O peito tuberoso é uma malformação mamária, uma desordem de desenvolvimento dos seios. As características típicas dos seios tuberosos são:
Esta anormalidade pode afetar um ou ambos os seios, e agora vamos analisar os diferentes estágios dos seios tuberosos.
A origem ou causas desta condição são desconhecidas, mas é a malformação mamária mais comum. s vezes é possível confundir o peito tuberoso com a ptose mamária, esta última refere-se a uma mama que costuma aparecer após a gravidez, amamentação, perda de peso ou simplesmente com a idade.
Grau 1: é o grau mais comum de seios tuberosos, o segmento interno inferior está ausente e a aréola está orientada para baixo e/ou para dentro.
Grau 2: é um déficit na parte inferior do peito, como no grau 1, a aréola é orientada para baixo.
Grau 3: este grau é um déficit na parte superior e inferior do mamilo, a aréola é muito grande e o peito tem uma forma tubular.
A primeira solução cirúrgica é a mamoplastia de aumento com a inserção de implantes mamários. Este procedimento permite corrigir seios tuberosos muito pequenos e, sobretudo, harmonizar o busto (se os seios forem assimétricos, são utilizados dois implantes de tamanhos diferentes). O objetivo é restaurar o volume do busto de forma harmoniosa. Existem vários tipos de implantes mamários e eles diferem em tamanho, textura e forma, portanto você tem a possibilidade de escolher o implante mais adequado para seus seios. A mamoplastia de aumento é muito comum, é realizada sob anestesia geral e a hospitalização costuma durar cerca de 24 horas. Será necessário descansar no trabalho por aproximadamente 1 semana para promover a recuperação e poder ver os primeiros resultados nos próximos 2 ou 3 meses. É um procedimento eficaz e seguro.
A outra opção para o aumento dos seios é o lipofilling, que consiste em injetar sua própria gordura no busto. Esta gordura permitirá aumentar o tamanho do peito na base, ou seja, o "pólo inferior". O lipofilling consiste na extração de gordura de uma área doadora, portanto o paciente deve ter gordura para poder realizar este autotransplante de células gordurosas. Podem ser necessárias múltiplas cirurgias para atingir o volume desejado, ou para recriar a harmonia do busto. Uma vez extraída a gordura, ela é processada com uma centrífuga para obter o material injetável. É introduzido no peito usando uma cânula de 1 mm de diâmetro para evitar a formação de cicatrizes. É uma técnica definitiva, pois a gordura permanecerá no peito. O lipofilling é realizado sob anestesia geral, embora, em alguns casos, também possa ser realizado sob anestesia local. Os resultados serão visíveis após 3 a 6 meses. Uma prática muito comum é combinar o lipofilling com a colocação de implantes mamários, harmonizando assim o contorno da mama.
Também denominada técnica "Round Block", este procedimento consiste em reduzir o tamanho da aréola, tornando-a mais harmoniosa. É freqüentemente associada à mamoplastia de aumento com implantes ou uma elevação dos seios para alcançar um resultado proporcional. O procedimento leva cerca de 45 minutos e é realizado sob anestesia local ou geral, dependendo do caso, e o paciente pode ter alta no mesmo dia. A técnica "round-block" consiste em restaurar o diâmetro natural da aréola, criando uma única cicatriz em torno dela, que é, portanto, praticamente invisível. Uma vez que o inchaço diminui e a ferida cicatriza, o resultado será imediatamente visível.
Se o tamanho dos seios estiver dentro da faixa normal, pode ser realizada uma elevação dos seios, revertendo assim o efeito de flacidez com a aréola para baixo. Uma elevação dos seios também pode ser combinada com uma redução no tamanho da aréola ou mamoplastia de aumento, dependendo do caso. O procedimento consiste em remover o excesso de pele responsável pelo efeito de flacidez (dependendo do peito, também é possível reorientar a aréola, criando uma âncora ou cicatriz em forma de T). A elevação dos seios ajuda a harmonizar o busto. É realizada em regime ambulatorial e geralmente requer anestesia geral. Os resultados serão visíveis após o sexto mês e um sutiã especial deve ser usado por aproximadamente um mês.