Conheça técnicas para afinar o rosto
Por meio de distintos tratamentos é possível afinar o rosto e conseguir a harmonia facial sem perder a naturalidade. Quer saber quais são as técnicas mais mais usadas?
Papada, bochechas volumosas e excesso de gordura na região da mandíbula são tipos de problemas que podem ser resolvidos. Há pessoas que, apesar de terem um corpo magro ou de haverem perdido peso, têm um rosto redondo que não está em harmonia com o resto do corpo.
Nesses casos, é quando podemos recorrer à medicina estética. Por meio de diversos métodos, alguns deles cirúrgicos, é possível afinar a face, conseguir uma pele mais luminosa e firme, e ainda harmonizar as feições.
Para que você saiba um pouco mais, contamos quais são os métodos mais usados para remodelar o rosto e aparentar uma face mais harmonizada com restante do corpo e, assim, uma aparência mais jovem.
Bichectomia
A bichectomia é uma intervenção cirúrgica destinada a retirar as bolas de Bichat, que são depósitos de gordura que todos temos na região das bochechas. São as que, de acordo com o tamanho, definem grande parte das feições do rosto, o deixando mais redondo, ou mais afinado.
Desse modo, se o objetivo é estilizar o contorno do rosto, a bichectomia pode ser uma ótima opção, já que retira os depósitos de gordura.
A intervenção é muito simples: por meio de 2 pequenas incisões são extraídas as bolas de Bichat. A cirurgia não deixa cicatrizes visíveis, pois os cortes são realizados no interior da boda. A vantagem mais destacada da técnica é que consegue definir os pômulos e suavizar os traços faciais, o que proporciona uma aparência mais jovem e equilibrada.
O paciente notará que o seu rosto ficará mais definido passados menos de 2 meses, que é quando se notam os resultados. Depois da operação e durante cinco dias, é necessário o uso de medicamentos para prevenir infecções, assim como anti-inflamatórios para baixar o inchaço. Ainda podem surgir alguns hematomas, os quais tendem a desaparecer depois de alguns dias.
Ainda existe a possibilidade de infecção, o que ocorre por causa do lugar onde se realizam as incisões para a retirada das bolsas de gordura. Nesses casos, o cirurgião geralmente aconselha que, além de tomar antibióticos, também cuide da higiene oral e evite consumir produtos que favoreçam a proliferação de bactérias, como o cigarro.
A bichectomia é uma cirurgia muito eficaz, rápida e efetiva para afinar o rosto. Em alguns casos pode ser combinada com tratamentos estéticos que também ajudam a ter um rosto mais definido. Exemplos são os tratamentos a laser, a radiofrequência facial, e ainda a criolipólise. Vejamos em que consiste cada um deles.
Criolipólise
A criolipólise ocasiona a inflamação da pele e estimula a produção de colágeno, além de favorecer a queima de gordura. Por isso é um tratamento muito indicado para conseguir um rosto mais fino e harmonioso.
O tratamento consiste na aplicação de frio de maneira controlada na região onde se deseja afinar o rosto, como queixo e pômulos. É esse frio que destrói as células de gordura, que são eliminadas de maneira natural pelo organismo.
O aconselhável nesse caso é que sejam realizadas entre 4 e 6 sessões para que se obtenham resultados naturais e satisfatórios, os quais são notados passados entre 2 e 3 meses.
Por se tratar de uma técnica não cirúrgica, a criolipólise está isenta de riscos e possíveis desconfortos, como pós-operatório. No entanto, isso não isenta a pessoa de sentir certo formigamento ou adormecimento na região tratada. São efeitos normais e que desaparecem naturalmente depois de alguns dias. O mesmo ocorre com hematomas que podem surgir.
A criolipólise é um método muito seguro para a eliminação do excesso de gordura facial, a qual é responsável por termos um rosto muito redondo ou volumoso. O frio que se aplica não afeta o restante dos tecidos, o que faz com que o tratamento não ofereça riscos a outras regiões do rosto. Apesar de ser segura, a técnica não é indicada para gestantes ou durante o período de amamentação.
↪️ Relacionado: Pós-operatório e cuidados depois de uma bichectomia
Radiofrequência
A radiofrequência facial é um tratamento que tem sido muito buscado nos últimos anos. Isso pelo fato de ser seguro, indolor, e rápido.
Diferentemente da criolipólise, a radiofrequência faz uso do calor para eliminar o excesso de gordura do nosso rosto. Também são necessárias entre 4 e 6 sessões para que se possam apreciar o resultados, apesar de em alguns casos serem quase que imediatos. Logicamente, conforme avance o tratamento, mais visíveis se tornam as mudanças na face.
Como a criolipólise, a radiofrequência também provoca a inflamação da pele e, portanto, a eliminação da gordura. No entanto, nesse caso se produz como consequência da aplicação do calor sobre a derme.
A radiofrequência é um tratamento indolor, rápido e eficaz. Com o calor se aumenta a produção de colágeno e de fibroblastos, o que, além de afinar o rosto, também contribui para a eliminação de rugas e ajuda para o estiramento da pele. Por isso, é uma técnica muito buscada para o afinamento do rosto e para o fim do excesso de pele, o que contribui para uma aparência mais jovem e bonita.
Como destacamos anteriormente, se trata de um método seguro que está isento de riscos ou efeitos colaterais. A exceção pode ser o aparecimento de pontos vermelhos na pele ou hematomas, os quais desaparecem depois de alguns dias.
Precisamente por isso, e por causa do uso do calor do tratamento, não está recomendado para pessoas com problemas faciais, ou que tenham tatuagem. Os médicos tampouco aconselham a radiofrequência para gestantes ou mulheres que estejam no período de amamentação. Também é proibida para pessoas que façam o uso de marcapassos.
Laser
O tratamento a laser, também conhecido como lipolaser ou laserlipólise, permite a eliminação do excesso de gordura em zonas como a papada, o que o torna um complemento perfeito para a bichectomia.
Assim como ocorre com os demais métodos de remodelação do rosto destacados, o laser também ajuda no estiramento facial, o que deixa e pele do rosto mais hidratada e bonita enquanto se desenvolvem as sessões.
A aplicação do calor do laser obre a zona derrete as células de gordura, as quais são extraídas por meio de uma fina cânula de lipoaspiração. O laser favorece ainda a produção de colágeno, o que faz com que se note um rosto afinado, e uma pele mais firme e com menos rugas.
É um tratamento sem efeitos secundários, pois dificilmente surgem hematomas ou inflamação cutânea. Isso desde que seja realizado por um médico especializado.
A criolipólise, a radiofrequência, a bichectomia, e o laser são métodos de remodelação facial perfeitos para as mulheres que desejam ter um rosto mais fino, jovem, e tonificado.