Lipofilling nas panturrilhas
Ocasionalmente, vemos pacientes com panturrilhas muito mal formadas. O aumento da panturrilha é uma solução cirúrgica que visa melhorar o tamanho e a forma de panturrilhas de baixo volume. Alcançar a harmonização nas proporções do corpo tornou-se o objetivo de muitas pessoas que chegam ao consultório do cirurgião plástico.
O aumento da panturrilha tem como objetivo moldar e aumentar o volume na região da panturrilha de forma a harmonizar o contorno corporal de homens e mulheres, que possuem pernas finas devido à atrofia dessa área, seja por doença, lesão ou simplesmente por causa da genética .
Existem duas técnicas para obter aumento de volume na região da panturrilha:
- Lipofilling: indicado em pacientes com áreas doadoras de gordura adequadas.
O volume que podemos alcançar é mais limitado e às vezes é necessário mais de uma sessão. Como vantagem fundamental encontramos que os resultados são naturais e não são utilizadas próteses.
- Prótese de panturrilha: indicada em pacientes que buscam uma alteração evidente ou que não possuem áreas doadoras de gordura suficientes. Existem diferentes tipos de próteses dependendo dos resultados desejados. A incisão é geralmente muito discreta na área da prega posterior do joelho.
Como é a cirurgia?
A gordura é obtida por lipoaspiração de outras áreas do corpo e é submetida a um preparo para obter apenas as células intactas. O processo de preparação pode ser feito por centrifugação ou filtração, dependendo do volume que temos para manusear.
A injeção é realizada através de cânulas muito finas para que em cada passagem sejam injetados enxertos muito pequenos. Estima-se que perdemos um 30% do volume após a injeção. Na perna, o tecido subcutâneo é muito denso e o espaço é pequeno, então grandes volumes não podem ser injetados.
A inflamação que ocorre é significativa e é muito normal que a perna e o pé inchem. Também podem aparecer pequenas áreas inflamatórias que geralmente desaparecem em poucos dias. O volume da panturrilha é considerado estável no período entre 4-5 meses. A aparência é completamente natural e após este período é possível repetir o procedimento se necessário.
E como funciona o lipofilling para aumentar a panturrilha?
A técnica é indicada sobretudo naqueles pacientes que possuem áreas doadoras de gordura e não desejam implantes. Mas cada vez recomenda-se mais como complemento da cirurgia de implante, para que seja possível resolver melhor as assimetrias e contornos. Por exemplo, costuma-se usá-lo para aumentar a circunferência inferior da perna, pois os implantes não atingem esta área.
Ou também é possível usar implantes na parte medial da perna, onde sempre é necessário mais projeção e volume, e enxertos de tecido adiposo na parte lateral.
Finalmente, em alguns casos servem para resolver pequenas assimetrias que ocorrem com os implantes. É evidente que sem áreas doadoras esta técnica não pode ser realizada.
Há riscos?
Não é um procedimento perigoso, os principais riscos são o inchaço da perna e, em muito poucos casos, a infecção. Como qualquer procedimento. A principal desvantagem da técnica é que é necessária a lipoaspiração para obtenção da gordura, o que aumenta o tempo cirúrgico e implica no pós-operatório correspondente.
Mas ao mesmo tempo melhoramos uma área com excesso de gordura. A zona de retirada normalmente é a dos flancos, costas e abdômen.
Qual é a melhor opção para o aumento de panturrilhas?
O tecido adiposo aumenta o volume, mas não a projeção, de modo que um implante sempre parecerá aumentar muito mais (no mesmo volume), principalmente na parte medial da perna. Para aumentar a vida do enxerto podemos enriquecê-lo com células-tronco obtidas do paciente. As células-tronco se organizam formando capilares que ajudam a fornecer mais nutrientes e oxigênio às células transplantadas.
Mesmo assim, se queremos um aumento significativo no contorno, o implante é melhor. Se combinarmos implante e gordura, o resultado é muito mais satisfatório.
Quais são os procedimentos não cirúrgicos para os aumentar as panturrilhas
Os tratamentos mais utilizados para aumentar ou diminuir o volume da região da panturrilha sem passar por cirurgia são dois: laserlipólise e preenchimento com ácido hialurônico. Aqui está uma visão geral das duas técnicas:
- Laser Lipólise . É usado nos casos em que a região da panturrilha ou tornozelo apresenta acúmulo excessivo de gordura. Através de uma pequena incisão e aplicação de laser intracutâneo, a gordura é queimada e então o corpo a elimina naturalmente.
- Preenchido com ácido hialurônico indicado em pacientes que desejam melhorar suas panturrilhas e que não desejam se submeter à cirurgia, ou também é indicado para pacientes magros. Consiste na introdução de ácido hialurônico através de injeções. É realizado ambulatorialmente (sem internação no ambulatório) e sob anestesia local mais sedação.
Orientação para decidir o tratamento
Se você está considerando a possibilidade de se submeter a uma inclusão próteses ou gordura, deve consultar um especialista para obter informações básicas sobre a cirurgia, quando é indicada, como é realizada e quais resultados podem ser esperados.
No entanto, como esse processo depende de muitos fatores, é necessário um estudo personalizado do seu caso para fornecer informações detalhadas sobre o que esperar do aumento de panturrilhas.