Tratamentos para reduzir as olheiras
Olheiras não são um problema sério de saúde, mas elas afetam diretamente nossa autoestima, nos fazendo parecer cansadas, mais velhas e doentes. Felizmente, as olheiras são um problema de fácil resolução se o tratamento correto for indicado. Mas, qual é o tratamento correto?
Isso depende do tipo da olheira e se há uma causa por trás. Apesar de a maioria das pessoas pensarem que as olheiras são resultado de cansaço e falta de sono, existem outras várias causas para esse problema, sendo a genética a principal delas. Entre outras causas comuns estão: alergias, exposição ao sol, hiperpigmentação, anemia, desidratação, dermatites, envelhecimento, pouca gordura ao redor dos olhos etc. Entretanto, na maioria das pessoas, as olheiras são resultado de diversas causas combinadas com fatores genéticos.
Por isso, os tratamentos mais efetivos a longo prazo para olheiras não se resumem somente a procedimentos estéticos, mas também incluem uma mudança de hábitos.
Essas mudanças de hábitos são:
Tenha uma boa noite de sono
A privação de sono pode fazer com que a pele fique mais pálida, dando ainda mais destaque para as áreas mais escuras. Uma boa noite de sono pode melhorar o tom e a aparência geral da sua pele, reduzindo as olheiras.
Alimentação saudável
Apesar de não haver uma dieta específica para redução de olheiras, uma alimentação que inclua frutas, vegetais, grãos, proteínas e gorduras boas podem trazer benefícios visíveis para sua pele, incluindo a região dos olhos.
Use protetor solar sempre
O protetor solar é essencial para evitar a hiperpigmentação da pele. Aplique um protetor solar com FPS alto, com proteção UVA e UVB até a linha dos cílios. Existem corretivos no mercado que além de esconder as olheiras também protegem contra os danos solares. Além disso, procure usar óculos escuros e evite a exposição solar sempre que possível.
Repense sua skincare
Procure por produtos que contenham ácido hialurônico e cafeína. A vitamina C, por ser antioxidante, também é uma boa combinação com o ácido hialurônico: enquanto a vitamina C auxilia na construção de colágeno, o ácido hialurônico ajuda a diminuir a transparência da pele.
Em conjunto com as mudanças de hábitos, muitos procedimentos estéticos são extremamente eficazes em reduzir olheiras. O tratamento é indicado de acordo com cada tipo de olheira, veja a seguir quais são os principais tipos e como tratá-las:
Olheiras profundas
Esse tipo de olheira é caracterizada por uma área profunda abaixo dos olhos, devido a diminuição de gordura na região ou pelo envelhecimento acelerado. Um tratamento muito eficaz para esse tipo de olheira é o preenchimento com ácido hialurônico. O procedimento preenche a falta de volume da região, faz uma hidratação profunda da pele e também melhora a coloração da olheira. Esse procedimento é um dos mais utilizados para o tratamento de olheira, e quando bem indicado tem ótimos resultados. O preenchimento com ácido hialurônico dura em torno de 12 meses, é indolor e não tem efeitos adversos.
Olheiras pigmentares
Essas olheiras são causadas por aumento de melanina, o que faz com que a pele fique mais escura. As olheiras pigmentares são muito vinculadas à genética de cada indivíduo. Nesses casos, há diversos tratamentos para serem utilizados como peelings e lasers. Os peelings químicos geralmente são feitos com ácido glicólico e ácido mandélico. Essa técnica promove a retirada de camadas danificadas da pele e estimulam o crescimento de uma nova camada, com o objetivo de reduzir a pigmentação da olheira.
O tratamento com peelings exigem mais de uma sessão e precisa de maiores cuidados após o procedimento, como evitar a exposição ao sol, evitar contato na região das olheiras e o uso de cremes hidratantes. Outras opções para o tratamento das olheiras pigmentadas são o uso lasers como o Laser Spectra e Laser de CO2 fracionado. As sessões geralmente são rápidas e exigem menor tempo de recuperação.
Olheiras vasculares
Como a pele embaixo dos olhos é extremamente fina, vasos sanguíneos pequenos podem ser mais visíveis. Por conta de dificuldades de circulação na região, por noites mal dormidas ou até mesmo pelo excesso de vasos, a área fica com coloração azulada, roxa ou vermelha. As olheiras vasculares são muito comuns em pessoas de pele clara. Para esse tipo de olheira os tratamentos que podem ser realizados são com lasers ou luz pulsada, com o objetivo de tornar os vasos na região menos visíveis.
Olheiras mistas
As olheiras mistas são uma mistura entre vários tipos já mencionados, como a vascular e a pigmentada, por exemplo. Para esse tipo de olheira, o tratamento deve ser indicado por um profissional capacitado, que escolherá o melhor de tipo de procedimento, ou fará uma combinação de técnicas para reduzir a olheira.
Tratamento de olheiras com cirurgia
Uma cirurgia chamada blefaroplastia pode ser indicada em alguns casos de olheiras causadas por depósito de gordura ou por excesso de pele embaixo dos olhos. No entanto, por se tratar de uma cirurgia, é um procedimento invasivo e deve bem discutido e indicado pelo médico responsável.
Como saber que tipo de olheira tenho?
Um jeito bastante eficaz e fácil de descobrir qual tipo de olheira você tem é por meio de um pequeno beliscão na pele. Se você beliscar a pele na região da sua olheira e ela continuar com a mesma coloração, significa que você tem uma olheira pigmentada. Já se você beliscar e a cor da sua olheira ficar mais clara, significa que provavelmente sua olheira é de origem vascular.