Melhore a aparência do seu nariz sem ter que passar por cirurgia
O Dr. Danilo Talarico médico há mais de 13 anos atuante na medicina e suas tecnologias, explica para nós em uma entrevista como é uma rinomodelação.
Você poderia nos falar sobre sua posição na clínica, assim como alguns fatos importantes sobre sua carreira profissional?
Eu sou médico na Clínica BelaPele juntamente com minha sócia, onde atuo na área de procedimentos estéticos e tratamentos capilares. Desde os mais simples e inócuos até os processos cirúrgicos para rejuvenescimento e recuperação capilar.
Além de médico também sou professor em pós graduações de medicina na área de tecnologias estéticas, tricologia e transplante capilar.
Agora vamos falar sobre o tema da entrevista: Melhore a aparência do seu nariz sem ter que passar por cirurgia
1: Doutor, em que consiste um tratamento de rinomodelação?
A rinomodelação veio para atender aqueles pacientes que tem alguma insatisfação estética com o seu nariz mas ou não quer ou não tem indicação de rinoplastia.
Quando começamos a realizar esse procedimento há mais de 10 anos, percebemos que com aplicações rápidas em pontos estratégico conseguíamos resolver por um período relativamente longo problemas com a estética nasal.
Atualmente além do ácido hialurônico injetado no pontos nasais para correção de ponta caída, por exemplo, também podemos associar com ultrassom microfocado na pele do nariz, aqui dispomos do Liftera A para esse tratamento, além dos fios de tração para elevação da ponta e a toxina botulínica aplicada nos músculos que abaixam a ponta nasal.
2: Em quais casos a rinomodelação é indicada?
Os pacientes que queixam de ponta caída, irregularidade no dorso do nariz, como a giba, ou mesmo aquela sensação de nariz largo no dorso podemos realizar a rinomodelação com excelente expectativa de melhoria estética.
3: Que vantagens oferece em relação à rinoplastia tradicional?
Com um tempo de execução e recuperação extremamente rápido e indolor, vejo como o seu grande ponto positivo em relação a rinoplastia. Mas a sua necessidade de repetição a cada um a dois anos pode deixar alguns pacientes mais propensos a rinoplastia. Outro ponto favorável da rinomodelação é seu custo financeiro mais acessível para os pacientes.
4: Qual o preenchimento mais recomendado?
O profissional deve sempre optar por produtos chancelados pela Anvisa, e com uma característica de maior durabilidade pois necessitamos manter o tecido elevado para dar a proposta do tratamento. Eu já tive oportunidade de usar diversos produtos do mercado mas atualmente eu uso há mais de quatro anos o Restylane Lift com lidocaína que me entregou os melhores resultados e maior durabilidade.
5: É uma técnica nova, ou sempre foi utilizada?
A rinomodelação já é uma técnica usada desde o começo dos preenchedores na medicina estética. Teve momentos mais apagado a sua procura mas nos últimos anos os holofotes foram voltados para essa estrela da estética facial.
6: Quais aspectos do nariz podem ser melhorados e quais não podem?
Os resultados são muito mais atraentes quando tratamos as pontas largas ou bífidas (divididas), ponta caída, giba(calo ósseo no dorso do nariz), dorso largo, casos de assimetria são possíveis e correções de rinoplastia também. O que não temos indicação são os desvios funcionais, e as narinas alargadas.
7: Que tipo de pacientes costumam fazer esse tratamento em sua clínica?
Esse recurso estético atinge desde as faixas etárias mais precoces como 15 a 18 anos, até as pessoas mais experientes que percebem que o envelhecimento também afeta o nariz. Entre homens e mulheres temos um empate técnico por aqui.
8: Existe alguma contraindicação?
Temos uma anamnese minuciosa para realizar e identificar algo que não permita a realização do procedimento, uma delas é a realização prévia de algum outro preenchimento definitivo no nariz, outra é lesão ativa de herpes por exemplo.
9: É um tratamento doloroso?
A parte dolorosa é justamente a anestesia pro procedimento se tornar indolor, mas são pequenas doses de anestésico injetado nos ramos que transmitem a dor do nariz. Depois disso não temos nenhum incomodo mais.
10: Os resultados são visíveis no momento?
No mesmo instante, assim que termino a aplicação o paciente já pode se encantar com o novo visual que seu nariz ganhou.
11: Ao sair da consulta, o paciente pode retomar suas atividades diárias?
Pode sim, mas não pode ter impacto direto no nariz para não causar um deslocamento do produto aplicado.
12: Aproximadamente quanto tempo duram os resultados?
Temos uma variação pequena mas a maioria dos meus pacientes voltam a se incomodar com o nariz em dois anos e retornam para fazermos uma nova intervenção.
13: Além da corcova nasal, que outras áreas podem ser corrigidas?
A ponta baixa, o dorso largo, desvio assimétricos de ponta e dorso e também a correção de assimetrias da rinoplastia.
14: O que você recomenda antes e depois de uma Rinomodelação?
Antes não tenho nenhuma recomendação além de uma consulta para alinha expectativas e possibilidades para o seu nariz, e posteriormente deixo o pedido para os cuidados com seu novo nariz, nada de trauma, brutalidade para coçar, assoar ou lavar por alguns dias. Depois é só desfilar por ai.
15: Se após alguns meses de rinomodelação o paciente decide fazer a rinoplastia, ele tem que esperar que o ácido hialurônico seja totalmente absorvido ou não é necessário?
Não há necessidade visto que o produto será removido facilmente durante a cirurgia de rinoplastia, mas para o planejamento temos sim uma dificuldade para o cirurgião fazer sua determinação de atuação. Então recomendo aguardar pelo menos um ano para realizar a cirurgia após.
Finalmente, gostaríamos de agradecer pelo seu tempo e dedicação.
Agradeço por ter colaborado com as informações acima e espero ter respondido muitas dúvidas de quem procurou por esse procedimento. Lembre-se de sempre procurar um médico experiente para realizar seus tratamentos e que ele use produtos seguros para não ter problemas com sua saúde ao cuidar da sua autoestima.