Enygma X-Orbital contribui no tratamento da região íntima com eficiência
Existe um fenômeno mundial de aumento da procura por procedimentos rejuvenescedores, como cirurgias, lasers etc. E é aí que entra o Enygma X-orbital, um procedimento de rejuvenescimento não-invasivo com uma tecnologia inovadora que resolve problemas estéticos e funcionais da região vulvovaginal.
Apesar de ainda ser pouco conhecido pelas mulheres, por ser um tratamento novo no Brasil, o Enygma tem cada vez mais sido ofertado pelas ginecologistas em pacientes com os mais diversos problemas na região íntima, visto que o procedimento tem sua eficácia comprovada por estudos clínicos.
O que é o envelhecimento íntimo?
A vulva, parte externa íntima, quando jovem, normalmente não possui manchas e enrugamentos e tem cor homogênea. Da mesma maneira, a vagina, parte interna íntima, tem a musculatura forte, e há secreção suficiente para lubrificá-la. Com o envelhecimento e outros fatores como variações de peso, gravidez, partos e prática de exercícios é inevitável que a região íntima sofra alterações. A menopausa é um dos principais aceleradores desse envelhecimento, momento em que ocorre uma queda gradativa dos hormônios progesterona e estrogênio.
As mudanças mais comuns que ocorrem ao longo do envelhecimento vulvovaginal são a falta de lubrificação, a incontinência urinária e o relaxamento vaginal, que consiste na perda do tônus da musculatura. Além da questão estética, essas alterações na região íntima são desconfortáveis para as mulheres, pois geram problemas na vida sexual, como dores no momento do sexo e falta de fricção da vagina. Por mais que esses sintomas sejam incômodos, muitas mulheres se acostumaram a aceitar esses problemas, ainda que tenham um grande impacto negativo na qualidade de vida.
Ainda que não satisfeitas com o funcionamento e a estética de suas partes íntimas, muitas mulheres sentem vergonha e acabam negligenciando o cuidado com a região, deixando de procurar especialistas para avaliação. No entanto, felizmente, na atualidade cada vez mais mulheres se empoderam e buscam tratamentos da região íntima para melhorar a autoestima e bem-estar.
Benefícios do tratamento com Enygma X-Orbital
O Enygma X-orbital é um procedimento seguro, indolor e não-invasivo, ou seja, não é necessário cirurgia ou anestesia para desfrutar de seus benefícios. O Enygma estimula a síntese de fibras de colágeno, o que gera um efeito de aperto na vagina e melhora da incontinência urinária. Além disso, o procedimento promove melhora da aparência dos grandes e pequenos lábios da vulva e aumenta a elasticidade da vagina.
O Enygma é utilizado também para o tratamento de coceira e queimação na região íntima, atrofia vaginal, vaginite e cistite recorrentes. Outro benefício que o procedimento proporciona é aumento da lubrificação e estreitamento do canal vaginal, que juntos aumentam a qualidade e potencializam o prazer na relação sexual. Após o procedimento, ocorre melhora da vascularização da região íntima e a redução de chances de infecções urinárias.
O tratamento para rejuvenescimento vulvovaginal vai muito além de questões estéticas, melhorando a qualidade de vida, autoestima e a vida sexual das mulheres.
Como funciona o aparelho Enygma X-Orbital
O Enygma funciona por meio de uma energia eletromagnética que produz um aquecimento interno controlado que estimula a síntese de colágeno e outros efeitos biológicos. O equipamento permite a aplicação por todo o canal vaginal e pode ser ajustado para aplicação em regiões específicas da vagina, conforme a necessidade da mulher e a recomendação da ginecologista. Não há risco de queimaduras, cortes ou danos ao tecido da região íntima.
Uma das vantagens do procedimento é que, ao contrário de cirurgias e outros tratamentos invasivos, não há necessidade de a mulher interromper suas atividades diárias ou de privação sexual após realizada a sessão.
Apesar de o tratamento ser na região íntima, que é suscetível a infecções, o Enygma é resistente ao processo de desinfecção, garantindo uma assepsia (ausência de germes que podem causar doenças) perfeita do aparelho.
Duração das sessões
Cada sessão do procedimento dura aproximadamente de 10 a 20 minutos. O tratamento é totalmente indolor e não necessita de anestesia. O número de sessões necessárias pode variar de 2 a 4, dependendo do resultado proferido pela mulher e da indicação da ginecologista. O intervalo entre cada sessão geralmente é de 21 dias. Outra vantagem é que pacientes que fazem uso de DIU também podem realizar o procedimento.
Indicações de tratamento
Com o devido acompanhamento e aconselhamento do médico ginecologista, as principais indicações do tratamento com o Enygma X-Orbital são:
- Atrofia vaginal
- Vaginite
- Cistite
- Envelhecimento da vulva
- Irritações na região íntima
- Pouca lubrificação vaginal
- Flacidez vaginal
- Incontinência urinária de esforço
- Disfunção sexual
- Pouca sensibilidade na região íntima
Resultados
O tratamento com o Enygma X-Orbital proporciona o aumento da lubrificação, estreitamento do canal vaginal, melhora da vascularização, aumento da sensibilidade da região e melhor funcionamento geral da mucosa vaginal. O procedimento promove também um rejuvenescimento dos grandes e pequenos lábios, aumentando o tônus muscular e um aumento na sensibilidade do clitóris.
A maioria dos efeitos do procedimento podem demorar até um mês para aparecerem, pois o Enygma age diretamente nas células produtoras de colágeno. Já alguns resultados como o “aperto” dos lábios maiores podem aparecer imediatamente. Além disso, os efeitos do tratamento com o Enygma se mantêm ao longo do tempo.
Bibliografia:
Bodyhealth.com.ar. 2022. Enygma ENG – Body Health Group. [online] Available at: [Accessed 24 March 2022].
Bodyhealth.com.ar. 2022. Enygma ENG – Body Health Group. [online] Available at: [Accessed 24 March 2022].
Cleveland Clinic. 2022. Energy-Based Treatments and Vaginal Rejuvenation. [online] Available at: [Accessed 24 March 2022].