Pós-operatório e cuidados depois de uma bichectomia
Conseguir um rosto definido e afinado é possível graças à extração das bolas de Bichat, uma intervenção cirúrgica que permite a retirada dos depósitos de gordura de maneira simples e rápida.
A bichectomia é uma operação de cirurgia estética que proporciona uma mudança ao seu rosto, o que ocorre por meio da retirada das bolas de Bichat. É recomendada para os casos nos quais a pessoa possui uma face muito redonda, ou conta um excesso de gordura na região das bochechas.
Antes da bichectomia
Os dias que antecedem a operação devem contar com medidas extremas de higiene bucal. O cirurgião recomenda ao paciente a realização de enxágue com clorhexidina entre 3 e 5 dias antes da intervenção. Isso com o objetivo de que, tanto as gengivas, como os dentes e o resto da boca, estejam perfeitamente limpos durante o procedimento.
O uso de antissépticos por uma semana antes da bichectomia, unido ao consumo de antibióticos prescritos por alguns médicos, serve para minimizar o risco de infecções. Apesar disso, há especialistas que preferem que os antibióticos sejam tomados depois de realizada a cirurgia.
Do mesmo modo, o cirurgião indica ao paciente que seja evitado o uso de aspirinas ou anti coagulantes por pelo menos 10 dias antes de cirurgia. Isso ocorre pelo fato de os medicamentos representarem riscos ou problemas no processo cirúrgico.
Finalmente, o paciente precisa abandonar hábitos de vida pouco saudáveis, os quais sempre são indicados em casos de cirurgia. No entanto, no caso da bichectomia, que é uma cirurgia bucal, os riscos são maiores. Deixar de fumar por algumas semanas antes da intervenção é vital para não se deparar com complicações durante a fase de recuperação. O consumo de álcool, igualmente deve ser evitado, tanto antes, como depois de bichectomia.
Como ocorre a bichectomia?
A operação é muito simples e costuma durar pouco mais de meia hora. Durante o procedimento, o cirurgião realiza incisões no interior da boca, uma em cada bochecha. Por meios dos cortes são retiradas das bolsas de gordura que compõem as bolas de Bichat.
Depois de retirada a gordura, são colocados pontos de sutura para facilitar a cicatrização. Normalmente, são utilizados pontos reabsorvíveis, o que faz com que o paciente não tenha que voltar ao consultório para a retirada. Os pontos costumam se desprender sozinhos e, assim, facilitam o processo de recuperação. Caso isso não ocorra, é importante que o cirurgião seja procurado.
O pós-operatório e os cuidados depois da bichectomia
Devido à simplicidade e à rapidez da operação, o pós-operatório de uma bichectomia costuma ser pouco doloroso. Já a recuperação tende a ser rápida quando seguidas as recomendações indicadas pelo cirurgião, principalmente em relação à higiene, ao uso de medicamentos, e à dieta referida.
Depois da intervenção cirúrgica, o paciente necessita manter, por algumas horas, uma faixa compressora colocada pelo cirurgião. A principal função da feita é reduzir a aparição de hematomas, assim como reduzir o inchaço que a operação ocasiona no rosto do paciente. A aplicação da faixa compressora não evita o inchaço, mas o reduz consideravelmente. Além disso, no dia da cirurgia o paciente precisa dormir com a cabeça ligeiramente levantada.
Durante os dias seguintes da cirurgia, o paciente necessita aplicar compressas geladas sobre a face, concretamente sobre a região das bochechas. É normal que se note a zona mais inflamada do que no dia anterior, assim como se sinta as bochechas mais "duras". Os sintomas passam entre 7 e 10 dias, às vezes, inclusive antes.
Caso a pessoa não tenha tomado antibióticos antes da cirurgia, começa logo após a realização do procedimento. O profissional também receita anti-inflamatórios para a redução do inchaço que se produz depois da intervenção. Tanto os antibióticos, como os anti-inflamatórios, normalmente são tomados por cerca de 1 semana.
Desde o dia da bichectomia, o paciente deve seguir uma dieta especial, a qual é recomendada pelo cirurgião e ajuda na recuperação. Desse modo, depois da operação, o paciente pode somente tomar líquidos. O consumo de alimentos sólidos apenas pode ocorrer quando houver a liberação médica.
Além disso, a partir do dia seguinte da operação, o paciente necessita incrementar a limpeza bucal, sobretudo a cada vez que consumir líquidos e alimentos. Com isso se reduzem os riscos de infecção. Durante as primeiras 24 horas, a pessoa não pode enxaguar a boca. Passados 2 dias, o médico aconselha a realização de enxágues de água com sal 2 vezes ao dia durante uma semana. Depois de 2 ou 3 dias, o paciente está liberado para retornar ao trabalho.
Passada uma semana, o paciente pode introduzir outros alimentos à dieta, mas sempre seguindo as recomendações indicadas pelo médico. É quando a pessoa necessita retornar ao consultório para a revisão. Caso os pontos de sutura colocados pelo profissional não sejam reabsorvíveis, ocorre a retirada dos mesmos do interior da boca, assim como se examina se a recuperação segue o curso natural. Ou seja, que não haja infecções e que as incisões estão seguindo a cicatrização de maneira correta.
Depois de 2 semanas, o paciente pode retomar a maioria dos hábitos que tinha antes da cirurgia, como praticar exercícios físicos e, inclusive, fumar, apesar de poder aproveitar a bichectomia para deixar de lado este mau hábito.
↪️ Relacionado: Tenha um rosto mais fino com a bichectomia
Como já comentamos anteriormente, apesar de uma faixa compressora ser utilizada durante algumas horas, é normal que o rosto fique inchado por vários dias. Desse modo, os resultados definitivos somente podem ser apreciados quando a recuperação finalize, ou seja, quando a aparência física volte ao normal. Normalmente, isso demora ao redor de 1 mês.
A bichectomia permite o afinamento do rosto, assim como estilizar e definir os traços faciais. Seu rosto ficará com uma aparência mais harmoniosa e equilibrada com o resto do corpo.
Como vimos, a bichectomia é uma intervenção simples e com raras complicações, assim como com um pós-operatório e uma recuperação rápidos e com poucos desconfortos. Justamente por isso, para evitar que ocorrem problemas durante ou depois a operação, é fundamental que sejam buscados profissionais especializados em cirurgia estética, os quais possuam experiência nesse tipo de operação.