A principal causa da flacidez dos seios ou da ptose mamária é o relaxamento do tecido cutâneo e da glândula exócrina (todas as glândulas do peito).
O peito flácido pode ser dividido em diferentes categorias:
Há três causas principais para este defeito:
A idade, a amamentação e até mesmo grandes mudanças de peso podem muito freqüentemente ter um impacto visível na aparência do peito, fazendo com que ele pareça oco e caído. Normalmente o pólo superior do peito é mais vazio que o pólo inferior, e até mesmo os mamilos podem parecer mais baixos que sua posição original.
Infelizmente, não há muito que possa ser feito de um ponto de vista preventivo, pois todos os fatores que determinam a queda dos seios (ou mais precisamente a ptose mamária) são completamente naturais e normais no ciclo de vida da mulher, por isso é muito comum que você possa sofrer com este problema.
A única coisa que parece ter um efeito benéfico a este respeito é o uso de um sutiã. Na verdade, parece que se você não usar um sutiã, seus seios cairão mais rapidamente. No que diz respeito ao esporte, o mito de que exercitar os músculos peitorais pode ajudar os seios a permanecerem mais firmes com o tempo precisa ser desmentido.
O resultado é imediato, mas o inchaço pós-operatório pode levar até um ano para ser resolvido completamente, de modo que o resultado final pode ser julgado, na melhor das hipóteses, após alguns meses. Como os resultados, as cicatrizes são permanentes, mas após o tratamento indicado por seu cirurgião, elas desaparecerão gradualmente com o tempo, até se tornarem cada vez menos evidentes. Em alguns casos, a mastopexia pode ser combinada com uma mastoplastia de redução para remover o excesso de volume, especialmente na parte superior do peito ou nos casos em que a paciente sente que seu peito é muito grande e que isso cria desconforto e constrangimento.
Pode ser uma opção melhor para todas as pacientes que precisam tanto levantar o peito quanto recuperar a plenitude e o volume perdido. É particularmente indicado nos casos em que há tecido mamário suficiente para acomodar o implante e dar-lhe projeção. As próteses contêm silicone ou solução salina e são colocadas acima ou abaixo do músculo. O tamanho é escolhido pela paciente com seu cirurgião, que avaliará o tamanho da mama para recomendar o implante mais apropriado.
O lipofilling por si só não levanta seios flácidos ou melhora a aparência "vazia" do peito. Portanto, muitas vezes é necessário combinar a transferência de gordura com uma elevação dos seios para obter um resultado ideal, razão pela qual é uma técnica utilizada principalmente para mulheres que têm boa elasticidade e tonicidade da pele. As incisões e cicatrizes são mínimas em comparação com as técnicas vistas anteriormente. Durante o período pós-operatório você pode experimentar algum inchaço e edema no peito, mas o tempo de recuperação é menor para que a maioria das pessoas possa retornar ao trabalho dentro de uma semana.
Em termos de aumento dos seios, o resultado pode ser menos previsível do que com a cirurgia protética, pois nem todo o tecido adiposo transferido se enraíza nos tecidos: após um ano após a operação, 50-70% da gordura enxertada permanecerá. Em caso de perda de peso, o peito também pode perder volume, por isso é importante manter sua aptidão física sob controle após a operação.