Cirurgia de ginecomastia: o que você precisa saber
A redução da mama masculina, também chamada de cirurgia de ginecomastia, é um procedimento de cirurgia plástica ambulatorial que corrige o aumento do tecido mamário masculino benigno causado por um desequilíbrio hormonal (ginecomastia).
Durante o procedimento, o médico remove o tecido glandular mamário indesejado e o excesso de gordura usando uma combinação de técnicas cirúrgicas e lipoaspiração.
O procedimento geralmente leva de 1 a 2 horas, dependendo da quantidade de tecido e gordura removidos. Depois de removido, seus peitorais são esculpidos em uma nova forma proporcional ao resto do seu físico.
Quais são os prós e os contras da cirurgia de ginecomastia?
Prós
- Os resultados serão permanentes, contanto que você mantenha um peso estável.
- Junto com os exercícios peitorais, a cirurgia de ginecomastia pode melhorar significativamente o contorno peitoral.
- Muitos pacientes relatam aumento da confiança e da autoestima após a cirurgia.
- É um procedimento ambulatorial com poucos riscos relatados.
Contras
- A cirurgia não criará a aparência de músculos peitorais desenvolvidos se eles ainda não estiverem lá. Criar esse tipo de definição requer exercícios peitorais ou implantes peitorais.
- Você terá cicatrizes, embora não devam ser muito perceptíveis e irão desaparecer.
Quanto custa a cirurgia de ginecomastia e o seguro cobre isso?
O custo da redução da mama masculina pode variar, dependendo de quanto tecido é removido, se a redução pode ser tratada somente com lipoaspiração e se os mamilos precisam ser reduzidos ou reposicionados. As taxas de anestesia e instalações também desempenham um papel, assim como o nível de experiência do seu cirurgião e a localização da prática.
A maioria dos planos de seguro não cobre cirurgia de redução de mama em homens, embora alguns planos o façam em circunstâncias especiais. Se você tiver cobertura, você e seu médico precisarão demonstrar que sua ginecomastia está relacionada a uma condição médica séria. Você pode precisar fornecer resultados de testes, notas médicas e outra documentação para apoiar sua reivindicação.
Vejam alguns pontos cobrem cirurgia de ginecomastia, se você fornecer documentação médica mostrando que:
- O tecido excessivo é glandular (não gorduroso)
- Outras causas como obesidade, adolescência, medicamentos, álcool ou drogas ilícitas foram descartadas
- Seu índice de massa corporal (IMC) é menor ou igual a 30
- Você tem um histórico documentado de sintomas significativos devido à ginecomastia que não foram resolvidos por tratamentos conservadores.
Quem é um bom candidato à cirurgia de ginecomastia?
Os pacientes devem ser avaliados como candidatos à cirurgia após a puberdade. Na adolescência, seu corpo ainda está crescendo e seus hormônios estão mudando. A ginecomastia é prevalente em 50% a 60% dos adolescentes do sexo masculino, mas o inchaço pode desaparecer à medida que você envelhece.
Até 70% dos homens com idade entre 50 e 69 anos apresentam algum nível de ginecomastia. Mesmo os homens adultos que se sentem constrangidos sobre este problema devem adiar a cirurgia de ginecomastia até que estejam com um peso consistente, uma vez que ganhar ou perder peso pode afetar os resultados cirúrgicos.
Para obter os melhores resultados e maximizar a segurança, é recomendado que você tenha um índice de massa corporal (IMC) entre 19 e 25.
O que acontece durante a cirurgia de ginecomastia?
O procedimento leva de uma a três horas, dependendo se seu plano de tratamento inclui apenas lipoaspiração ou uma combinação de lipoaspiração e excisão cirúrgica (remoção do excesso de tecido glandular). Se você tem uma condição chamada pseudoginecomastia, com excesso de tecido adiposo (em oposição ao tecido principalmente glandular) na área do tórax - o lipo sozinho pode fornecer redução suficiente, desde que sua pele tenha elasticidade boa o suficiente para não ceder. Se você tem ginecomastia verdadeira, provavelmente precisará de lipo emparelhado com a remoção de tecido (e possivelmente pele).
Antes da cirurgia, você receberá anestesia geral, que o submete durante todo o procedimento, ou anestesia local para anestesiar seu peito, combinada com um sedativo oral ou intravenoso.
Assim que a anestesia entrar em ação, o cirurgião fará algumas pequenas incisões. Elas podem estar sob seus braços, ao redor de seus mamilos ou ao lado de seu peito, dependendo da sua anatomia e da técnica do seu cirurgião.
Se você precisar apenas de lipoaspiração, seu médico usará uma ferramenta chamada cânula (um tubo fino) para remover a gordura extra e fazer um lipoescultura de um tórax com aparência mais masculina.
Tradicionalmente, o cirurgião faz uma incisão na junção da aréola com a pele normal do tórax para remover a glândula. Dependendo da extensão de sua ginecomastia, seu médico também pode precisar reposicionar seu mamilo.
Como é a recuperação da cirurgia de ginecomastia?
Você não deve precisar de muito tempo de inatividade após a cirurgia de ginecologia, mas a maioria das pessoas tira alguns dias a uma semana de folga do trabalho, para permitir que a dor e o inchaço desapareçam. Se o seu trabalho exige atividades extenuantes ou levantamento de peso, você pode levar até duas semanas.
O seu médico provavelmente irá sugerir que você adie os exercícios por algumas semanas e lhe pedirá que evite os treinos torácicos por várias semanas após a cirurgia.
Seu médico pode prescrever analgésicos para os primeiros dias após a cirurgia ou sugerir opções de venda livre. Você receberá uma roupa de compressão para vestir, o que ajudará seu tecido a se adaptar à sua nova forma enquanto ele cicatriza. Seu médico também pode pedir que você massageie a área uma a duas vezes ao dia para evitar que os mamilos fiquem presos aos músculos abaixo.
Se seus pontos forem dissolvíveis, eles irão desaparecer gradualmente. Caso contrário, você retornará ao consultório do seu médico para remover os pontos e os drenos cirúrgicos em uma consulta de acompanhamento cerca de uma semana após a cirurgia.