Ondas de choque acústicas para eliminar a celulite

Ondas de choque acústicas para eliminar a celulite
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 16 mar 2017 · Atualização: 15 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A celulite é uma imperfeição dermatológica que geralmente não representa efeitos negativos à saúde, apesar de causar desconforto estético. Se trata do acúmulo de gorduras que o corpo não é capaz de absorver, o que causa um aspecto flácido e irregular à pele, também conhecido como efeito "casca de laranja".

É comum as pessoas associarem a celulite com o sobrepeso. No entanto, o que muitos não sabem, é que a condição atinge a quase 100% das mulheres em algum momento da vida. Isso, inclusive, às que não possuem quilinhos a mais.

O aparecimento da celulite se dá por diversos motivos, como genéticos, sedentarismo e também a gestação. Ademais, mudanças hormonais e problemas de circulação também podem ser desencadeadores da celulite.

Além disso, existem diferentes tipos de celulite, os quais podem aparecer em distintas partes do corpo. No entanto, todos eles são tratáveis e se pode chegar o ponto, até mesmo, de desaparecer.

Como evitar a celulite?

Apesar de ser uma condição que pode estar bastante presente, existem maneiras de evitar o surgimento da celulite. Como explicam especialistas, levar uma vida saudável, praticar exercícios físicos de maneira regular, beber cerca de 2 litros de água ao dia, e ter uma dieta equilibrada, são pontos chaves na prevenção.

Porém, dependendo do fator causador, a celulite pode aparecer mesmo quando a pessoa segue todos os pontos indicados por profissionais. Normalmente, o acúmulo de gordura costuma ser mais rotineiro em locais como os glúteos, pernas e abdômen.

celulite2.jpg

Ondas de choque contra a celulite

Com o avanço tecnológico, a cada dia que passa a área da estética oferece mais opções de tratamentos para eliminar a celulite. Um dos mais atuais e eficientes é que emprega ondas de choque.

Vale destacar que o uso de ondas de choque não é algo novo na medicina, muito pelo contrário. Ocorre há décadas em casos de urologia e também cardiologia. No entanto, o uso das ondas em nível dermatológico, especialmente contra a celulite, é algo recente.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clínica Professor Newton Guimarães
Sem opiniões
Salvador, Bahia
Clínica Pelle
Sem opiniões
São José do Rio Preto, São Paulo

O que são as ondas de choque?

O tratamento é realizado através de ondas acústicas, as quais se encarregam de transportar a energia até os pontos dolorosos do corpo. Essa energia promove a regeneração e acelera os processos reparadores nos ossos, tendões e nos tecidos moles em geral.

O tratamento com ondas de choque

As ondas de choque emitem uma vibração que atravessa todas as camadas da pele e chega até a zona onde se encontra a gordura acumulada e causadora da celulite. Para tratamentos desse tipo, é normal que se use até 3 tipos diferentes de ondas para que sejam alcançados os melhores resultados possíveis.

As ondas de choque planares são as mais intensas. Chegam às camadas mais profundas da pele e se encarregam de desfazer a gordura acumulada. Já as ondas de pressão radial possuem uma intensidade intermediária e têm como objetivo suavizar a musculatura.

Por sua vez, as ondas com vibração de alta frequência são capazes de conseguir reflexos de estiramento com uma frequência de até 35 vezes por segundo. Isso faz com que o músculo de contraia, o que contribui para a melhora do aspecto da pele.

O habitual é que o tratamento comece com o uso das ondas mais leves (as vibrações de alta frequência) para ver como reage a pele e, pouco a pouco, a intensidade é aumentada.

Vale destacar que, combinando os três tipos de onda, se consegue uma ruptura parcial dos nódulos de gordura causadores da celulite. Além disso, se ativa a circulação e se favorece a drenagem, o que contribui para que a pele tenha um aspecto melhorado. Também faz com que o corpo possa eliminar, de maneira natural, a gordura acumulada no local do tratamento.

Além disso, o tratamento de choque com ondas acústicas também estimula a produção do novo colágeno. Isso ajuda a dar firmeza e elasticidade à pele, bem como melhora sua textura e o aspecto.

celulite3.jpg

Quanto demora o tratamento?

Cada sessão tem em média entre 20 e 30 minutos de duração por zona de tratamento. Normalmente, profissionais especializados indicam cerca de 10 sessões para que sejam obtidos os resultados almejados, ainda que se possa notar a diferença positiva logo após a primeira sessão.

No entanto, vale destacar que o número de sessões pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do grau de celulite e também do tamanho da região tratada.

Efeitos secundários

O tratamento com ondas de choque acústicas não produz efeitos secundários. Porém, podem aparecer alguns pequenos hematomas na região tratada, os quais desaparecem com o passar dos dias.

É importante que a intensidade aplicada se ajuste ao limite de dor de cada paciente. Isso para que o tratamento não se torne doloroso. No entanto, é preciso ter em conta que do mesmo modo o procedimento pode causar certo desconforto.

A vantagem é que não existe tempo de recuperação, o que quer dizer que a pessoa pode voltar à rotina normal logo após cada sessão.

Combinação de tratamentos

Existe um grande número de tratamentos que visam combater a celulite. A melhor parte disso é que muitos podem ser combinados para se conseguir melhores resultados. No caso do que faz uso de ondas de choque acústicas, pode ser combinado com a radiofrequência e também com a mesoterapia, por exemplo.

Cuidados para depois do tratamento

É preciso ter em conta que a celulite é uma patologia persistente e que, ainda que se busquem os melhores tratamentos disponíveis no mercado, podem voltar a aparecer. Por isso, tomar as medidas preventivas é fundamental.

Além de se fazer uso do tratamento de ondas de choque acústicas, profissionais aconselham que a pessoa siga um estilo de vida mais saudável, com redução da ingestão de alimentos ricos em gordura, sal e açúcar. Em câmbio, é importante aumentar o consumo de frutas, verduras, carnes e outros alimentos ricos em vitaminas e proteínas.

Também é recomendado o consumo de cerca de 2 litros de água ao dia, o que ajuda a eliminar as toxinas presentes no corpo. Exercícios físicos são fundamentais, mesmo que não sejam intensos. Caminhadas regulares, assim como trocar o elevador pelas escadas, ajudam a fortalecer e musculatura das pernas e dos glúteos, o que deixa menos espaço para o surgimento da celulite.

Já uma ajuda externa nunca vai mal. Desse modo, o auxílio de cremes anticelulites é importante a combater o problema nas áreas do corpo onde elas são mais propensas a aparecer.

Se você quer saber mais sobre as ondas de choque acústicas, entre em contato com um profissional especializado em tratamentos contra a celulite!

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.