Quais são os riscos da labioplastia?

Quais são os riscos da labioplastia?
Dr. Eduardo Cabral
Membro do Conselho Ético e Jurídico e Médico Perito Técnico e Oficial: Dr. Eduardo Cabral da Costa, CRM 25684
Criação: 10 jun 2019 · Atualização: 18 out 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Esta cirurgia consiste na redução do tamanho dos lábios internos e do capuz do clitóris. Pessoalmente, é uma cirurgia que adoro, porque tem uma componente artística, de meticulosidade e dedicação que me inspira. Não se trata apenas de aparar o excesso de pele, mas de harmonizar a vulva, cuidando de sua funcionalidade. Cada estrutura do nosso corpo tem uma função, os lábios internos e o capuz do clitóris não são exceção, e é essencial preservá-lo para que não haja problemas posteriores.

Não há duas vulvas iguais, portanto, cada cirurgia é única e é isso que as torna tão especiais. Na maioria das vezes, quando os lábios internos são grandes, há algum tipo de duplicidade de pele na capa clitória que também aumenta seu tamanho. É fundamental avaliá-la e tratá-la desde o início para projetar uma cirurgia que harmonize toda a vulva.Mulheres de todo o mundo buscam o procedimento de labioplastia para melhorar a sua qualidade de vida. Porém, esse, e qualquer tratamento, apresentam riscos. O Doutor Eduardo Cabral tirou as dúvidas de milhares de pacientes que buscam realizar esse tratamento.

1) Quais são os riscos ao retirar labios?

"Geralmente, a cirurgia de labioplasta não oferece grandes riscos. O inchaço excessivo, o desconforto local com roupas íntimas, um pequeno sangramento e a abertura discreta de pontos é o mais comum."

2) É possível perder a sensibilidade durante a relação sexual após procedimento?

"A sensibilidade tátil e a sensação prazerosa estão interpenetrante preservados, desde que realizada com a técnica correta. O conhecimento da anatomia e o cuidado com os nervos garantem a manutenção sensitiva."

Sinta-se feliz com você mesma

3) Quais são as razões para o desejo de mudar essa parte do corpo?

"O auto conhecimento e a identificação de que há algo anormal  despertam o interesse para uma consulta. Normalmente são mulheres que apresentam dor durante a relação sexual, ou se sentem incomodadas com a sua aparência através de calças justas, biquines e roupas íntimas. O desconforto durante algumas práticas esportivas ou o constrangimento diante do parceiro também incentivam a busca por um tratamento."

4)Quais são os tipos de labioplastia mais comuns?

"A labioplastia mais comum é a correção da hipertrofia dos pequenos lábios. A correção da flacidez ou atrofia dos grandes lábios é realizada com menor frequência."

5)Quais são as técnicas utilizadas para a labioplastia?

"Várias técnicas são recomendadas para realização deste procedimento. Algumas mais simples, outras mais complexas. Independente da técnica, o conhecimento das vantagens e desvantagens de cada uma indicam a escolha do melhor tipo de tratamento. Existe a técnica de ressecção elíptica, a técnica em V-Y, a técnica em zetaplastia e a técnica de Depolimerização."

6)Quanto tempo dura a cirurgia de labioplastia?

"Normalmente dura entre 1-2 horas."

7)Como é a recuperação desse procedimento?

"A dor e o desconforto é discreto e transitório. Tendem a ceder dentro de uma semana. O inchaço tem a duração um pouco maior, dependendo de cada organismo."

8)Quais são os prós e contras da labioplastia?

"A labioplastia elimina o desconforto e a queixa estética através de um procedimento rápido e com baixíssimo índice de complicações. No entando, a abstinência sexual por 6 semanas constitui uma das restrições mais importantes para recuperação."

9)Quais são os riscos da operação?

"Os riscos são os mesmos inerentes a qualquer procedimento cirúrgico. Os riscos específicos se referem a escolha do tipo de técnica ou grau de deformidade apresentado."

10)Se a paciente não gostar do resultado, é possível refazer ou planejar outro procedimento?

"Toda reoperação ou cirurgia secundária apresenta um grau de complexidade maior. A causa mais comum para reoperações é a resseção excessiva dos pequenos lábios. A reconstrução labial depende da disponibilidade ou preservação dos tecidos locais. Cada caso deve ser analizado observando as condições locais de reconstrução."

Esteja em contato com profissionais qualificados pela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Clínica Savassi Dr. Antônio Rabello
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.