Tudo sobre as próteses de gel coesivo
As cirurgias plásticas de aumento de seios são uma das mais solicitadas. Por isso, são muitas as investigações e avanços que são produzidos em torno das próteses mamárias. O objetivo é sempre o mesmo: que sejam mais seguras, duráveis e que os resultados obtidos sejam os mais naturais possíveis.
Neste sentido, as próteses de gel coesivo são consideradas umas das melhores para o aumento de seios pelas múltiplas vantagens que apresenta para as mulheres. Mas vamos por partes: como são essas próteses?
Particularidades das próteses de gel coesivo
As próteses de gel coesivo são feitas com gel de silicone coesivo, isto é, um gel cujas moléculas apresentam uma maior união, portanto, além de serem mais seguras, apresentam resultados mais naturais. Essas próteses são feitas com uma cápsula formada por várias camadas que mantêm o gel sempre em seu devido lugar, proporcionando estabilidade à prótese, e consequentemente, aos seios da paciente.
Como qualquer prótese, os implantes de gel de silicone coesivo podem ser redondos ou anatômicos. Desta forma, será o cirurgião plástico que, juntamente com a paciente, avaliará que tipo de prótese se adapta melhor ao seu corpo, qual oferecerá os resultados mais naturais e como se coloca cada prótese, ou seja, onde se colocará dentro do seio e por onde será introduzida a prótese para fornecer melhores resultados e deixar o mínimo possível de visibilidade da intervenção na pele da mulher (cicatrizes).
↪️ Relacionado: Conheça a prótese de mama B-Lite
Vantagens dos implantes de gel coesivo
Escolher implantes de gel coesivo em comparação a outros tipos de próteses é uma escolha sábia, pois são as próteses mais seguras e mais avançadas do mercado. Os aumentos de seios que se realizam com a colocação destas próteses serão mais duradouros, mas, acima de tudo, mais seguros.
Vejamos quais são as vantagens oferecidas pela colocação de próteses de gel de silicone coesivo:
- Resultados naturais: Tanto se optar pela forma redonda como pela anatômica, a maior coesão que oferece a estrutura interna da prótese proporciona um resultado exterior muito mais satisfatório e natural.
- Sua duração é muito maior do que a apresentada por outras próteses mamárias: Têm uma extensa vida útil que supera a qualquer outra prótese mamária.
- A mudança de prótese pode ser bastante simples: Dependendo da paciente e do tipo de prótese escolhida, a substituição de um implante mamário por outro pode ser realizada de maneira simples, o que não significa que a paciente não tenha que passar por todo o processo cirúrgico novamente.
- Oferece melhores resultados em caso de flacidez de mamas: A colocação de uma prótese de gel de silicone coesivo proporcionará um resultado mais natural. A paciente terá os seios firmes e elevados, mais destacados, sem que a prótese fique evidente. Por esta razão, nos casos de mastopexia, as próteses anatômicas de gel coesivo são as mais recomendadas.
- São as mais seguras do mercado: Sim, repetimos muito ao longo deste artigo, mas é realmente verdade. As próteses de gel coesivo de silicone são as mais seguras, porque em caso de deterioração da prótese ou de ruptura, o gel tende a permanecer unido em seu interior. Se por acaso sair uma parte do preenchimento, é pouco provável que se mova para outras áreas, de modo que a limpeza do gel é extremamente simples e rápida.
- Existe menos risco de que se produza uma contratura capsular: Devido à superfície da cápsula que envolve o gel de silicone, que é áspera, há menos risco de ocorrer uma contratura capsular.
↪️ Relacionado: Conheça as diferentes projeções e perfis de prótese de mama
- Reduz a possibilidade de ocorrência de ondulação: Um dos maiores efeitos colaterais ao colocar uma prótese de mamas é a ocorrência de ondulação (rippling), isto é, que apareçam irregularidades, sulcos ou dobras na superfície da prótese que se evidenciam na pele da paciente. As causas para que se produza um efeito ondulante são diversas: que a mulher seja muito magra ou que exista pouco tecido entre o implante e a pele. É um efeito muito antiestético que denuncia claramente que os seios não são naturais. Por isso, os profissionais especializados em mamoplastia trabalham para prevenir o surgimento deste inconveniente efeito. Neste sentido, os cirurgiões apontam que este tipo de prótese, os implantes de gel de silicone coesivo, são os mais confiáveis, uma vez que a massa compacta que constitui o preenchimento da prótese reduz de forma significativa a possibilidade de marcar a pele da paciente com estas dobras e ondulações tão pouco naturais.
- São naturais ao toque: A naturalidade não só diz respeito ao aspecto exterior, mas também no toque, uma premissa solicitada por muitas mulheres. Acabar com o aspecto duro, rígido e que não é natural que geralmente acompanha a maioria das próteses era outra prioridade. Com os implantes de gel de silicone coesivo isto é possível.
- São compatíveis com a amamentação: Normalmente, não se costuma ter problemas com a amamentação, mas é verdade que algumas próteses podem dificultar este feito, ou inclusive torná-lo impossível. Os implantes coesivos são perfeitamente compatíveis com este processo natural que muitas mães desejam cumprir.
- São compatíveis com a realização de qualquer exame médico: Usar uma prótese de gel coesivo não prejudicará nem impedirá a realização de nenhum exame médico que a paciente necessite no futuro, como mamografias, radiografias.
- Pode-se escolher entre próteses anatômicas e redondas: Os implantes são feitos de dois formatos para se adaptar perfeitamente às necessidades e desejos de cada mulher. Embora, como dissemos, a escolha de um tipo ou outro de prótese será determinada pelo tipo de paciente, pela sua complexidade física, pelos resultados que ele deseja, mas, acima de tudo, pelo cirurgião, que fará uma avaliação para lhe recomendar a prótese mais adequada para o seu corpo.