Por que fazer a labioplastia a laser?

Por que fazer a labioplastia a laser?
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 22 out 2018 · Atualização: 1 abr 2022

Mulheres de todos os lugares do Brasil estão buscando tratamentos para melhorar a estética na parte íntima, e muitas dúvidas aparecem porque, dependendo do caso da paciente, é possível utilizar técnicas diferentes para cada procedimento. Uma cirurgia íntima muito buscada é a labioplastia, também conhecida como ninfoplastia. Esse procedimento pode ser realizado de diferentes maneiras e com diversas técnicas. 

Uma dessas opções é pela cirurgia a laser. O doutor André Colaneri é um dos profissionais no Brasil que realiza a labioplastia a laser, nesse sentido respondeu algumas dúvidas de pacientes sobre o tema, justamente para esclarecer estas dúvidas. É importante indicar que todo procedimento antes de ser realizado deve ser consultado por um profissional da área.

A labioplastia ou ninfoplastia é a cirurgia de redução dos pequenos lábios vaginais. Os pequenos lábios são duas estruturas finas que ficam internamente aos grandes lábios vaginais. Se aumentadas de tamanho, passam a ficarem expostas e podem gerar desconforto físico e emocional. A maioria dos casos incomoda pelo constrangimento, mas tem pacientes que apresentam dor aos exercícios e relaxes sexuais, candidíase de repetição e até machucados pela compressão das roupas.

A porção exposta dos pequenos lábios vaginais, comumente são rugosas e ficam escuras, devido ao atrito com as roupas íntimas, ao que as torna ainda mais esteticamente desagradáveis.

Há algumas técnicas para a redução dos pequenos lábios vaginais. Quando a borda é rugosa e escura, a técnica mais apropriada é a ressecção direta, que retira a borda, deixando a parte interna, que geralmente é menos rugosa e mais clara. A técnica de ressecção em cunha, na qual se retira um triângulo interno, não muda a estética da borda, não resolvendo o problema da rugosidade e escurecimento dos pequenos lábios.

REalizando cirurgia a laser

A ressecção direta, pode ser feita por bisturi, tesoura ou a laser. Como os pequenos lábios vaginais são estruturas muito vascularizadas (cheias de veias e artérias dentro), pode gerar muito sangramento e inchaço quando cortadas. O laser é extremamente útil para a cirurgia. Ele corta ao mesmo tempo que cauteriza (queima) os vasinho, não deixando-os sangrar e reduzindo o sangramento e inchaço.

Nos casos em que os pequenos lábios vaginais são grossos, o laser passa a ser ainda mais útil, pois nestes casos é importante retirar o tecido interno, para afinar além de reduzir o tamanho. A retirada do tecido interno por bisturí normal gera grande sangramento e inchaço, com maior risco de hematoma pós-operatório. O laser propicia a redução do volume e tamanho com menor trauma, menor sangramento melhor recuperação e menor risco de complicações, como hematoma e abertura de pontos (deiscência).

A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. Dura em torno de uma hora. A alta costuma ser no mesmo dia e o trabalho de escritório geralmente pode ser retomado em três dias. Relações sexuais e exercícios devem ser evitados ao menos por um mês. Não há alteração de sensibilidade e o clitóris não é manipulado, não sofrendo nenhuma alteração. A cicatriz costuma ser discreta e não incomodar.

Como o crescimento dos pequenos lábios ocorre durante a puberdade, na adolescência, a cirurgia pode ser indicada a partir dos 15 anos, quando o desenvolvimento corporal da adolescente já estiver se desenvolvido. A hipertrofia pode atrapalhar na inicialização da vida sexual, causando trauma psicológico ou bloqueios emocionais. O apoio da família, principalmente da mãe, é importante para a paciente adolescente, até para permitir que ela exponha o seu problema. Quando a família é mais rígida e menos compreensiva, é comum a adolescente sofrer em silêncio e nem expor o problema, deixando para operar quando adulta, já com trauma ou constrangimento há anos. Por ser menor de idade, precisa da autorização de um dos pais, ou responsável legal.

Dr André Colaneri

Quando há flacidez dos grandes lábios, associada ao aumento dos pequenos lábios vaginais, a cirurgia conjugada pode ser realizada. É comum a perda de volume dos grandes lábios com a idade, emagrecimentos e exercícios. O tratamento da flacidez dos grandes lábios pode ser feita com enxerto de gordura e o laser também pode ser usado para fazer um peeling da pele dos grandes lábios, estimulando a produção de colágeno e melhorando sua elasticidade. A associação destas duas cirurgias é comum com o progredir da idade, principalmente após os 35 a 40 anos, quando a perda de volume dos grandes lábios é acentuada e costuma expor ainda mais os pequenos lábios vaginais.

A cirurgia costuma trazer um grande alívio emocional, além do físico. As pacientes costumam a ficar mais relaxadas durante as relações sexuais, não sentir mais desconforto aos exercícios e durante a penetração. Passam a usar roupas justas, frequentar ambientes que anteriormente evitavam, como piscinas, vestiários e praia.

A cirurgia íntima é uma cirurgia que a paciente procura para ela se sentir melhor, não tendo relação na maioria das vezes com queixa do parceiro, que muitas vezes nem se incomoda. É feita para a mulher se sentir melhor, mais segura e melhorar sua auto-estima e com isso a qualidade de vida.

  •  Qual o grande diferencial desse tratamento?"O laser permite uma incisão sem sangramento, com menor trauma, menor inchaço e melhor recuperação. Uma grande vantagem é permitir a retirada do volume interno do pequeno lábio vaginal, deixando-o menor e mais fino. Isso não é possível se realizado com bisturí, pois sangrava muito."
  • Doutor, em qual caso se faz mais recomendado a labioplastia a laser?"A labioplastia a laser pode ser realizada em todos os casos. Em vez de usar o bisturí para a incisão, se usa o laser."
  •  Depois de quanto tempo a paciente consegue se recuperar do procedimento?"A maioria das pacientes retornam ao trabalho de escritorio em três días, voltam a fazer exercícios e ter relações sexuais em um mês."
  • Há alguma limitante para realizar essa cirurgia?"A indicação é igual à labioplastia tradicional, não havendo nenhuma diferença na indicação."
  • Quais são os resultados esperados da Labioplastia a laser? "Um resultado com boa cicatriz, com o pequeno lábio vaginal menor e mais fino e melhor recuperação."

Para mais informações, ou para marcações de consultas é possível entrar em contato com o Dr. André Colaneri. Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Qualquer dúvida ou para mais curiosidades visites o perfil do profissional, aguardamos o seu contato.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.