Tecarterapia: tudo sobre este tratamento
O uso da tecarterapia em tratamentos estéticos significa alcançar ótimos resultados corporais e faciais desde a primeira sessão. É uma alternativa confiável e eficaz antes de uma possível cirurgia. Mas o que é a tecarterapia? A Tecarterapia é uma terapia manual baseada no uso de correntes de alta frequência: estas estimulam os processos metabólicos, favorecendo e acelerando a recuperação natural do corpo. Além disso, aumentam a temperatura em partes profundas do corpo, ao contrário de outros sistemas que produzem calor em camadas.
Durante o tratamento de tecarterapia, são utilizados dois eletrodos: um passivo e um ativo. Este último pode ser administrado pelo fisioterapeuta ou fixado na área a ser tratada. Ao aplicar uma diferença de potencial elétrico entre os dois pontos, uma corrente é gerada. Algumas vezes o fisioterapeuta acha conveniente realizar exercícios ou massagem com o eletrodo na palma da mão durante a sessão.
Tecarterapia estética
Este tipo de tratamento estético pode favorecer tanto o corpo quanto o rosto , pois hidratam, revitalizam e aceleram a regeneração celular. Isso consegue um rejuvenescimento da pele e aumenta a produção de colágeno. Também elimina os depósitos de gordura que causam a celulite e atua como um tecido refirmante, tornando a pele elástica.
Com esta técnica, pode-se realizar uma infinidade de tratamentos, desde o rejuvenescimento e reafirmação facial ou remodelação corporal até a manutenção e estética pós-cirúrgica, passando pela regeneração de imperfeições da pele, drenagem estética ou controle de peso.
O conhecimento de fisioterapeutas somado aos avanços da tecnologia e junto com o uso dos melhores materiais, geram os melhores resultados para problemas estéticos da pele.
É um tratamento totalmente personalizado, focado na lesão ou problema de cada pessoa, realizando um tratamento específico para cada paciente.
Por que a tecarterapia é desconhecida?
Em algum momento, todos nós já nos machucamos ou tivemos dores de cabeça ou tivemos algum problema médico ou estético e nesse momento a tecarterapia pode ser de grande ajuda para nós. Mas, apesar de muito útil e difundido, sua aplicação permanece desconhecida, pois é praticada por profissionais de ponta que investem em tecnologia em benefício da saúde de seus pacientes.
De onde vem esse nome?
A Tecarterapia, também conhecida como diatermia ou hipertermia profunda ou radiofrequência conduzida por contato, é o resultado da sigla Capacitive and Resistive Electromagnetic Transfer (TECAR), juntamente com a palavra terapia.
O que isto significa?
Isso se refere ao fato de os aparelhos de tecarterapia possuírem dois eletrodos: um resistivo e outro capacitivo, o resistivo se concentra nos tecidos com maior resistência, como ossos, articulações ou tendões, enquanto o capacitivo se concentra nas áreas subcutâneas sob o eletrodo.
Como funciona?
É uma técnica manual e/ou automática, que aproveita os benefícios do efeito da hipertermia no corpo (aquecimento dos tecidos localizados do corpo por meio de magnético), aplicando radiofrequência em contato com a pele de forma localizada.
Da mesma forma que a eletroestimulação muscular, a tecarterapia utiliza correntes elétricas para fins preventivos ou curativos, elevando a temperatura em partes específicas do corpo (através dos já mencionados eletrodos capacitivos e resistivos colocados na pele)
É indolor?
O tratamento com esta técnica direciona a corrente elétrica para uma parte muito localizada do corpo e em frequências totalmente indolores. O paciente percebe essa energia no nível do corpo como um calor agradável e até relaxante.
Benefícios da tecarterapia na beleza
Por isso, hoje vamos revelar 7 benefícios estéticos que você não sabia sobre a tecarterapia aplicada na estética, uma opção a ser levada em consideração diante dessas questões dermatológicas.
- A radiofrequência produz o endurecimento da pele através da contração controlada do colágeno dérmico e da neocolagênese sem lesão dos tegumentos da pele.
- Também melhora a rede de fibras de colágeno e elastina, proporcionando um andaime para a pele que ajuda a melhorar sua firmeza e elasticidade.
- Quando a radiofrequência aquece o colágeno no tecido, ele é estimulado, criando uma contração visível imediata e efeito lifting, seguido de remodelação com produção acelerada de novo colágeno nas camadas mais profundas que se mantém ao longo do tempo.
- Aumentar a temperatura das células de gordura em 10°C favorece o processo de lipólise por um fator de 2. Todos esses mecanismos contribuem para os efeitos de firmeza da pele, melhorando sua textura e reduzindo a celulite e a circunferência.
- Com este tipo de procedimento, a circunferência abdominal média é reduzida em 8 tratamentos de 4 para 5 cm.
- A redução média na parte de trás das pernas após 8 tratamentos é de 3 a 4 cm.
- Foi demonstrado que as pálpebras humanas podem ser tratadas com segurança com radiofrequência monopolar. A maioria dos pacientes tratados obtém uma melhora de pelo menos até 25%, enquanto uma porcentagem menor alcança resultados mais dramáticos.
Esses tratamentos devem ser supervisionados por um especialista treinado, pois cada caso exige um estudo específico do paciente. Ressalta-se que os resultados aqui citados foram demonstrados em estudos clínicos de radiofrequência.
Existem contraindicações para a tecarterapia?
Os benefícios desta terapia são bastante evidentes, mas existem alguns fatores que devemos levar em consideração. Nem todos podem passar por isso. Por exemplo, mulheres grávidas devem evitar realizar tratamentos com correntes elétricas, assim como pessoas que sofrem de câncer, doenças cardíacas ou inflamatórias.
Especialistas acreditam que pessoas que possuem marca- passo ou desfibrilador cardíaco também devem se abster dessa terapia. Isso ocorre porque esses tipos de dispositivos podem interferir neles e modificar a operação normal. Alguns até recomendam ficar longe da tecarterapia no caso de ocorrer uma crise epilética grave quando usada em certas áreas do corpo.