A hipertrofia mamária é caracterizada por um seio volumoso com uma glândula não gorda excessivamente grande. A hipertrofia pode causar desconforto tanto funcional quanto estético. Na grande maioria dos casos, a condição está associada à ptose mamária, ou seja, ao abaixamento dos seios. Os seios caem e ficam abaixo do sulco mamário.
O peito médio tem um volume entre 200 a 350 centímetros cúbicos.
Além disso, falamos de hipertrofia mamária, há vários graus que variam de moderado (400 a 600 cm cúbicos) a severo (mais de 1000 cm cúbicos).
Os desconfortos funcionais são os seguintes:
Os homens também podem sofrer de hipertrofia mamária, que é chamada ginecomastia. Os volumes são diferentes dos das mulheres, mas como as mulheres, há um aumento anormal da glândula mamária.
As causas da hipertrofia mamária são as seguintes:
Como o nome indica, a cirurgia de redução de mama reduz o volume da mama ao remover o excesso de glândula mamária, levantando também as mamas para dar uma boa figura. Uma vez removida a glândula mamária em excesso e levantadas as mamas, o cirurgião corrigirá a assimetria se houver alguma, então a aréola e o mamilo também são levantados para que fiquem horizontais. Os pontos são então feitos com suturas absorvíveis e são colocados drenos e curativos (os drenos serão removidos antes de você sair do hospital). A cirurgia de redução dos seios é realizada sob anestesia geral e o paciente geralmente permanece no hospital por pelo menos uma noite. A operação dura entre duas e quatro horas e o paciente precisará descansar por pelo menos duas semanas após a operação. O resultado final será visível após um ano, mas durante os três primeiros meses você já terá uma idéia da aparência final.
crpce. n.d. Réduction mammaire : comment réduire une poitrine opulente ?. [online] Available at: <https://www.crpce.com/chirurgie-esthetique/reduction-mammaire> [Accessed 8 March 2021].
DERHY, D., n.d. Hypertrophie mammaire : les techniques chirurgicales. [online] Dr Yohann DERHY - Chirurgie Plastique Reconstructrice Esthétique, Paris. Available at: <https://drderhy.com/traitements/chirurgie-seins/reduction-mammaire/les-techniques-de-correction-de-lhypertrophie-mammaire/> [Accessed 8 March 2021].