Tudo o que você sempre quis saber sobre a abdominoplastia

Tudo o que você sempre quis saber sobre a abdominoplastia
Localizado em uma das principais região do Brasil, o Dr. Amilton Sevilhano Casado Neto, CRM-SP 125201 / RQE 36954 , trabalha nas cirurgias plásticas com muito comprometimento e qualidade
Criação: 5 jan 2018 · Atualização: 13 jan 2022

Muitas vezes, a cirurgia plástica é a única opção para eliminar o excesso de flacidez da região do abdômen, decorrente de uma gravidez ou de grande perda de peso.

Se você está neste grupo das pessoas que desejam realizar uma abdominoplastia para melhorar o contorno corporal, fique atento a esta entrevista. O Dr. Amilton Sevilhano Casado Neto conta todos os detalhes da cirurgia plástica do abdômen.

Existe uma idade limite para fazer a abdominoplastia? Quais pacientes são candidatos à cirurgia plástica?

Na verdade, devemos nos preocupar com o estado físico de cada paciente. Se há presença de comorbidades, como hipertensão, diabetes, problemas cardíacos, etc. e qual a gravidade de cada uma, avaliando se estão controladas e se o médico que acompanha seu tratamento concorda com a realização da cirurgia plástica. A segurança do paciente é a prioridade.

Quais as diferenças entre a miniabdominoplastia e a abdominoplastia tradicional? Em quais casos elas são indicadas?

A miniabdominoplastia é um procedimento menor, para casos específicos de muito pouco excesso de pele. Tem a desvantagem de não ser realizada a plicatura (costura) dos músculos retos do abdômen em toda sua extensão, que tem como objetivo deixar a barriga mais reta e melhorar a cintura. Também costuma deixar o umbigo com aspecto de triste ("umbigo chorão"). Costumo escolher a miniabdominoplastia para casos bem específicos, tentando associar outras técnicas para correção do umbigo.

Já a abdominoplastia é a técnica mais realizada devido ao seu grande resultado. Hoje em dia é quase sempre associada à lipoaspiração para melhor refinamento da cirurgia. É indicada para casos de pacientes com abdômen globoso, com excesso de pele e subcutâneo e presença de estrias na região inferior do abdômen.

Os homens também têm procurado pela abdominoplastia para melhorar o contorno corporal? Existe alguma diferença na cirurgia plástica para esse público?

Os homens estão cada vez mais procurando por procedimentos cirúrgicos na área da plástica. A cirurgia é realizada com técnicas distintas devido à diferença no biotipo de cada gênero, como, por exemplo, na cintura, que no homem é mais retilínea e com menos curvas.

amilton2.jpg

Quais são os principais erros que os pacientes podem cometer durante o pós-operatório e que podem prejudicar a recuperação e os resultados?

Não realizar o repouso indicado pelo cirurgião e não fazer uso das medicações prescritas. O paciente deve ter um contato próximo e de fácil acesso com seu cirurgião plástico para que, em caso de dúvidas, possa esclarecê-las e não cometer erros.

Um paciente que já fez uma abdominoplastia e agora deseja realizar uma lipoaspiração deve esperar quanto tempo para se submeter a essa segunda cirurgia plástica?

O ideal é aguardar 6 meses, porque dentro deste período o corpo ainda está se recuperando da primeira cirurgia plástica e pode sofre modificações.

O doutor trabalha com alguma técnica diferenciada na abdominoplastia? Quais são os benefícios para os pacientes?

Indico quase sempre para meus pacientes o uso da lipoaspiração na realização da abdominoplastia. Essa associação melhora o contorno de toda a circunferência abdominal, conseguindo deixar com um aspecto mais jovial e como se a paciente praticasse muita academia. Outro aspecto muito importante com o qual me preocupo é com o umbigo, que deve ser o mais natural possível, como se a pessoa não tivesse operado, pois é a única parte com cicatriz que ficará visível quando ela colocar um biquíni, por exemplo. Dessa forma é possível realizar uma cirurgia plástica sem estigmas e sem sequelas.

Algum ponto importante que não foi abordado e que o doutor gostaria de comentar?

O que vemos hoje em dia é uma banalização da cirurgia plástica, sendo muitas vezes realizada por profissionais sem treinamento específico, às vezes, não por médicos, o que coloca em risco a vida dos pacientes ou causando sequelas irreparáveis. O mais importante é verificar se o médico tem o título de especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se o hospital em que a cirurgia será realizada é bem equipado e com respaldo de UTI.

Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.