureçam. Essas alterações no tecido adiposo e fibroso contribuem para o aspecto ondulado da pele, tão característico da celulite. Dependendo do grau e do tipo de pele, pode ser recomendado um tratamento específico. Confira agora algumas das opções disponíveis para tratar a celulite.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr. Marcelo Inada
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Natália Gardin
Sem opiniões
Presidente Prudente, São Paulo

1) Carboxiterapia

É considerado um dos tratamentos mais completos para combater a celulite, pois atua diretamente nos três principais causadores do problema: gordura, fibrose e edema. A carboxiterapia é feita com a aplicação de gás carbônico medicinal em diferentes camadas da pele. É realizado com um seringa, com uma agulha bem fina, ligada a um cilindro com regulagem de pressão para a saída do gás.

O CO2 dilata os vasos sanguíneos, melhorando a irrigação e estimulando a formação de novos vasos. Também rompe a fibrose promovendo a regeneração dos tecidos e acelera o metabolismo da área tratada facilitando a queima de gordura.

2) Endermologia

A endermologia é feita com um aparelho que massageia o corpo realizando uma succção. Esse processo "descola" a pele dos músculos, amenizando as depressões e melhorando a circulação na área tratada. A massagem também estimula o sistema linfático, ajudando na eliminação de toxinas, além de proporcionar firmeza à pele.

flickr-yashnam.jpg

3) Mesoterapia

O tratamento consiste na aplicação de substâncias com alto poder de queima de gordura. São feitas pequenas injeções nos pontos afetados para acelerar a redução da gordura localizada, melhorando assim o aspecto da pele. Como se trata do uso de medicamentos, a mesoterapia deve ser feita por médico com sólido domínio da técnica.

4) Cavitação

A cavitação utiliza a tecnologia do ultrassom para agitar as células de gordura, facilitando a sua quebra. Dessa forma, o processo de eliminação de gordura é realizado de maneira mais rápido. Recomenda-se aliar a esse tratamento sessões de drenagem linfática para acelerar os resultados.

5) Radiofrequência

Na radiofrequência é utilizada a ação do calor para eliminar as células de gordura. Além disso, estimula a formação de colágeno, que deixará a pele mais firme e com um aspecto mais uniforme. O profissional aplica um gel específico para o tratamento e realiza massagens com o equipamento, sendo muito importante monitorar constantemente a temperatura emitida.

Para resultados satisfatórios, é recomendado manter uma dieta equilibrada, beber muita água e praticar exercícios. Dependendo do tratamento, também são recomendadas massagens modeladoras e que aceleram a eliminação de gordura e de líquidos, como a drenagem linfática.

Agora que você conhece algumas das opções de tratamentos para celulite, consulte um especialista para saber qual a melhor técnica para o seu caso acessando aqui.

Fotos (por ordem de aparição): por Ricard Aparicio - Bellas A e Yashna M (Flickr).

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.