Que relação a acne pode ter com problemas do organismo?

Que relação a acne pode ter com problemas do organismo?
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 31 mar 2017 · Atualização: 25 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A presença de acne é muito frequente em certos períodos da vida, como na adolescência, por exemplo. No entanto, inclusive na adulta existe a possibilidade de algumas pessoas sofrerem com a aparição de cravos e espinhas, principalmente na região do rosto, apesar de outras partes do corpo não estarem livres da possibilidade. Além de ser antiestética, em muitas vezes a acne pode provocar incômodos, como coceira e dor.

Por que a acne aparece?

Apesar de haver diversas teorias sobre os fenômenos que podem ser responsáveis pela aparição da acne, o certo é que sua presença está ligada principalmente a questões de ordem hormonal. Desse modo, existem fatores que podem dar lugar a uma menor ou maior presença de cravos e espinhas, assim como definir o tempo de permanência, ao exemplo de se possuir uma pele bastante oleosa, ou ainda o fato de ter uma alimentação pouco saudável.

Todas as acnes aparecem pelo mesmo motivo: se trata de uma inflamação da glândula sebácea em decorrência do aumento da produção de sebo. Isso é provocado por questões hormonais.

No caso das mulheres, está claro que durante a vida fértil se produzem mudanças hormonais responsáveis pela aparição de cravos e espinhas. Cabe destacar que, em relação às mudanças pouco se pode fazer. Entretanto, se podem tomar medidas contra o estresse, um dos responsáveis por afetar os hormônios femininos.

Também há que se ter em conta que a acne em adultos não é igual a que aparece na adolescência. Isso porque os cravos e espinhas na fase juvenil tendem a se espalhar por diversas partes do rosto, enquanto na fase adulta costumam surgir de maneira mais localizada.

O mais habitual é que a acne apareça ao redor da boca e na região do queixo. Costuma se tratar de incidências de tamanho grande e de intensa cor avermelhada, que demoram bastante em sumir e, em algumas ocasiões, ainda podem gerar pus.

shutterstock-376829452.jpg

O que diz a acne sobre nossa saúde?

Nos últimos tempos tem se tornado bastante comum a reflexologia facial, que é capaz de fazer trabalhar nossos órgãos internos por meio de diferentes pontos de pressão no rosto.

Cabe destacar o rosto possui mais de 100 terminações nervosas que, bem pressionadas, podem ajudar a tratar de órgãos internos, além de ativas certas glândulas, e melhorar o sistema linfático e também o aparelho circulatório.

Não à toa se pode encaixar tão bem nessa situação o dizer popular de que "o rosto é o espelho da alma", já que a região tende a expressar muito sobre o estado em que se encontra o organismo. Veja:

  • Mandíbula: a presença habitual de cravos e espinhas na zona da mandíbula pode estar relacionada a algum problema de nível estomacal ou ainda à intolerância alimentar de algum produto. No entanto, não se torna preocupante o surgimento de um cravo ou espinha em alguma zona concreta do rosto. Porém, é preciso sim se tomar medidas quando isso se torna algo comum, frequente, ou em grande quantidade.
  • Queixo: o surgimento de acne na região do queixo nas mulheres tende a ser reflexo natural da ovulação, o que faz com que não haja necessidade de alardes. Entretanto, se do mesmo modo se notar uma presença constante, é indicada a consulta com um ginecologista.
  • Bochechas: a região das bochechas está muito relacionada, de acordo com a reflexologia, com os pulmões. Assim que a presença de acne na zona pode ser um sinal de má oxigenação da pele, às vezes gerada pelo consumo de tabaco ou por não ser retirada a maquiagem de maneira correta.
  • Testa: já as acnes que aparecem na região da testa e no contorno das sobrancelhas estão relacionadas diretamente ao fígado e à vesícula biliar. Podem surgir quando existe um abuso no consumo de álcool, assim como de alimentos lácteos ou muito gordurosos. Ainda pode ser uma forma que o organismo tem de avisar sobre alguma intolerância alimentar.
  • Nariz: a presença de poros dilatados no nariz, assim como também de rubor frequente, pode ser um indicativo da existência da má circulação sanguínea.
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clínica Qara
1 Opinião
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Marcela Marques
Sem opiniões
Vitória da Conquista, Bahia
Dr. Antônio Júlio de Araújo Barreto
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais

