Micropênis é um termo médico para um pênis que geralmente é diagnosticado ao nascer e está bem abaixo do tamanho médio. De todos os outros aspectos, incluindo estrutura, forma e função, um micropênis é como qualquer outro pênis saudável.
Antes do nascimento, os genitais de um bebê se desenvolvem em resposta a certos hormônios, principalmente andrógenos. Se o corpo não produzir andrógenos suficientes ou não responder normalmente à produção de andrógenos, pode resultar em micropênis.
As condições médicas que afetam a glândula pituitária ou o hipotálamo, que desempenham um papel fundamental na produção hormonal, estão associadas ao desenvolvimento do micropênis.
Nem sempre é claro porque alguns meninos nascem com um distúrbio hormonal que causa micropênis. Uma história familiar de micropênis também pode aumentar o risco de micropênis. Um estudo francês de 2011 sugere que a exposição fetal a pesticidas e outros produtos químicos pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento de micropênis.
Considerado um assunto tabu e uma causa de complexos, um pênis percebido como muito pequeno pode causar desconforto diário para os homens, afetando sua vida social e emocional. Hoje, a cirurgia plástica oferece vários tratamentos para aumentar o pênis.
O tratamento de um micropênis pode ser útil para aumentar a autoconfiança e melhorar as chances de uma atividade sexual satisfatória.
Também chamada faloplastia, a ampliação do pênis é uma das cirurgias mais comumente realizadas em homens. O pênis é aumentado para torná-lo visualmente mais longo.
O lipofilling, também chamado lipo modelismo, consiste em retirar uma certa quantidade de gordura de uma área doadora do paciente (como o abdômen, coxas, etc.) e injetá-la no pênis a fim de aumentar sua espessura. Portanto, este método cirúrgico é um autotransplante de células gordurosas. Uma vez extraída a gordura, ela é limpa por centrifugação e depois enxertada no pênis. A operação dura em média 1 hora e é realizada sob anestesia local. No final da operação, o pênis estará inchado e será necessário esperar algumas semanas antes de ver o resultado final. O lipofilling pode aumentar a circunferência do pênis em 2 a 3 centímetros em repouso, dependendo do paciente. O resultado é permanente e natural.
As injeções de ácido hialurônico também são utilizadas para o aumento do pênis. Depois de aplicar um creme anestésico, o médico injeta o composto no pênis. Várias injeções são necessárias para se obter um resultado satisfatório. O especialista pode verificar a distribuição do produto no pênis com a ajuda de um exame de ultra-som. Esta técnica não é permanente, o resultado dura de 12 a 18 meses, porque o enchimento é absorvível. Os resultados são satisfatórios e permitem que o paciente aumente o volume e a firmeza do pênis. No entanto, esta técnica também envolve possíveis riscos, especialmente deformações, e o custo a longo prazo é mais alto do que a cirurgia.
Cada cirurgião adaptará suas práticas ao paciente, geralmente realizadas sob anestesia geral, o cirurgião faz uma pequena incisão (cerca de 3 cm) na base do pênis para cortar o ligamento de modo que a parte oculta da haste peniana seja removida e assim visível. Como não é possível prever com certeza com antecedência quanto tempo o eixo em si será longo, nenhuma promessa pode ser feita sobre o aumento do comprimento. A operação geralmente dura cerca de uma hora e prolonga o pênis em 1,5 a 2,5 centímetros. O pênis se alonga em repouso, mas no momento da ereção, o ganho em centímetros é mínimo. O processo de recuperação leva cerca de 2 semanas. É aconselhável parar de trabalhar por uma semana para uma melhor recuperação.
A possibilidade de lipoaspiração simultânea da área púbica remove o excesso de gordura da base do pênis, o que também aumenta visualmente o pênis. A cicatriz mal é visível após um curto período de tempo.
BJU International. Am I normal? A systematic review and construction of nomograms for flaccid and erect penis length and circumference in up to 15 521 men. online verfügbar unter:https://bjui-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/bju.13010 [29.04.2022]
DGÄPC. Intimchirurgie & Intimkorrekturen. Ein sensibles Thema für Frau und Mann. Online:https://www.dgaepc.de/aestheti...[29.04.2022]
Dr. Alexander T. Hamers. Penisvergrößerung. Online:http://drhamers.de/drhamers/de/?project=penisverlaengerung-penisvergroesserung&lang=de [29.04.2022]
Dr. med. Paul J. Edelmann. Penisverlängerung und Penisverdickung. Online:https://www.praxis-edelmann.de/web/content/operationen/penisverlaengerung.html [29.04.2022]