Tratamento HIFU, tudo o que você precisa saber

Tratamento HIFU, tudo o que você precisa saber
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 2 nov 2022 · Atualização: 2 nov 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A tecnologia HIFU corresponde à sigla traduzida do inglês High Intensity Focused ultrassom ou o que é o mesmo ultrassom focalizado de alta intensidade. O tratamento HIFU consiste na aplicação de um feixe de ultrassom de alta intensidade na pele através de transdutores também chamados de cartuchos, que variam em profundidade e no número de pontos que emite dependendo da área a ser tratada e do equipamento utilizado.

Esses transdutores de alta intensidade provocam alterações na estrutura da célula, ao elevar a temperatura, elevando-a de 55°C para 75°C, com esta ação conseguimos produzir necrose coagulativa e morte celular imediata.

Quais são os benefícios do tratamento com HIFU?

O HIFU facial consegue um rejuvenescimento facial muito poderoso, tanto que é comparado aos fios tensores da medicina estética tradicional.

Em uma única sessão, o HIFU facial consegue melhorar a elasticidade do rosto, obtendo um rosto mais liso e luminoso e reduzindo as linhas de expressão dos olhos, sulcos, testa e definindo o oval facial, assim como pescoço e decote no caso do Corpo HIFU.

Com o tratamento corporal HIFU, conseguimos atingir as células de gordura onde, trabalhando na área localizada, obteremos uma redução considerável do tecido adiposo e, consequentemente, passando por todas as camadas da pele, reafirmamos a flacidez tecido de áreas rebeldes, como um abdômen após o parto, uma perda considerável de quilos ou até mesmo recuperar a firmeza nas nádegas, pernas e braços.

O HIFU facial

Os objetivos do tratamento de rejuvenescimento facial HIFU são melhorar a elasticidade da pele do rosto e pescoço que perdeu o tônus ao longo dos anos. Além disso, visa aumentar sua espessura e promover a criação de colágeno e elastina para garantir que o paciente adquira uma aparência renovada sem a necessidade de incisões cirúrgicas.

HIFU facial

A energia do Ultrassom Focado de Alta Intensidade aumenta a temperatura da área tratada, desencadeando a remodelação do colágeno existente e a contração imediata das fibras, bem como a reestruturação das moléculas de colágeno e elastina.

O HIFU é uma alternativa altamente eficaz aos procedimentos estéticos não invasivos, não requer nenhuma incisão na pele e os resultados começam a ser percebidos imediatamente. O efeito é de longo prazo, durando de acordo com o processo natural de envelhecimento.

Dr. Alexandre Meira
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Dra. Flávia Bonato
Sem opiniões
Palmas, Tocantins
Dra Tereza Melo
Sem opiniões
João Pessoa, Paraíba
Clínica Jerez
Sem opiniões
Barueri, São Paulo

HIFU Facial a partir de qual idade

O HIFU é indicado para o tratamento da pele de pacientes na faixa etária entre 35 e 65 anos, que apresentam flacidez leve a moderada.

Pessoas que têm uma pele que poderia ser chamada de “relaxada” na aparência, com falta de firmeza, com falta de tom nas pálpebras e uma linha que desce das sobrancelhas, bochechas caídas, oval facial mal definido, etc.

É também um excelente aliado para quem pretende manter os efeitos alcançados com um lifting cirúrgico ou para pacientes mais jovens que pretendem retardar o aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento.

Benefícios de se submeter a um tratamento facial HIFU

O uso de HIFU facial para rejuvenescer o rosto tem muitos benefícios:

  • É apropriado para todos os tipos de pele.
  • Não gera fotossensibilização, podendo ser usado o ano todo.
  • Não gera lesões no tecido adjacente à área tratada.
  • É mais intenso do que a frequência de rádio. A melhora obtida na pele é de longo prazo, pois afeta todas as suas camadas (epiderme, derme superficial, derme profunda e massa muscular superficial).
  • Gera a contração imediata da pele.
  • Oferece resultados semelhantes aos de um lifting cirúrgico.
  • Promove a regeneração do colágeno e elastina, suavizando assim os sinais de envelhecimento, mantendo a naturalidade dos traços.
  • Com poucas sessões os resultados desejados são obtidos. Geralmente, 3 aplicações é mais que suficiente.

