Entenda o que é e para que serve a radiofrequência

Entenda o que é e para que serve a radiofrequência
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 13 abr 2015 · Atualização: 31 jan 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Poucos tratamentos são tão versáteis na hora de cuidar da beleza do corpo e do rosto como a radiofrequência. O procedimento é utilizado para estimular colágeno e aumentar o metabolismo celular, sendo indicado para tratamento de rugas, combate à flacidez, tratamento de celulite e combate à gordura localizada.

Trata-se de uma ótima opção para homens e mulheres. Preparamos este artigo para esclarecer como é feito o procedimento e quais são os cuidados que devem ser tomados, antes e depois da aplicação. Fique atento às dicas.

Como é feita a radiofrequência?

Amplamente utilizada na dermatologia estética, a radiofrequência utiliza o calor como forma de melhorar o aspecto da pele. É feita com a ajuda de um equipamento específico, que eleva a temperatura da região subcutânea a níveis que variam entre 39ºC e 42ºC.

O aparelho emite correntes de alta frequência capazes de provocar a produção de novas fibras de colágeno, combatendo a flacidez e os problemas citados anteriormente. Para realizar o tratamento, é aplicado na região um gel de condução (rosto) ou vaselina (corpo), sendo os disparos feitos com movimentos circulares, para que a temperatura subcutânea se eleve de forma homogênea.

Durante a radiofrequência, o especialista confere periodicamente a temperatura na área da aplicação, já que é vital que não supere os 42ºC.

A radiofrequência é um tratamento não invasivo e considerado seguro pela maioria dos especialistas. A única parte do corpo onde não deve ser aplicada é na região da tireoide.

flickr-tommerton2010.jpg

Quantas sessões são necessárias?

O total de sessões necessárias para tratar uma determinada região do corpo ou rosto vai depender de cada caso, das características do paciente, de seus objetivos e da resposta do mesmo ao procedimento.

Normalmente, são indicadas de três e dez sessões. Para o corpo, a periodicidade pode ser semanal. No caso do rosto, é recomendável uma aplicação a cada duas ou três semanas.

Dra. Fernanda Torras
1 Opinião
São Paulo, São Paulo
Dr. Kleber Castilho
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra Andréa Rechia
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dra. Daniela Cristina Caetano Maia
Sem opiniões
Natal, Rio Grande do Norte

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Não existe cuidados específicos para quem vai começar uma radiofrequência, somente assegurar de que ter a pele limpa. Após as sessões, porém, é preciso redobrar os cuidados com a exposição solar.

O protetor deve ser utilizado diariamente, mas somente deve ser aplicado na pele uma hora após a radiofrequência, assim como a maquiagem, que deve ser evitada nos 60 minutos posteriores ao tratamento.

Como possíveis efeitos colaterais, podem surgir vermelhidão e inchaço na região da aplicação, de grau moderado ou leve. Também é possível o aparecimento de coceira, vergões e manchas arroxeadas, mas que desaparecerão com o tempo, já que são efeitos transitórios.

Os benefícios da radiofrequência facial

Como explicamos, a radiofrequência é capaz de melhorar tanto nosso rosto quanto nosso corpo. A radiofrequência facial , responsável por melhorar a pele do rosto (e até do resto do corpo), nos proporcionará os seguintes benefícios :

  • Estimula a produção de colágeno para maior elasticidade da pele.
  • Elimina as rugas , devolvendo ao rosto a juventude perdida.
  • Ativa a circulação e devolve toda a luminosidade à pele.
  • Reduz visivelmente a flacidez e os problemas de papada, um dos aspectos que mais envelhecem o rosto.
Uma pele sempre jovem

Corporal: Os melhores resultados

Para remodelar a figura e se livrar da gordura persistente, a radiofrequência corporal é um ótimo tratamento que devemos colocar em prática. Entre aqueles que acabamos de mencionar, seus benefícios para o nosso corpo são os seguintes:

  • Reduza a retenção de líquidos graças à sua massagem linfática profunda.
  • Melhoria e aceleração do metabolismo graças ao aumento da circulação na área tratada, bem como uma melhora considerável na firmeza e suavidade da figura.
  • Assim como no rosto, a formação de colágeno faz com que o tecido da pele recupere a firmeza perdida.
  • Elimina toxinas e favorece a eliminação e prevenção da celulite .

Contraindicações de radiofrequência

A radiofrequência não deve ser aplicada nos casos de:

  • Gravidez e lactação.
  • Pacientes com doença cardíaca grave.
  • Distúrbios da coagulação.
  • Doenças do tecido conjuntivo.
  • Pacientes com doenças neuromusculares.
  • Pessoas com câncer.
  • Pacientes com próteses metálicas, marcapassos, desfibriladores, etc.
  • Obesidade mórbida.

Mesmo assim, isso não significa que não possam se submeter à técnica, mas que é recomendável adiá-la, para evitar o maior número possível de contraindicações.

Para saber mais sobre o tratamento, entre em contato diretamente com os especialistas.

Foto: por tommerton2010 (Flickr)

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.