Cuidados necessários com a cicatriz da cesárea

Cuidados necessários com a cicatriz da cesárea
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 22 jan 2018 · Atualização: 24 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Não pode haver felicidade maior do que a chegada de um filho ao mundo. Uma aventura que deixa algumas marcas e cicatrizes, mas que, sem dúvida, vale a pena. Aliás, muitas mulheres tratam a gestação com um ato de orgulho, já que significa um símbolo do esforço e do amor que nasce dentro da mãe e que se intensifica conforme avança a gravidez.

No entanto, à medida que o tempo passa, é normal que muitas mães queiram recuperar o corpo e conseguir ver no espelho o que enxergavam antes da gravidez. Sentir-se de bem consigo mesma é fundamental para gozar de uma vida plena. Quanto mais satisfeita se sinta a pessoa, maior será o bem-estar.

O aspecto estético, aliás, é uma das tantas facetas que temos. Por isso, muitas mulheres se veem diante da necessidade de corrigir as cicatrizes de seus corpos. Uma das que mais preocupa, como não poderia deixar de ser, é a marca deixada pela cesárea. Por mais que o parto ocorra sem complicações e o médico seja especializado, é normal que fique uma cicatriz de dimensões grandes.

Como ocorre a cicatriz da cesárea?

Atualmente, as cicatrizes de cesárea, apesar de serem um tanto quanto largas, possuem aparência muito discreta e são praticamente imperceptíveis. Isso pelo fato de serem realizadas por via suprapúbica de forma horizontal sobre o púbis. O melhor de tudo é que a incisão é feita na chamada "área do biquíni". Desse modo, a marca fica ocultada pela roupa interior ou pela parte inferior do biquíni. Isso evita que fique exposta na hora de ir à praia ou à piscina.

Geralmente, a cicatriz de uma cesárea não apresenta problemas estéticos para a mulher. Porém, é preciso lembrar que a intervenção sempre tem um caráter de urgência e, dependendo do caso, o cirurgião pode não dar a atenção necessária à parte estética em função de outros fatores considerados mais importantes.

Desse modo, é possível que tenha que realizar uma cicatriz tipo laparotomia média, ou seja vertical. Ainda pode ocorrer de que a marca não fique baixa o suficiente, mesmo se feita de forma horizontal. Em ambas as situações, a cicatriz fica visível e praticamente impossível de ser escondida. Isso porque chega até a metade do abdômen (vertical), ou acima da linha do biquíni (horizontal).

Por outro lado, além da incisão, ainda há os pontos de sutura. Para que o corte seja fechado, o cirurgião pode utilizar fio cirúrgico ou grampos. Os grampos de hoje em dia não são como os de antigamente, os quais deixavam muitas marcas. Atualmente têm marcas similares às dos pontos.

cesarea2.jpg

Que complicações podem gerar a cicatriz da cesárea?

De toda forma estamos falando de uma cicatriz, a qual pode resultar em problemas também estéticos caso não seja cuidada da maneira correta. Existem alguns riscos associados à cicatriz de cesárea: a paciente pode sofrer hemorragias, infecções, intolerância ao material de sutura, deiscência (cicatriz volta a abrir), entre outros.

Ademais das complicações pós-operatórias, ainda podem ocorrer problemas de cicatrização, os quais influenciam negativamente no aspecto da marca. A cicatriz de cesárea pode sofrer hipertrofia, queda aderida (fechada para dentro), alargamento, com marcas dos pontos, ou com excesso de pele, por exemplo.

Felizmente, se acontecer algumas dessas circunstâncias, sempre podemos recorrer a tratamentos para a correção de cicatrizes. São muitas as opções nos dias atuais, as quais costumam ter uma efetividade muito satisfatória.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal

Cuidados essenciais com a cicatriz de cesárea

É muito importante manter a cicatriz limpa e seca nas primeiras semanas. Para isso se deve lavar a ferida com água e sabão neutro, o que deve ser feito com muito cuidado nos primeiros dias. Além disso, deve ser aplicado um antisséptico (como o iodo ou a clorexidina). Em seguida, a cicatriz deve ser coberta com um esparadrapo hipoalergênico e transpirável (de fundamental importância).

A mulher também deve permanecer em repouso durante os primeiros dias, assim como evitar grandes esforços físicos por algumas semanas. Isso ajuda na cicatrização correta de incisão. Ainda é recomendável a utilização de uma faixa de compressão por alguns meses, o que auxilia na amenização da dor abdominal.

De todas as formas, o médico responsável passar mais informações sobre o que se deve seguir durante a recuperação. Caso você note qualquer dor anormal durante o processo, deve imediatamente entrar em contato com o especialista para que haja uma avaliação. É preciso destacar que a recuperação completa normalmente leva pelo menos 6 meses.

cesarea3.jpg

Cuidados para melhorar o aspecto da cicatriz de cesárea

O processo de cicatrização é longo, o que faz com que seja necessário ter paciência e cuidados diários. Existem algumas práticas que ajudam na hora de cuidar da cicatriz, como:

  • Óleo de rosa mosqueta: o óleo possui propriedades hidratantes e regeneradoras muito potentes. Isso devido ao conteúdo antioxidante e às vitaminas que favorecem a formação do colágeno;
  • Curativos de silicone: exercem pressão sobre a cicatriz;
  • Massagens: evitam que a cicatriz fique aderida aos tecidos profundos e que se formem edemas. Ainda melhoram a circulação da zona. As massagens devem ser realizadas quando houver a autorização médica;
  • Exercício físico: quando o médico dê permissão, é recomendável que a mulher realize exercícios físicos. Porém, desde que não gerem esforços abdominais;

Que tratamentos de correção de cicatriz existem?

Se a cicatriz de cesárea ficar de uma maneira não satisfatória, a paciente pode recorrer a tratamentos médicos para melhorar o aspecto.

  • Dermoabrasão: indicada para quando os músculos abdominais possuem uma boa tonalidade e há pouca flacidez cutânea. Por meio de um instrumento cirúrgico se levanta o tecido cicatricial e se trata a zona com antibióticos e óleos minerais que evitam a formação de novas cicatrizes;
  • Lipoaspiração e abdominoplastia: recomendadas para os casos nos quais os músculos apresentam relaxamento e existe excesso de tecido cutâneo. É eliminado o excesso de gordura e feita um rejuvenescimento da pele do abdômen. As cirurgias não estão aconselhadas para as mulheres que desejem ser mães outra vez;
  • Laser: o laser causa danos na zona da cicatriz, o que ativa o metabolismo dos fibroblastos, células responsáveis pela formação de colágeno. Dessa forma, o aspecto da cicatriz melhora consideravelmente;
  • Crioterapia: se aplica nitrogênio líquido na cicatriz, o que faz com que haja uma redução de tamanho por vasoconstrição e anoxia (falta de oxigêcio na zona);
  • Corticoides: são injetados na cicatriz e reduzem o excesso de formação dos fatores que intervêm na cicatrização;
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.