Cirurgia pós-bariátrica: elimine o excesso de pele após a perda de peso
O sobrepeso é perigoso para a saúde e, em alguns casos, o problema é mais evidente do que em outros. Porém, se livrar os quilos a mais nem sempre é uma tarefa fácil. No caso de pessoas com obesidade mórbida, ou mesmo as que se encontram bastante acima do peso ideal, costuma ser necessário recorrer à cirurgia bariátrica.
O procedimento é uma opção para reduzir o tamanho do estômago e, assim, conseguir uma perda mais rápida do excesso de peso, assim como também melhorar o estado de saúde que pode ser afetado seriamente pelo problema.
No entanto, quando se perde uma grande quantidade de peso, é normal que a pessoa passe a se deparar com um novo problema: o excesso e a flacidez da pele na qual antes estava acumulada a gordura. Em situações assim, um dos caminhos a seguir pode ser a realização de uma cirurgia plástica pós-bariátrica, que visa justamente a correção da questão.
Cabe destacar que a cirurgia pós-bariátrica é recomendável após a redução de estômago, porém, não é obrigatória. Tudo depende das necessidades do paciente e ainda se ele está satisfeito ou não com seu corpo após a perda brusca de peso.
Em que consiste a cirurgia pós-bariátrica?
A cirurgia pós-bariátrica pode ser realizada para reduzir o excesso de pele de diversas áreas do corpo, como rosto, braços, cochas, costas, mamas, e músculos. Em alguns pacientes, somente há a necessidade de intervenção em certas partes. Entretanto, em alguns casos, como quando a perda de peso é extrema, pode existir a necessidade de correção em diversas áreas.
O que se faz com a intervenção é eliminar a pele em excesso oriunda da perda de peso do paciente. Com isso, se melhora o lado estético da pessoa, que passa a contar com a aparência esperada. Além disso, sem dúvidas, a principal melhora proporcionada é a mobilidade, assim como a eliminação do risco de infecções de pele.
Se trata de um procedimento complexo, no qual o cirurgião retira o excesso de pele e, ao mesmo tempo, precisa ir fechando a grande quantidade de vasos sanguíneos afetada. Dependendo da zona operada, a incisão pode variar de tamanho, o que faz com que o paciente necessite tomar precauções. Isso com o intuito de evitar infecções e também conseguir que a incisão deixe a menor cicatriz possível. Ao se cortar os vasos sanguíneos é normal que os pacientes percam sangue. Desse modo, é preferível fazer a correção de poucas zonas do corpo ao mesmo tempo.
Características da intervenção
A cirurgia pós-bariátrica é realizada com anestesia geral e costuma ter uma duração média de 5 horas, mas pode depender de acordo com cada caso. O procedimento é feito com a intervenção de diversos cirurgiões e instrumentistas especializados.
Quando a pessoa está apta para a pós-bariátrica?
Em todos os casos é o médico responsável quem determina se o paciente está apto ou não para se submeter a uma intervenção do tipo. O normal é que a pessoa precise esperar até que seu peso e a sua massa corporal estejam estabilizados após a realização da cirurgia bariátrica. O tempo médio de espera é de 12 meses para que, então, se possam ser feitas as cirurgias corretivas de retirada de excesso de pele.
A preparação para a cirurgia
Se trata de uma cirurgia bastante complexa e, por isso, é importante que o paciente esteja em ótimas condições para se submeter à ela. O primeiro passo é a avaliação do estado e alimentar da pessoa para saber se falta de algum suplemento. Em seguida ocorre o planejamento cirúrgico por meio da realização de provas, como tomografia axial computorizada ou eletrocardiogramas. O habitual é que a cirurgia comece a ser preparada cerca de 40 dias antes da data prevista.
Como é o pós-operatório?
Pelo fato de ser uma cirurgia complexa, é recomendável que o paciente fique sob observação por pelo menos alguns dias após a realização. As feridas costumam provocar desconfortos e dores, o que tende a ser aliviado por meio do uso de medicamentos indicados pelo cirurgião. Caso o paciente note algum tipo de problema que não coincida com o que lhe foi apontado, é importante que entre em contato com o cirurgião de maneira imediata. Aos poucos, e sempre seguindo as recomendações médicas, a pessoa operada pode voltar à vida normal e retomar as atividades cotidianas.
Em alguns casos é necessário que, passados alguns dias da intervenção, o paciente tenha que voltar à clínica para a retirada dos pontos. No entanto, em grande parte dos casos, as suturas utilizadas são absorvíveis.
A cirurgia deixa cicatriz?
Como a cirurgia deixa grandes cortes na pele, é normal que fiquem cicatrizes. Porém, o paciente pode conseguir que tenham o melhor aspecto possível se seguir as recomendações médicas, assim como tomar todos os cuidados necessários, principalmente nos primeiros meses depois do procedimento.
↪️ Relacionado: Cirurgia pós-bariátrica: definindo um novo contorno corporal
O esporte pode evitar a operação?
Os pacientes que tenham passado por uma intervenção bariátrica sempre são aconselhados a começar a prática esportiva de maneira moderada assim que ocorrida a recuperação da cirurgia. Fazer exercício, inclusive, contribui para o desenvolvimento dos músculos. Porém, ainda assim a pele continuará sobrando. Entretanto, os exercícios podem ajudar para que o organismo se encontre em melhores condições na hora de ser feita uma cirurgia pós-bariátrica.
A insatisfação corporal é solucionada pela operação?
O habitual é que após se submeter e a se recuperar da cirurgia o paciente se sinta muito mais satisfeito com seu aspecto físico. Porém, em casos graves de insatisfação, a operação pode ser não ser o suficiente para que a pessoa se sinta bem.
Em casos assim, o aconselhado é que o paciente siga também um tratamento psicológico que lhe ajude a aceitar o seu novo corpo. Não é anormal que pessoas que tenham perdido uma grande quantidade de peso sigam se olhando no espelho e se vendo como obesas, mesmo com o resultado atingido. Desse modo, além da ajuda de um especialista, também é importante que as pessoas próximas ofereçam apoio. Isso faz com que pouco a pouco o paciente começa a aceitar a sua nova imagem.
A cirurgia pós-bariátrica é definitiva?
A cirurgia de redução de estômago, assim como a cirurgia pós-bariátrica para eliminar o excesso de pele, oferece ótimos resultados. No entanto, é fundamental que o paciente siga os cuidados necessários com a dieta do dia a dia. Isso com o intuito de evitar um novo acúmulo de peso.