As principais dúvidas sobre a Labioplastia.

As principais dúvidas sobre a Labioplastia.
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 13 ago 2018 · Atualização: 10 set 2021

O procedimento de labioplastia está sendo bastante procurado pelas as mulheres brasileira. O Doutor André Colaneri, especialista do assunto e um dos melhores médicos brasileiros de cirurgias íntimas, tira as principais dúvidas sobre o tema.

Doutor, quais são os tipos de pacientes que mais procuram o procedimento?

"Os pequenos lábios vaginais crescem na puberdade (adolescência), logo as pacientes que apresentam a hipertrofia (aumento exagerado) geralmente são maiores de 14 anos. Porém, há pacientes que procuram a labioplastia somente mais velhos, até próximo aos 60 anos. Isso pode ser devido a nao ter tido antes informação que este problema pode ser resolvido, por falta de oportunidade ou meios de operar antes, ou porque depois dos 40 anos há uma perda natural da gordura dos grandes lábios, o que acaba expondo mais os pequenos labios vaginais expondo ainda mais eles. A maioria das pacientes que procuram são entre 20 e 35 anos."

E quais são os cuidados do pré-operatório?

"Deve-se evitar medicamentos e complementos nutricionais anticoagulantes, não usar drogas ou remedios que influenciam o metabolismo (exceto hormônios da tireóide, se necessário), fazer o jejum de 8 horas antes da cirurgia e depilar a região genital."

Qual é o tipo de anestesia que se utiliza?

"Anestesia local com sedação, alta no mesmo dia e retorno às atividades de escritorio em 3 dias."

Quanto tempo leva a operação?

"Em torno de 50 minutos."

Quais são as orientações para o pós operatório?

"Evitar banhos quentes e demorados, nao fazer exercícios, evitar relaçoes sexuais. Tudo isso por um mês. Fazer compressas geladas."

É certo dizer que houve um aumento de procura por esta cirurgia?

"Sim. Esta foi a cirurgia que mais apresentou crescimento entre todas as ciurgias plásticas. No ultimo levantamento da Soc Internacional de Cirurgia Plastica Estética (ISAPS), o aumento foi de 45% em um ano! O Brasil é o país que mais faz labioplastias."

Existem muitos tabus sobre as cirurgias íntimas?

"Cada vez menos. Quanto mais pacientes sabem da cirurgia intima, mas a procuram. Não há porque passar a vida sofrendo em silêncio e constangida se há como resolver o problema e ter uma vida sexual e amorosa com melhor qualidade. Há trabalhos que apontam uma melhora da qualidade sexual em 64%. Isso simplesmente devido à perda do constrangimento, permitindo relaxar e curtir o sexo sem inibição ou vergonha."

Que tipo de labioplastia se pode realizar?

"A labioplastia pode ser realizada por diversas técnicas. Cada uma com uma indicação. O importante é saber que o índice de satisfação com a cirurgia é maior que 90% em qualquer das técnicas indicadas."

Quais são as mais comuns?

"A mais comum é a retirada da parte rugosa e escura dos pequenos lábios vaginais. Em seguida a que retira uma cunha central do pequeno lábio."

Quando aparecem os resultados para o paciente?

"Imediatamento depois da cirugía o resultado é evidente. A maior parte do inchaço resolve em 3 semanas. Geralmente em um mês, a paciente retorna à vida normal."

É possível, e necessário, marcar uma consulta com o profissional para avaliar o seu caso, pois cada paciente apresenta diferentes aspectos que precisam ser considerados antes de um procedimento.

FemmeCenter
2 Opiniões
Uberlândia, Minas Gerais
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr. Igor Padovesi
118 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra Laura Guimarães
35 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.