Como tratar a acne?

shutterstock-570125239.jpg

Especialistas da área aconselham que a melhor coisa a se fazer é não tocar a acne. Na maioria dos casos, o simples fato de espremer uma espinha pode gerar infecções ou cicatrizes.

Desse modo, o melhor é esperar que a espinha seque naturalmente e que o próprio corpo a reabsorva. O que sim pode ser feito é um tratamento diário de limpeza, o que ajuda a reduzir ao máximo a presença de acne no rosto.

O rosto está constantemente exposto à intempérie, o que faz com que ao fim do dia haja o acúmulo de uma grande quantidade de partículas nocivas. Isso é um grande complicador para peles com tendência de aparição de acne, o que faz com que seja tão importante a higienização diária.

De acordo com profissionais da área, tanto pela parte da manhã, como à noite, é preciso limpar o rosto com o auxílio de produtos suaves e que não causem irritação. Em seguida, explicam, é indicado o uso de creme hidratante sem óleos em sua composição.

Já no caso de haver uma presença exagerada de acne, o melhor a se fazer é buscar um profissional, para que o caso seja avaliado e seja realizado um tratamento específico e que evite a proliferação de bactérias.

A fotoproteção no rosto é imprescindível para todos. No entanto, no caso de pessoas com pele sujeita à aparição de acne, se torna ainda mais importante a aplicação de um bom creme de proteção solar durante todo o ano, o que ajuda a evitar marcas residuais, assim como a aparição de manchas.

Conselhos para evitar a aparição de acne

1. Não incomode as espinhas

Isso aumenta a produção de sebo e quebra as membranas sob a pele, o que pode causar mais espinhas. Além disso, não perturbar essas espinhas evita o aparecimento de cicatrizes no rosto.

2. É aconselhável lavar o rosto duas vezes

Lave o rosto com um sabonete adequado para a pele duas vezes ao dia. Pode ser um de manhã e outro à noite. Esqueça o uso de esponjas ou pincéis.

3. Evite comer alimentos gordurosos ou condimentados

Você tem que prestar atenção ao que você come. Você não deve apenas evitar alimentos gordurosos ou picantes. Outros alimentos que devem ser deixados de lado são: açúcar, laticínios e frituras. Troque-os por vegetais.

4. Beba muita água

A água serve como agente de limpeza, tira tudo o que não lhe serve. Portanto, deve se tornar seu melhor amigo ao longo do dia.

5. Quando puder, evite usar maquiagem

A maquiagem obstrui os poros e produz mais cravos. Mas, se precisar usá-lo, à noite não se esqueça de limpar o rosto.

6. Evite produtos feitos com óleo

Tente não usar óleo para remover a maquiagem. Água micelar ou água de rosas podem ser uma alternativa na hora de remover a maquiagem.

7. Mantenha seu rosto limpo

Tente que seu rosto não seja exposto a poluentes ambientais. Se você estiver longe de casa por muito tempo, tente limpá-lo e evite não tocá-lo constantemente.

8. Exercício

O exercício é fundamental quando se trata de se livrar da acne. Fazer rotinas de exercícios diariamente permite manter a circulação sanguínea e eliminar toxinas.

9. Não se estresse!

Controle seus níveis de estresse. Não manter um ambiente calmo promove o aparecimento de acne e piora a condição da pele.

10. Procure o sol e o ar fresco

O sol estimula a produção de vitamina D. Isso é essencial para uma pele saudável. Além disso, se você misturá-lo com ar fresco, reduz os níveis de estresse.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.