Os mamilos invertidos são um problema comum em homens e mulheres e, além de serem uma característica desagradável, podem ser um sinal de alerta de possível doença mamária. A cirurgia é o tratamento mais eficaz com resultados permanentes.
Os mamilos invertidos não têm proeminência em relação ao plano areolar e, portanto, retraem-se para dentro. Além de ser um defeito estético para algumas pessoas, elas podem ter função limitada, especialmente para as mulheres que amamentam, o que também leva ao aumento do inchaço devido ao acúmulo de leite. Há uma classificação de mamilos invertidos de acordo com seu destaque em relação à aréola e sua reversibilidade:
As causas de mamilos invertidos podem ser:
Se a causa dos mamilos invertidos for congênita, eles estarão presentes desde o nascimento devido a uma má formação dos dutos de leite que são retraídos ou extremamente curtos devido à formação de aderência.
Em alguns casos, os mamilos invertidos apresentarão assimetria e são um sinal de alerta que requer investigação adicional para excluir o câncer de mama tanto em mulheres quanto em homens. A inflamação mais conhecida responsável por esta condição é a mastite, causada pelo acúmulo de leite.
No entanto, em alguns casos é possível que o aparecimento deste tipo de mamilo possa ocorrer após a cirurgia mamária devido à formação de cicatrizes, ou no período após a amamentação.
Muitas pessoas se perguntam como resolver o problema dos mamilos invertidos. Alguns confiam nos remédios da avó, mas muitas vezes eles são ineficazes ou limitados. Todos os grandes especialistas recomendam a cirurgia porque ela garante resultados permanentes e seguros.
A mamoplastia corretiva é a cirurgia mais comumente realizada para corrigir as condições mamárias. É realizada em regime ambulatorial sob anestesia local. Dependendo do tipo de problema, uma incisão de aproximadamente 1 centímetro é feita na margem da aréola ou ao redor do mamilo. A incisão é necessária para alcançar o tecido fibroso responsável pela retração dos mamilos. A sutura dependerá do resultado final desejado. A cicatriz que se formará depois será invisível após alguns meses. Se a imperfeição for leve, uma técnica que visa alongar os dutos pode ser utilizada para garantir tanto a sensibilidade do mamilo quanto a possibilidade futura de amamentação. Uma vez concluída a cirurgia, um curativo específico será aplicado para proteger o mamilo da pressão do sutiã e será removido após cerca de 2 semanas. Durante este tempo, nenhuma atividade esportiva é recomendada.