A mamoplastia é um dos problemas estéticos potenciais mais comuns após a mamoplastia de aumento. A palavra "rippling" vem do verbo inglês "to ripple" (ondular), que significa "to curl" (enrolar). Este termo se refere ao aparecimento de vincos após a cirurgia de aumento dos seios. Qual é a aparência? Ocorre o rasgamento quando o implante mamário tem rugas ou linhas visíveis sob a pele. É mais comum com implantes salinos, geralmente em mulheres com muito pouco tecido cobrindo o implante.
A presença de ondulações é motivo de preocupação para os pacientes, devido ao resultado desagradável que causa. Entretanto, ela não aparece imediatamente após a cirurgia, mas se torna visível após alguns meses, quando a paciente acredita ter superado a possibilidade de complicações.
Os pacientes podem minimizar o risco de dobra consultando um cirurgião experiente que pode recomendar o tipo de implante e a colocação apropriada para seu corpo.
A qualidade da pele que envolve o tecido mamário influencia significativamente a forma dos seios. Embora a pele do peito contenha fibras elásticas específicas, existem diferenças naturais e herdadas na elasticidade e espessura da pele do peito de cada pessoa, o que afeta a aparência geral dos seios.
Mulheres com pouca gordura corporal ou tecido mamário naturalmente fino às vezes experimentam esta condição indesejável. A cirurgia de revisão é frequentemente necessária para minimizar esta condição e melhorar a aparência superficial dos seios.
Uma aparência ondulada também pode ocorrer se o cirurgião originalmente criou um bolso de peito muito grande para seus implantes. Se os seios migrarem para fora de sua posição original, a aparência de ondulação pode ocorrer na pele do peito.
O aparecimento dessas ondulações ou rugas é uma complicação de médio a longo prazo após a mamoplastia de aumento que pode ser evitada porque as causas são conhecidas:
Uma possível causa de ondulação é a inserção de um implante mamário com um enchimento de silicone que não é muito coeso. Existem inúmeras marcas, formas, qualidades, preços e, acima de tudo, coesão no mercado. Em linguagem coloquial, a coesão é a densidade do silicone. Quanto maior a coesão de uma prótese, mais segura, durável, homogênea e estável ela é.
Próteses pouco aderentes levam à atrofia dos tecidos. As próteses macias ou pouco coesas diluem o tecido com o tempo, de modo que a aparência de ondulação não é imediatamente visível.
A colocação do implante mamário também pode ser crucial. Na colocação subglandular, o implante é colocado em frente ao músculo para que haja contato direto entre o implante e o tecido glandular. No entanto, é mais provável que a ondulação ocorra desta forma. A colocação submuscular, ou seja, atrás do músculo peitoral, é menos propensa a enrugamento.
A maioria dos fabricantes vende próteses redondas com baixa coesão e próteses anatômicas ou em forma de lágrima com alta coesão. Portanto, existe a possibilidade de que cada forma possa envolver diferentes coesividades em paralelo. O paciente que deseja uma prótese de forma redonda deve assumir e aceitar que, a médio prazo, pode ocorrer ondulação ou ondulação.
Antes que uma paciente possa considerar um tratamento adicional para corrigir a ondulação, o processo de cura da mamoplastia de aumento deve ser completo.
Assim como a mamoplastia de aumento, a substituição do implante é realizada como um procedimento hospitalar sob anestesia geral. A bolsa do implante é aberta através de uma abordagem cirúrgica e o implante é cuidadosamente exposto para evitar maiores danos ao invólucro. Os novos implantes são então inseridos com uma massa de silicone coesiva.
Dependendo das opções e desejos do paciente, os novos implantes podem ser instalados sob o músculo peitoral, colocando um novo suporte de implante.
No caso do implante já estar sob o músculo, outras opções além da substituição do implante podem ser consideradas. A melhor opção nesta situação é realizar enxertos de gordura sobre o implante para dar-lhe um pouco mais de cobertura. O enxerto autólogo de gordura é uma técnica em que a gordura é retirada de uma área e depois injetada em outra. O procedimento pode ser usado para encher e engrossar o tecido mamário enfraquecido. É especialmente útil para áreas localizadas com deformidade ou perda de cobertura de tecidos moles. Pode ser um desafio injetar a gordura sobre o implante porque o espaço entre o implante e a pele é muito pequeno, e é por isso que a ondulação ocorre em primeiro lugar. Entretanto, é uma boa opção, embora se deva estar atento aos riscos e complicações deste procedimento porque ele está sendo injetado muito próximo ao implante, portanto há um risco de dano à casca do implante, resultando em uma infecção que pode exigir a remoção do implante.
Dr. med. Shadha Balgon. Implantatwechsel. Online:https://www.balgon-aesthetics.de/brustchirurgie/implantatwechsel/ [29.04.2022]
Dr. med. Peter Panajiotis Chatzopoulos. Implantatwechsel. Online:https://www.plastische-chirurgie-4u.de/implantatwechsel/ [29.04.2022]