Mamilos invertidos

O que são mamilos invertidos?

Os mamilos invertidos são um problema comum em homens e mulheres e, além de serem uma característica desagradável, podem ser um sinal de alerta de possível doença mamária. A cirurgia é o tratamento mais eficaz com resultados permanentes.

O que é considerado um mamilo invertido?

mamilos invertidos

Os mamilos invertidos não têm proeminência em relação ao plano areolar e, portanto, retraem-se para dentro. Além de ser um defeito estético para algumas pessoas, elas podem ter função limitada, especialmente para as mulheres que amamentam, o que também leva ao aumento do inchaço devido ao acúmulo de leite. Há uma classificação de mamilos invertidos de acordo com seu destaque em relação à aréola e sua reversibilidade:

  • Grau I: Neste caso, os mamilos respondem a estímulos psicogênicos ou neurosensoriais como o frio ou com o toque, invertendo-se para fora por alguns segundos ou minutos. Neste caso, o aleitamento materno é possível sem problemas.
  • Grau II: Os mamilos respondem com maior dificuldade aos estímulos e retornam ao seu estado original em poucos segundos. A amamentação pode ser mais difícil neste caso.
  • Grau III: os mamilos não respondem a nenhum estímulo, sendo permanentemente invertidos e, portanto, será extremamente difícil amamentar, causando uma possível inflamação que pode envolver todo o peito.

Causas dos mamilos invertidos

Tipos de mamilos invertidos

As causas de mamilos invertidos podem ser:

  • Congenital
  • Câncer de mama
  • Ectasia do duto mamário
  • Infecção ou inflamação
  • Pós-cirurgia de mama
  • Após o aleitamento materno

Se a causa dos mamilos invertidos for congênita, eles estarão presentes desde o nascimento devido a uma má formação dos dutos de leite que são retraídos ou extremamente curtos devido à formação de aderência.

Em alguns casos, os mamilos invertidos apresentarão assimetria e são um sinal de alerta que requer investigação adicional para excluir o câncer de mama tanto em mulheres quanto em homens. A inflamação mais conhecida responsável por esta condição é a mastite, causada pelo acúmulo de leite.

No entanto, em alguns casos é possível que o aparecimento deste tipo de mamilo possa ocorrer após a cirurgia mamária devido à formação de cicatrizes, ou no período após a amamentação.

Bibliografia

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."