Embora seja uma imperfeição menos óbvia, ter um ânus escuro (ou hiperpigmentação do ânus) pode, no entanto, criar uma sensação de insegurança e constrangimento para as pessoas afetadas. Atualmente, cada vez mais pessoas estão buscando tratamentos estéticos para corrigir o problema.
Uma pigmentação marrom na área anal pode ser uma simples imperfeição, mas às vezes também pode ser acompanhada por outros sintomas, como inchaço ou irritação, o que pode ser um sinal de alerta. Portanto, é sempre aconselhável consultar um especialista em saúde para investigar as causas e os possíveis tratamentos. Na maioria dos casos, porém, trata-se de um problema puramente estético, que não é muito óbvio, mas que pode causar desconforto para a pessoa. Na Internet você pode encontrar vários remédios caseiros que prometem ser muito eficazes, mas que você deve evitar, pois podem esconder muitas contraindicações para sua saúde. Portanto, antes de realizar qualquer tratamento em uma área tão íntima e delicada, é essencial consultar um médico.
Há muitas causas de hiperpigmentação anal. Por exemplo, pode estar associado a uma mudança hormonal (como em mulheres grávidas) ou pode ser o resultado do uso de roupas apertadas que causam esfregamento contínuo na pele, fazendo com que a pele ao redor da área anal escureça com o tempo. Mesmo a raspagem ou depilação pode causar este tipo de coloração, levando à concentração de melanina na área perianal.
As causas mais comuns podem ser resumidas como a seguir:
Os remédios para corrigir a descoloração anal são não invasivos e dão excelentes resultados ao longo do tempo. O branqueamento anal é o único procedimento que garante excelentes resultados, e existem dois tipos de branqueamento:
Branqueamento anal com creme
Este tipo de clareamento envolve a aplicação de um creme que inibe a produção de melanina, que é responsável pela pigmentação da pele, resultando em uma pele mais clara. O creme geralmente contém arbutin, ácido kójico ou hidroquinona. No passado, eram utilizados cremes prontos contendo mercúrio, mas a FDA proibiu o uso desta substância durante os anos 70 por causa dos riscos associados a ela. O efeito não é permanente e, portanto, deve ser repetido várias vezes ao longo do tempo. Este tratamento só pode ser realizado por pessoal médico certificado, a automedicação não é recomendada de forma alguma.
Outra técnica inovadora para o branqueamento anal é o uso de lasers. Graças ao poder oxidante da tecnologia laser contra a melanina, a pele aparecerá mais leve e regenerada. O procedimento não requer muito tempo, a duração total de uma sessão é de cerca de uma hora, mas muitas vezes é necessária uma média de 4 sessões para obter resultados definitivos. Este tratamento não é permanente e deve ser repetido assim que a mancha reaparecer. Novamente, é essencial utilizar somente médicos certificados que sejam especialistas no uso desta técnica. O clareamento a laser é geralmente considerado mais seguro e mais eficaz do que o clareamento com cremes cosméticos. Na verdade, é o procedimento mais comum para este tipo de tratamento.
La Clinique of Switzerland, Anal Bleaching (Sbiancamento Anale). [online] Available at: <https://www.lacliniqueofswitze... on 22 June 2021]