Mesoterapia: o que é, para que serve e cuidados

Mesoterapia: o que é, para que serve e cuidados
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 31 mar 2015 · Atualização: 28 set 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Quem já buscou informações para sobre tratamentos estéticos para o corpo, com certeza já ouviu falar da mesoterapia. O procedimento, que também é conhecido como intradermoterapia, é usado para tratamentos de inflamações crônicas, por exemplo, mas também pode ter finalidade estética, servindo para tratar de estrias e até para combater a tão indesejada gordura localizada.

Mas você sabia que a mesoterapia é muito mais abrangente, chegando a ser umas das técnicas mais escolhidas pelos profissionais da dermatologia, inclusive para combater a queda de cabelo?

Neste artigo falaremos sobre o que é, como surgiu, para que serve e quais os seus fins estéticos mais comuns. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas!

1) O que é mesoterapia?

Mesoterapia é uma técnica minimamente invasiva, que consiste na aplicação medicamentosa (substâncias farmacológicas diluídas, como vitaminas e enzimas) na camada de gordura que temos embaixo da pele (mesoderme), ou seja, são injeções intracutâneas em regiões estratégicas, com a finalidade de tratar doenças e/ou eliminar sintomas relacionados.

Esta técnica também pode ser utilizada para objetivos estéticos. O que muda e determinará os seus efeitos pós-tratamento é o tipo de medicação que será administrada no paciente e a região onde ela será aplicada.

Mesoterapia corporal

2) Como é feito tudo isso?

Criada na França por volta de 1952, o tratamento estético com a intra dermoterapia normalmente é recomendada para casos de combate a estrias brancas, celulite, gordura localizada, rejuvenescimento e calvície.

Os compostos utilizados variam conforme o caso, mas costumam ser formados por substâncias sintéticas. É o médico quem define a mistura que será utilizada, depois de uma avaliação detalhada.

O uso de agulhas finas (1 a 2 milímetros) possibilita uma aplicação muito localizada, o que aumenta o efeito dos medicamentos e reduz o aparecimento de efeitos colaterais. A profundidade da aplicação pode variar entre 3 e 8 centímetros, e quanto mais profunda mais fácil é que o produto se espalhe.

Normalmente, são utilizadas apenas agulhas e seringas no tratamento, inclusive com o auxílio do que chamam de “pistolas de mesoterapia”, que possibilitam que as injeções ocorram com profundidades mais controladas e num ritmo constante, acelerando as sessões e dando mais compasso e padrão às aplicações.

Como os avanços, também já existem pistolas sem agulhas, que conseguem fazer a inserção medicamentosa através de um mecanismo de pressão. Mas fica a ressalva: a pistola à base de pressão não é indicada para todos os tratamentos mesoterápicos.

Dra. Gláucia Zeferino
Sem opiniões
Recife, Pernambuco
Dra. Aline Ribeiro Castro
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Márcio Rockenbach
Sem opiniões
São Leopoldo, Rio Grande do Sul
Clínica Dermagem
Sem opiniões
Sete Lagoas, Minas Gerais

3) Os tratamentos mais comuns

A mesoterapia pode ser facial ou corporal, mas em ambos os casos requer um conhecimento da anatomia humana, porque não é um procedimento simples. Por isso, o profissional escolhido para realizar o tratamento deve ser um dermatologista, fisioterapeuta especializado ou um cirurgião plástico.

Citamos acima que, além do tipo de medicamento, o número de sessões também varia, conforme o tratamento. Veja em detalhes:

- Calvície: até 4 sessões, com 1 mês de intervalo entre elas. As injeções são de um mix entre minoxidil, finasterida e lidocaína.

- Celulite: cerca de 3 ou 4 sessões, intervaladas em 1 mês. Geralmente usa-se hialuronidase e colagenase.

- Rejuvenescimento facial: cerca de 4 sessões, com intervalos de 2 ou 3 semanas entre elas. Comumente aplica-se um complexo de vitaminas associado ao ácido glicólico.

- Redução de estrias: de 8 a 12 sessões quinzenais. São aplicadas substâncias que estimulam a produção de colágeno, ativando a circulação e estimulando a regeneração das lesões.

- Gordura localizada: de 2 a 4 sessões, com pausas de 2 a 4 semanas. A maioria dos profissionais aplicam fosfatidilcolina ou desoxicolato sódico.

Cada sessão gira em torno de 30 minutos e só depois da segunda ou terceira aplicação é que se começa a notar resultados. Outro ponto positivo é que seus benefícios costumam durar entre 12 e 18 meses.

Mesoterapia facial

4) Cuidados e contraindicações da mesoterapia

A intradermoterapia não pode ser feita por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Também não é recomendada para pessoas com algum tipo de doença de pele ou doenças autoimune. Deve ser evitada em casos de alergia a algum dos medicamentos eleitos pelo médico, por pessoas que estejam realizando tratamento com anticoagulantes ou que tenham problemas no coração, bem como menores de idade, sem o consentimento e/ou acompanhamento dos responsáveis.

Por ser um tratamento minimamente invasivo, não tem necessidade de repouso pós sessões ou o uso de bandagens e cintas.

5) Há risco de complicações?

Apesar dos efeitos colaterais serem raros, algumas reações imediatas são normais, afinal, estamos falando de injeções. Diante disso, devemos alertar que é comum sentir maior sensibilidade e ter uma vermelhidão na região do tratamento. Em alguns casos também foram relatados irritações, inchaços e coceiras.

Pode haver riscos de infecção, se o material utilizado não for devidamente esterilizado, ou se o composto sofreu algum tipo de contaminação. Além do mais, e ainda mais raros, pode ocorrer o aparecimento de cicatrizes não estéticas ou atrofia, por má execução do tratamento.

6) Mas quanto custa?

Um dos fatores que mais fazem os pacientes recorrerem a este tratamento, além da sua efetividade, lógico, é o valor: cada sessão tem um custo médio de R$ 40,00. Só lembramos que este investimento pode variar de acordo com região do país em que você se encontra ou de acordo com a extensão do tratamento proposto pelo médico e seus objetivos estéticos.

Para ter esta certeza e também saber de detalhes como endereço de profissionais próximos a você, telefones, formas de pagamento etc., navegue na nossa Cirurgia.net!

Em nossa plataforma, além de ter acesso à todas as informações necessárias em um só lugar, você conversa diretamente com outros pacientes, tira dúvidas com médicos habilitados e devidamente credenciados, e ainda pode dividir as suas experiências com os demais usuários. Aproveite!

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.