Emsculpt® o tratamento que reduz gorduras e constrói músculos
O Emsculpt® é um aparelho com tecnologia revolucionária lançado em 2018 nos Estados Unidos e que ficou disponível no Brasil em 2019. Esse aparelho, que diminui a gordura local e ao mesmo tempo tonificar os músculos, é cada vez mais buscado nas clínicas de estética.
O aparelho é capaz de esculpir o corpo ao que seria equivalente a seis meses de academia e dieta em algumas sessões. No entanto, ele é indicado para quem já tem um estilo de vida saudável e uma rotina de exercícios e quer impulsionar seus resultados.
Como a tecnologia do Emsculpt® funciona?
O aparelho causa cerca de 20.000 contrações musculares em cada sessão, que duram aproximadamente 30 minutos. As contrações locais fazem com que os músculos liberem substâncias químicas, que funcionam como mensagens que comandam as células de gordura a quebrarem os seus conteúdos e liberarem em forma de ácido graxo. Ao receberem essa mensagem, as células de gordura começam a funcionar de maneira errônea devido ao excesso de ácido graxo, o que acaba causando a morte dessas células. Essas células depois são metabolizadas e excretadas pelo corpo, ou seja, as gordurinhas localizadas somem dos locais de aplicação do Emsculpt®.
No processo de realização do procedimento, devido ao estímulo do aparelho por meio de energia eletromagnética de alta intensidade, os músculos passam por mudanças celulares de fortalecimento das fibras, permitindo a melhora do tônus e da força do músculo. Assim, mulheres que realizam o procedimento no abdômen sentem a musculatura mais firme e muitas vezes os famosos gominhos começam a aparecer.
Quem faz este tratamento?
Homens e mulheres que estão no seu peso ideal ou próximos disso são os candidatos ideais para o tratamento com Emsculpt® Esses candidatos ideais se exercitam regularmente, têm uma alimentação saudável e procuram por uma definição extra. Não há nenhuma limitação de idade para a realização do procedimento com o Emsculpt®.
Cada sessão com o aparelho Emsculpt® dura cerca de 30 minutos. Para as sessões, nenhuma anestesia é necessária, mas durante o procedimento, você provavelmente sentirá dores de intensidade forte, porém toleráveis. O objetivo da sessão é realizar o procedimento de acordo com a sua tolerância de dor, ou seja, apesar de a intensidade máxima ser a mais efetiva, alguns pacientes não toleram a dor e o Emsculpt® é feito com uma menor intensidade. Mas desde que existam fortes contrações musculares na sessão, haverá benefícios.
Geralmente, pacientes que são bem magras tendem a sentir contrações mais fortes do que pacientes que possuem mais gordura e, portanto, têm mais dificuldade em atingir a intensidade máxima. Além disso, pacientes que possuem cicatrizes de cirurgias no passado na região em que o tratamento será realizado podem sentir mais dor nas sessões.
Em quais áreas pode ser realizado o tratamento?
Até o momento, existem protocolos de tratamento para o abdômen, glúteos e recentemente foram lançados aparelhos para braços e pernas. Para a região dos glúteos existe um protocolo específico que tem como objetivo de arredondar o formato da região, além do fortalecimento da musculatura.
Quantas sessões são necessárias para que os resultados comecem a surgir?
Com o Emsculpt®, alguns dias após a primeira sessão os resultados podem começar a aparecer, sendo que eles são mais visíveis algumas semanas após o procedimento. No entanto, os melhores resultados serão vistos após 4 sessões, realizadas com alguns dias de intervalo. Os resultados finais geralmente demoram até 3, 4 meses para aparecerem.
👉 Artigo relacionado: 5 tratamentos para remodelar o corpo
Resultados
Os resultados variam de pessoa para pessoa e não podem ser totalmente previstos. No entanto, os estudos com pacientes que realizaram o Emsculpt® mostraram que o tratamento promoveu:
- Redução de uma média de 4,37 de cintura em 3 meses após o tratamento.
- Aumento de 19% no desenvolvimento dos músculos na região realizada.
- Em torno de 15% de redução de gordura na área realizada.
É importante deixar claro que os estudos foram realizados em pacientes não obesos e que possuem um estilo de vida saudável.
Seguindo uma rotina de exercícios e alimentação saudável, é possível manter os resultados do Emsculpt® por muitos anos. Para pessoas que não se enquadram nesse perfil, é recomendado realizar sessões de manutenção a cada 12 meses ou 6 meses, a depender do caso.
Recuperação
Como o Emsculpt® é um procedimento não invasivo que não necessita de anestesia, a recuperação é imediata. Pode haver uma leve fadiga muscular após as sessões, mas o tratamento não impede da retomada imediata da rotina diária. É como se você retornasse de um treino intenso da academia.
Riscos do Emsculpt®
O tratamento com o Emsculpt® é aprovado pelo FDA e pela ANVISA. A segurança do aparelho é sustentada por estudos realizados durante décadas, e até o presente momento nenhum evento adverso foi correlacionado com o uso do Emsculpt®.
Quem não pode realizar o tratamento?
Pessoas que estão em processo de recuperação de uma cirurgia não podem realizar o tratamento no local até que ocorra cicatrização completa. Além disso, pessoas que utilizam marca-passo ou outro tipo de dispositivo de metal implantado também não podem realizar o procedimento. É importante também não fazer uso do celular próximo ao aparelho, portanto, leve um livro para se entreter durante o procedimento.
As seguintes condições excluem possíveis candidatos:
- Gravidez.
- Uso de implantes desfibriladores, implantes neuro estimuladores ou qualquer implante eletrônico ou de metal.
- Insuficiência pulmonar.
- Uso de bombas de medicamentos.
- Doenças hemorrágicas.
- Tumores malignos (câncer).
- Febre.
- Uso de DIU metálico.
- Epilepsia.
Consulte os médicos que são especialistas neste nova tecnologia do mercado. Você se sentirá mais seguro sendo atendido por centro e doutores credenciados.