Você gostaria de saber mais sobre a cirurgia íntima?

Você gostaria de saber mais sobre a cirurgia íntima?
Profissional que trabalha no ramo de cirurgia plástica há várias décadas, com muito amor e comprometimento: Dr. João Luyz E Martins, CRM 12536
Criação: 28 jun 2019 · Atualização: 28 abr 2021

As varias técnicas empregadas para melhorar ou adequar o aspecto das estruturas anatômicas da região períneo vaginal são denominadas Cirurgia Íntima. Mesmo se tratando de uma região de anatomia muito peculiar, podem ocorrem alguns tipos de desmordias anatômicas genéticas ou causadas pelo envelhecimento que vão se tornando  desagradáveis e até incômodas às atividades esportivas, utilização de trajes praia e até na relação sexual.

 A Ninfoplastia, também conhecida Labioplastia vaginal, é a cirurgia plástica para diminuição dos pequenos lábios vaginais, podendo inclusive melhorar redundância de pele localizada em torno do clitóris, onde são utilizados fios de sutura absorvíveis que frequentemente não é necessária a retirada dos pontos

Os grandes lábios são laterais aos pequenos lábios podem ser tanto diminuídos com lipoaspiração quando muito salientes, ou em casos de atrofias pelo envelhecimento preenchidos com enxerto de gordura retirados da paciente om lipoaspiração ou utilizando substâncias biocompatíveis e orgânicas como o Ácido Hialurônico.

Na região abaixo do umbigo chamada de pubiana ou monte de Vênus nos caso de acúmulos gordurosos que podem marcam as roupas mais coladas ou maios e biquínis também pode ser tratado com lipoaspiração.

Cirurgia Íntima

Após a cirurgia, a pele ficou mais escura. O que fazer?

Por ser uma região de muito atrito e fácil pigmentação que frequentemente torna estas estruturas mais escuras que a pele, existem vários tratamentos que promovem o clareamento.

Esta cirurgia é realizada em caráter ambulatorial com sedação anestésica ministrada pelo médico anestesista e complementa com anestesia local.

Quais cuidados tomar antes e depois da Ninfoplastia? 

O preparo cirúrgico e a higiene íntima é muito importante. É uma cirurgia rápida que dura em torno de 2 horas. Por ser uma região delicada e potencialmente colonizada por bactérias, pela proximidade a região anal, demanda alguns cuidados de higiene especiais de pós operatórios, como utilização de sabonetes anti-séptico e pomadas de antibiótico. utilizando sabonetes bactericidas três dias antes do procedimento, e após manter o local seco, utilizar compressas de algodão e pomadas de anti-biótico e evitar atrito quando secar região. Prefira banhos com água morna. 

Quanto tempo preciso ficar internada?

A alta ambulatorial  será em torno de 2 a 3 horas após o termino da cirurgia conforme o grau de sedação aplicada durante o procedimento.

Em casa utilizará analgésicos e anti-inflamatórios que amenizam em muito os sintomas doloroso.

A paciente deverá fazer um repouso relativo por apenas um a dois dias, depois disso poderá voltar gradativamente as suas atividades conforme a evolução de sua convalescença.

Momento da Cirurgia Íntima

Relação sexual após Labioplastia

Em relação as atividades  sexuais, estas normalmente são autorizadas após 35 dias conforme esteja a evolução das cicatrizes, que deverão estar totalmente curadas, e da sua disponibilidade e vontade pessoal para o ato.

As atividades físicas normalmente são liberados em torno de 25 a 35 dias, também desde as feridas operatórias estejam perfeitamente cicatrizadas, iniciando com exercícios que não atritem ou machuquem a região operada. Após este período deverá evitar esportes de contato como lutas, equitação, andar de moto e bicicleta ou qualquer atividade que possa atritar e machucar a região. 

A utilização de roupas confortáveis, evitando atrito, como calcinhas de algodão evitando roupas sintéticas em contato direto com as cicatrizes.

Não existe uma idade especifica para a realização destes procedimentos, pois como relatamos acima podem ocorrer alterações dismórficas da anatomia vaginal  genéticas que na puberdade podem se tornar mais evidentes, exatamente quando as meninas começam a desenvolver as suas características sexuais femininas e as comparações entre as amigas são frequentes.E com o passar do tempo as estruturas musculares, gordurosas tendem a ter uma atrofia gradual, potencializada na menopausa e também os efeitos das gestações, principalmente quando o parto for normal, podem vir a trazer alterações nas estruturas vaginais desagraveis e até incomodas.Como o nome diz a Cirurgia intima um procedimento que a decisão via de regra de fazer ou não, se é necessário ou não será sua, com exceção nas pacientes menores de idade, que além da autorização cirúrgica ser de seus responsáveis, mas a decisão deverá ser compartilhada normalmente com sua mãe.Em nossa experiencia os resultados são bons, é uma cirurgia de baixa complexidade e de poucas complicações e índices de satisfação das nossas paciente é muito alto, referindo um acréscimo de auto estima e confiança nos dando muita tranquilidade em indicar estas técnicas.

FemmeCenter
2 Opiniões
Uberlândia, Minas Gerais
Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr. Igor Padovesi
118 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Thalia Maia
14 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.