Ninfoplastia, o que é?

Ninfoplastia, o que é?
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 4 abr 2019 · Atualização: 30 mar 2022

A cirurgia de ninfoplastia faz parte das cirurgias íntimas, e é um procedimento muito buscado para melhorar a autoestima e confiança da pessoa. O Doutor André Colaneri é um dos profissionais que mais realiza esse tratamento, nos explicou e nos ajudou a tirar algumas dúvidas que as pacientes apresentam, nos ajudando a entender melhor como funciona todo o processo.

Ninfoplastia ou labioplastia são a cirurgia de redução dos pequenos lábios vaginais. Os pequenos lábios vaginais, são duas estruturas finas, que ficam próximo à entrada da vagina e internamente aos grandes lábios vaginais. Muitas pacientes confundem os pequenos e os grandes lábios, referindo querer reduzir os grandes lábios, sendo que na verdade são os pequenos lábios que estão grandes. Os grandes lábios vaginais são as duas estruturas acolchoadas, que ficam ao lado da virilha e que escondem na parte interna os pequenos lábios. Quando os pequenos lábios ficam expostos, para fora dos grandes lábios, passam a ser chamados de hipertrofia dos pequenos lábios vaginais.

O aumento dos pequenos lábios vaginais pode ocasionar dor, aumento de episódios de candidíase, desconforto aos exercícios e nas relações sexuais. Porém, a maior fonte de queixa das pacientes é o constrangimento que o aumento dos pequenos lábios acarreta ao marcar as roupas, o biquíni, e durante o sexo. Muitas pacientes pro constrangimento, evitam usar roupas justas, frequentar praia, piscina ou locais onde pode ficar evidente o aumento de volume na região genital.

Os pequenos lábios vaginais crescem na puberdade, sendo seu aumento e desconforto gerado depois da adolescência. Assim, como o crescimento das mamas, dos pelos genitais, o crescimento dos pequenos lábios vaginais fazem parte do desenvolvimento dos chamados caracteres sexuais secundários.

A maioria dos casos é de origem genética, sendo comum a mãe e a filha apresentarem o mesmo desconforto. O uso de hormônios, anabolizantes ou disfunção hormonal, pode também levar ao aumento dos pequenos lábios vaginais e clitóris.

Cirurgia que cuida da beleza íntima

É comum o escurecimento dos pequenos lábios com o progredir da idade, devido ao atrito com a calcinha, fazendo com que a parte que fica exposta, para fora dos grandes lábios, passe a apresentar cor mais escura que a parte escondida. A presença do escurecimento da pele e da característica rugosa da porção exposta, aumentam ainda mais o constrangimento da paciente.

A intenção da cirurgia é retirar o excesso dos pequenos lábios vaginais e não amputá-los (retirar tudo). É importante manter uma porção capaz de proteger a entrada da vagina de contaminação e ressecamento. Nos casos de retirada em excesso, pode haver aumento da contaminação vaginal e dor às relações sexuais.

É comum, a partir dos 35 anos, acentuando-se depois dos 40 anos, a absorção da gordura de dentro dos grandes lábios vaginais (os que ficam externos aos pequenos lábios). Isso faz com que aquela estrutura que comumente esconde os pequenos lábios fique mais baixa e passe a descobrir os pequenos lábios. As pacientes frequentemente referem que os pequenos lábios estão crescendo, mas na verdade, os grandes lábios que estão diminuindo, expondo os pequenos lábios e aumentando a sensação de flacidez de toda a região genital.

Quando isso ocorre, é possível associar à ninfoplastia (labioplastia) o enxerto de gordura nos grandes lábios, para devolver o seu volume original e ajudar e reduzir a exposição dos pequenos lábios.

A cirurgia pode ser feita com anestesia local e sedação, raqui ou peridural. Geralmente faço a cirurgia com anestesia local e sedação. A alta pode ser no mesmo dia. Os pequenos lábios são reduzidos, porém é importante manter uma parte deles, para proteger a vagina e ajudar na lubrificação.

A ninfoplastia dura em torno de uma hora, pode ser realizada com laser, para reduzir o sangramento e facilitar a recuperação. O retorno às atividades de trabalho em escritório podem ser em alguns dias, porém deve-se evitar exercícios físicos e relações sexuais por ao menos um mês.

Dr André Colaneri especialista

Os pontos utilizados são absorvíveis e não precisam ser retirados. Por ser de pequeno porte, a cirurgia é bastante segura. Pode ser indicada depois dos 15 anos, com autorização dos pais. A cirurgia não infere na sensibilidade da região genial. Porém, a paciente passa a se sentir melhor, mais solta e relaxada nas relações sexuais, o que pode melhorar sua performance e qualidade da vida sexual. Não pelo aumento da sensibilidade, mas por retirar a fronte de dor ou constrangimento, deixando-a livre para desfrutar o prazer.

1) A pessoa que realiza a ninfoplastia pode perder a sensibilidade ou o desejo sexual?

 "A labioplastia, também conhecida como ninfoplastia, não latera a sensibilidade sexual."

2) Quanto tempo de cirurgia dura esse procedimento?

"A cirurgia dura em torno no total de 50 minutos."

3) A cirurgia é feita com anestesia local ou geral?

"Eu opero com anestesia local, geralmente com sedação para maior conforto da paciente. A alta é no mesmo dia da cirurgia. Não precisa de acompanhante para operar."

4) Quais são os cuidados necessários no pós operatório?

"É preciso evitar que a área chegue a inchar muito. Para isso, compressas geladas e não tomar banhos quentes e demorados são fundamentais."

5) Quais são os exames realizados no pré operatório?

"Exames simples de sangue e eletrocardiograma. Costumam ficar prontos em 3 dias."

6) Quais são os riscos desse procedimento? Como é possível diminuir a possibilidade que eles apareçam?

"O risco é minimo. A anestesia é local e a duração da cirurgia rápida, equiparada em porte cirurgico à retirada do dente do siso. Como minimizar os riscos, os exames devem estar normais e a paciente seguir as orientações do medico no pós-operatorio, além de operar com especialista e em hospital. A cirurgia a laser também ajuda e ter menor sangramento e inchaço, com melhor recuperação. Três dias de repouso são importantes na recuperação. Geralmente quem opera sexta-feira, retorna ao trabalho de escritorio na segunda feira, perdendo apenas um dia de trabalho."

Para mais informações, busque sempre estar em contato com um profissional que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e para tanto também é possível entrar em contato com o Dr. André Colaneri.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.