Artigo relacionado: Endospheres a tecnologia inovadora que trata as manchas no rosto e no corpo

Efeitos colaterais da aplicação facial HIFU

Os mais comuns são sensação de formigamento, leve vermelhidão, sensibilidade ao toque e edema na área tratada. Esses efeitos colaterais desaparecem em poucas horas.

Contusões leves devido a vasos sanguíneos rompidos se dissipam em um período de 2 dias a 2 semanas após a sessão de HIFU.

Lesões na tireoide ou neurológicas não são nada comuns, mas não improváveis, pois resultam de tratamento inadequado quando o equipamento é manuseado por pessoa não qualificada.

Mas é o HIFU corporal, como funciona?

O tratamento dura aproximadamente uma hora e meia na cabine. O gel de ultrassom é aplicado na área-alvo, o que permite que a peça da alça da máquina HIFU deslize e pulsa com eficiência o ultra-som através da pele até a camada de gordura a ser removida. Várias passagens serão feitas para maximizar os resultados. A sensação durante o tratamento é semelhante a um formigamento ou cócegas, embora não haja alteração da camada da pele.

HIFU corporal

Durante um tratamento, a energia ultrassônica de alta intensidade é focada na gordura localizada. A energia passa pela pele e a gordura indesejada abaixo da superfície é permanentemente destruída. É capaz de penetrar até 3 profundidades diferentes para remover a gordura mais difícil de alcançar : 6 mm, 9 mm e 13 mm. Desta forma, as áreas do corpo que o cliente deseja são apertadas, levantadas e reduzidas.

Quantas sessões são necessárias?

É necessário sempre passar por uma avaliação antes de dizer o número de sessões que necessita, pois cada pessoa é diferente e os corpos nem sempre reagem da mesma forma. No entanto, é verdade que são necessárias pelo menos 3 sessões seguidas para ver os resultados. Estes são dados aproximadamente a cada um mês e meio , nesse período você não pode fazer mais do que duas zonas. 

O tratamento com HIFU é combinável com outros tratamentos?

Sim, conforme indicamos no parágrafo anterior, o tratamento HIFU facial ou corporal pode ser combinado com outras alternativas para potencializar seu resultado. Entre eles poderia estar um tratamento facial que pode ser combinado com Derma Pen, luz pulsada, radiofrequência, etc.

Nesses casos, o profissional dirá como e quando podem ser feitos na cabine.

No corpo temos inúmeros tratamentos com os quais podemos realizar tratamento HIFU facial e corporal, como terapia a vácuo, cavitação, radiofrequência, terapia da madeira, massagem de drenagem linfática manual ou terapia de pressão mecanizada , eletroestimulação, ondas eletromagnéticas como Sculptnova ou EMSculpt, e outros tratamentos em ascensão, como a Massagem com esferas, como o Novaroller da empresa comercial Nacnova, ou a terapia Endospheres.

E para encerrar este artigo sobre tratamento HIFU facial e corporal, a pergunta de um milhão de dólares do cliente será:

Após cada sessão, o paciente pode retornar às suas atividades diárias, uma vez que não necessita de repouso. Após a sessão, pode aparecer uma leve vermelhidão que dura algumas horas. Outros efeitos colaterais que podem surgir são formigamento transitório, edema e hematomas leves que cicatrizam em poucos dias.

Se você estiver interessado em se submeter a este tratamento, a Cirurgia.net disponibiliza uma lista de médicos e centro que podem te ajudar, basta entrar em contato com eles e conhecer mais detalhes sobre o tratamento e o valor.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.