Quer remodelar as panturrilhas? Conheça os melhores métodos para isso
Se você deseja remodelar a aparência e a proporção de suas panturrilhas, saiba que a redução ajuda a suavizar e também oferece maior feminilidade. Atualmente existem 5 técnicas que garantem excelentes resultados. E o melhor de tudo é que são métodos minimamente invasivos e que oferecem resultados estéticos belíssimos.
Não há mulher que não deseje contar com pernas bonitas e harmoniosas. A parte que mais está exposta no dia a dia é a das panturrilhas, que tem grande significado estético no mundo feminino. Há panturrilhas com proporções equilibradas e com harmonia com o restante do corpo, enquanto em outros casos em que a musculatura é mais volumosa e marcada. Do mesmo modo, ainda há panturrilhas que carecem de volume e são difíceis de serem definidas.
Felizmente, há procedimentos que são oferecidos por muitas clínicas e que têm como objetivo solucionar seja qual for a insatisfação. Depois de realizados diagnósticos de saúde e feita uma análise de cada caso, é possível saber qual é o mais indicado para se ter panturrilhas bonitas e harmoniosas.
Radiofrequência
A radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva, a qual se encarrega de eliminar músculo e ajudar a moldar as panturrilhas. A radiofrequência não interfere na função dos gastrocnêmios e dos sóleos, mas auxilia a trabalhar a musculatura e a sua redução.
Para que a técnica seja realizada, é preciso que haja sedação, pois a radiofrequência requer bastante precisão. São feiras pequenas incisões na parte posterior dos joelhos e se trabalha com os nervos motores do músculo.
Toxina botulínica
A toxina botulínica, também conhecida como botox, oferece resultados suaves. A substância, que é aplicada por meio de injeções, deixa o músculo menos volumoso. Os efeitos são notados com o tempo, já que o botox diminui a atividade contrátil do músculo.
Por se falar em resultados, é preciso destacar que são temporais, ou seja, duram entre 3 e 6 meses. Caso a pessoa fique satisfeita com os efeitos obtidos, pode, posteriormente, optar por um procedimento permanente. Além disso, ao não ser invasivo, não deixa cicatrizes e nem mesmo requer pós-operatório.
Eliminação ou remodelação muscular
Nesse caso, o que ocorre é a eliminação dos músculos que não oferecem harmonia com o resto da perna. O procedimento é a opção perfeita para aquelas pessoas que têm canelas muito volumosas. Com isso se consegue moldar as panturrilhas de um modo que se alcance um equilíbrio com o resto do corpo.
Para que o procedimento seja realizado, é necessário o uso de anestesia geral. Em seguida são realizadas incisões de 2 centímetro (uma em cada perna) nas dobras da panturrilha, através das quais é inserido um aparelho de endoscopia para que o especialista possa remodelar o músculo. A cirurgia leva entre 2 e 3 horas para ser realizada, dependendo de cada caso. Além disso, se necessário, a paciente permanece uma noite em observação na clínica.
Lipoaspiração
A panturrilha volumosa normalmente é resultado de excesso de músculo. No entanto, em algumas situações também é consequência da combinação entre gordura e músculo.
A lipoaspiração consiste em extrair a gordura localizada das panturrilhas. É comum que técnicas como a hidrolip e a hidrolipoclasia sejam utilizadas, pois não são agressivas, e não provocam sangramento, inflamação, ou hematomas. Além disso, a recuperação tende a ser rápida.
É ideal para as mulheres que apresentam panturrilhas conhecidas "garrafas de champagne", que não têm a zona bem definida, ou ainda possuem tornozelos volumosos.
A técnica ajuda a reduzir o volume das panturrilhas e também a remodelá-las. É realizada por meio de uma incisão feita na região a ser tratada, onde insere um jato de diversos componentes específicos que agem para reduzir o tecido adiposo. As cânulas utilizadas são de características específicas, desenhadas para extrair a gordura de maneira simples e sem danos.
Como se pode notar, existem diferentes métodos para conseguir o resultado tão desejado nas panturrilhas. Mas é necessário contar com um cirurgião plástico qualificado, que avaliará o seu caso para indicar o procedimento mais adequado.
Também podemos encontrar o caso contrário, em que o paciente precisa reduzir as panturrilhas porque a definição dos músculos é muito agressiva ou têm um volume total muito grande, prejudicando a estética do conjunto.
Também neste caso temos várias opções e procedimentos para lidar com a redução :
- A redução da panturrilha pode produzir uma atrofia seletiva dos músculos gastrocnêmio e sóleo com radiofrequência, processo pelo qual os nervos motores dos músculos da panturrilha são localizados e o impulso nervoso que chega às fibras é reduzido.
- Além da radiofrequência, também podemos reduzir as panturrilhas através da neurectomia , que se baseia em um princípio semelhante ao anterior, a atrofia muscular seletiva.
- A remodelação cirúrgica das panturrilhas é outra opção disponível para nós. É feito removendo seletivamente o músculo em casos de músculos hipertrofiados. É possível reduzir até 7 cm em uma intervenção imediata e definitiva, com resultados previsíveis com antecedência.
Deve-se dizer que a redução da panturrilha é um procedimento realmente delicado e deve ser realizado por um médico especialista.
A anatomia específica desta parte do corpo, e a realidade que dita que qualquer intervenção nesta zona seja muito visível, torna necessário ter prudência na escolha da equipe médica que se encarrega desta intervenção.