A lipoaspiração do braço é tão efetiva quanto à braquioplastia?
Apesar de ambas as cirurgias plásticas serem recomendadas para a eliminação do excesso de gordura dos braços, é importante salientar que existem diferenças entre elas, assim como resultados distintos.
Enquanto uma se limita a extrair somente o excesso de gordura, a outra é realizada para remodelar completamente a silhueta do braço. No entanto, qual das duas é melhor, a lipoaspiração ou a braquioplastia?
Obviamente, isso depende de cada caso. Assim como ocorre com os quadris e outras zonas do corpo, algumas pessoas possuem braços maiores do que outras. Geralmente isso não se trata de um problema, com exceção de quando provoca um desconforto estético que afeta a autoestima da pessoa. Além disso, a questão também tende a ser vista de maneira negativa quando os braços apresentam pele em demasia ou com flacidez acima do normal, o que pode afetar não somente a aparência, como ainda a movimentação.
Em situações assim, normalmente o primeiro é se buscar uma consulta com um cirurgião plástico especialista para saber qual é a técnica mais indicada para a situação, se a lipoaspiração, ou a braquioplastia.
Conheça a lipoaspiração de braço
A lipoaspiração é a cirurgia plástica responsável por aspirar o excesso de gordura por meio de pequenas cânulas. No entanto, o procedimento não promove a remodelação dos membros. Isso faz com que os braços não adquiram uma aparência tonificada e definida por causa do possível excesso de pele que tende a sobrar. Pelo contrário, como essa pele não se retira, pode até mesmo caracterizar a área por uma aparência conhecida como "asa de morcego", que ocorre quando fica enrugada.
A pele que sobra tende a se tornar flácida e afetar consideravelmente a autoestima do paciente, que pode passar a evitar o uso de roupas com mangas curtas o que evidenciem os braços e exponham a situação.
Já em relação ao procedimento, ocorre por meio de anestesia local e a sedação costuma durar em média uma hora e meia. Na maioria dos casos o paciente é liberado após a cirurgia e pode retornar para casa, tendo apenas que seguir algumas orientações passadas pelo profissional.
Entenda a braquioplastia
Por sua vez, a braquioplastia, ou o lifting braquial, é um método que propicia a remodelação integral dos braços. O cirurgião plástico, uma vez extraída a gordura, retira também a pele em excesso, a adaptando ao novo tamanho dos membros superiores.
A braquioplastia é uma intervenção que requer o uso de anestesia local e sedação e que demora em média duas horas. A gordura é extraída de maneira similar à que ocorre com a lipoaspiração de braço, ou seja, por meio de finas cânulas que realizam a aspiração sem oferecer riscos importantes ao tecido.
Assim que terminada a aspiração da gordura, o cirurgião realiza o estiramento da pele antes de fazer as suturas que, como ocorre com outras cirurgias plásticas, é realizada através do uso de fios absorvíveis pelo organismo.
Uma desvantagem da braquioplastia em relação à lipoaspiração de braços, é que essa cirurgia requer uma recuperação mais lenta, exigindo entre três e quatros semanas para que o paciente se recupere completamente.
Outra desvantagem da braquioplastia é que se trata de um procedimento cirúrgico que deixa cicatrizes na zona superior dos braços e ainda nas axilas. Apesar de são serem grandes e diminuírem com o passar do tempo, essas cicatrizes são visíveis.
Quando fazer a lipoaspiração de braços ou a braquioplastia?
A escolha entre uma ou outra cirurgia depende do caso. Além disso, o cirurgião faz uma avaliação do caso e aconselha qual é a cirurgia plástica mais indicada. De maneira geral, a lipoaspiração de braços é uma alternativa efetiva se existe pouco excesso de gordura e a pele da pessoa apresenta elasticidade e hidratação.
Em casos assim, a retirada da gordura ocorre sem problemas e pele que sobra tende a voltar ao normal com o passar o tempo, se tornando firme outra vez e devolvendo ao braço o aspecto normal.
Além disso, o uso de uma manga de compreensão favorece a recuperação e ajuda a pele a se adaptar à nova silhueta do membro superior. Normalmente, essas mangas são utilizadas entre um e dois meses para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Porém, cabe destacar que a escolha de uma cirurgia ou outra ainda depende da quantidade de gordura existente nos braços. Se for muita, é provável que a braquioplastia seja o procedimento mais indicado, apesar das cicatrizes.
A braquioplastia ainda está recomendada para os casos em que a pessoa passou por uma perda de peso, como costuma ocorrer após uma cirurgia bariátrica ou uma dieta, por exemplo. Em situações assim é normal que exista um excesso de pele, o qual tende ainda a aumentar depois da retirada da gordura no local.
Para que o lifting braquial seja realizado, o profissional realiza uma intervenção na qual elimina o excesso de pele oriundo da flacidez e da retirada da gordura. Além disso, do mesmo modo é recomendado o uso de mangas de compreensão para que os resultados obtidos se mantenham até que haja a recuperação completa.
Se a gordura for em menor quantidade, é possível que a lipoaspiração seja a técnica utilizada, a qual deixa pequenas cicatrizes nas regiões do cotovelo e das axilas, as quais se tornam praticamente invisíveis com o passar do tempo.
Já em relação a exercícios, assim que houver liberação por parte do cirurgião responsável, a pessoa pode realizar movimentos de maneira gradual para reforçar os bíceps, porém, nunca o tríceps.
Como sempre é dito aqui no Cirurgia.net, o ideal é que se busque um cirurgião plástico especializado para que realize uma avaliação do caso para então se decidir entre a lipoaspiração e a braquioplastia. Além disso, são também analisadas e discutidas as questões relativas à cirurgia escolhida, como cicatrizes, recuperação, cuidados e resultados esperados.
Graças à intervenção cirúrgica é possível se recuperar a autoestima e ainda esperar por resultados que mostrem braços definidos e bonitos, os quais podem ser exibidos sem receio também durante o verão.