Criolipólise é eficaz?

Criolipólise é eficaz?
Bruna Evaldt
Estudante de Medicina do quarto ano na UNISINOS. Escritora com experiência nos seguintes assuntos: cirurgia geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia. Apaixonada por estética e cosmetologia.
Criação: 6 abr 2022 · Atualização: 12 abr 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Mesmo com uma dieta balanceada e com a prática de exercícios físicos, muitas pessoas têm dificuldade para perderem gordura localizada na barriga, principalmente as famosas pochetes. Para essas pessoas, ou até mesmo para quem está à procura de métodos para reduzir gordura, a criolipólise é um procedimento a ser considerado.

Como funciona a criolipólise?

A criolipólise é um método de congelamento de gordura por meio de um equipamento. No procedimento, a gordura é levada a baixas temperaturas, o que leva essas células à destruição. Isso é possível porque a gordura é congelada em temperaturas mais altas do que outros tecidos, sendo assim, não há perigo de congelamento de outras partes do corpo. Nesse procedimento, as regiões são temporariamente succionadas pelo equipamento, que faz o congelamento da gordura. Esse processo pode causar uma sensação de formigamento ou de ardência no momento da realização.

O equipamento fica em contato com as áreas com gordura acumulada por aproximadamente 60 minutos, a depender da região a ser tratada. Normalmente, é preciso apenas uma sessão, mas dependendo do caso, podem ser necessárias até 3. Os resultados não podem ser visualizados logo após a sessão, pois assim que as células de gordura morrem, elas são engolidas por células do sistema imunológico. Assim, pode levar até 4 meses para que os resultados sejam visualizados. Após essas células serem destruídas, a região fica permanentemente com menos gordura e com menos celulite.

Tratamento estético

Vantagens da criolipólise

  • Procedimento não invasivo, sem necessidade de cirurgia ou anestesia
  • Não necessita de tempo de recuperação, possibilitando o indivíduo retornar às atividades diárias logo após o procedimento
  • É um procedimento indolor, podendo causar apenas um desconforto
  • Pode ser realizado em homens e mulheres
  • redução de aproximadamente 20% de gordura na área da realização do procedimento
Dra Isabelle Santiago Dantas
1 Opinião
Cabedelo, Paraíba
Dr. Marcelo Inada
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra Andréa Rechia
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Clínica Domingos De Paola
27 Opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Contraindicações

Existem alguns perfis de candidatos não ideais para esse procedimento, como pessoas que estão mais de 15kg acima do seu peso ideal ou tenham um IMC (índice de massa corpórea) maior de 30. Além disso, a criolipólise, como todo o procedimento estético, tem algumas contraindicações, que incluem:

  • Doenças autoimunes
  • Fibromialgia
  • Grávidas ou tentantes
  • Hérnia ou cirurgia de hérnia realizada no local

Locais para realização da criolipólise

A criolipólise pode ser feita em vários locais do corpo, como na “papada”, pernas, barriga, braços, etc. A região a ser escolhida depende do seu objetivo e da área que você gostaria de ser esculpida.

A criolipólise realmente funciona?

A criolipólise é um procedimento que passou por diversas pesquisas que mostraram que a redução de gordura no local da aplicação pode ser de até 25%. A criolipólise também tem uma alta taxa de sucesso e satisfação dos pacientes que são submetidos a esse procedimento. É importante saber também que quanto mais próximo o indivíduo estiver do peso ideal, melhores e mais visíveis serão os resultados da criolipólise.

Riscos da criolipólise

A criolipólise é um procedimento seguro com baixa taxa de complicações. O principal risco é a queimadura por excesso de frio, o que pode ser facilmente evitado com o bom uso do equipamento por um profissional treinado. Além disso, existe um pequeno risco, menor que meio por cento, dos pacientes adquirirem hiperplasia adiposa paradoxal. Essa complicação rara faz com que as células de gordura aumentem, o que forma uma área dura de gordura. A hiperplasia adiposa tem relação com aspectos genéticos, e é mais comum em homens. No entanto, essa complicação pode ser resolvida com outros procedimentos como a lipossução e abdominoplastia.

Elimina gordura localizada

Na criolipólise não existe risco de aumento do colesterol e triglicerídeos, pois as células de gordura vão para o sistema linfático (sistema de drenagem de líquidos do corpo).

Recuperação

Após o procedimento, o paciente pode notar vermelhidão na pele, inchaço, aumento da sensibilidade no local e áreas arroxeadas. Esses efeitos são normais após o procedimento e se resolvem em algumas semanas. Não é necessário nenhum cuidado especial e o indivíduo pode seguir normalmente as atividades diárias.

Se preparando para o procedimento

Algumas dicas podem te ajudar a potencializar seus resultados com o procedimento e te proporcionar uma experiência mais agradável. Aqui vão 4 dicas:

  • Marque o procedimento para quando você estiver próximo do seu peso ideal. Isso irá te auxiliar a obter melhores resultados no procedimento
  • Cuide bem da sua pele. Evite a exposição solar antes do procedimento para prevenir desconfortos que podem ser causados pela sucção do aparelho
  • Leve livros ou fones de ouvido para o procedimento. Como a criolipólise é um tratamento que pode levar até 1h, lembre-se de levar objetos que a mantenham entretida durante o procedimento
  • Faça um planejamento após o procedimento. Tente-se manter ativa fisicamente e com uma alimentação equilibrada após a criolipólise. Isso irá potencializar seus resultados

Biliografia:

Harvard Health. 2022. The skinny on freezing fat - Harvard Health. [online] Available at: [Accessed 6 April 2022].

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.