Prótese de mama subglandular, submuscular e dual plane: entenda as diferenças

Prótese de mama subglandular, submuscular e dual plane: entenda as diferenças
Edilena Ramos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 6 set 2016 · Atualização: 5 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Na hora de planejar uma cirurgia de aumento de seios, diversos pontos são levados em consideração para que a paciente tenha o resultado mais natural possível e um efeito de acordo com as suas expectativas.

Além do tamanho e do formato da prótese, o local em que o implante ficará na mama deve ser estudado previamente, considerando de forma particular o perfil de cada paciente. Atualmente, existem 3 posições para a colocação do silicone: atrás da glândula mamária (subglandular), atrás do músculo (submuscular) e metade atrás da glândula e metade atrás do músculo (dual plane). Neste artigo vamos explicar as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas técnicas para o aumento de seios.

Prótese subglandular

Os especialistas comentam que a principal característica levada em consideração na hora de verificar onde a prótese será colocada é a quantidade de tecido mamário que a paciente apresenta.

O implante subglandular é indicado para as mulheres que já possuem algum tecido mamário para cobrir a prótese, dessa forma, o resultado não será artificial. Esse posicionamento também é uma boa alternativa para pacientes que desejam ter um colo mais marcado.

Uma das grandes vantagens da colocação da prótese abaixo da glândula está relacionada ao pós-operatório, que costuma ser mais confortável e menos doloroso. A desvantagem é que com este posicionamento o risco de contratura capsular é maior, quando ocorre o endurecimento da capsula que envolve o implante, levando à deformação da mama.

Vantagem:

  • Maior ação contra a flacidez da mama: Estando em contato com a glândula, e mais superficial, exercem maior pressão sobre ela e, portanto, têm tradicionalmente dado uma vantagem em mamas levemente caídas, mas nas quais não é necessário fazer uma pexy . O implante empurraria a glândula com tendência a cair e a apoiaria melhor , já que não há nada interposto entre a prótese e a glândula mamária .
  • Sem mobilidade do implante ao contrair o músculo: Estando acima do músculo, mesmo que o peitoral esteja contraído, o tórax permanecerá no lugar e nada se moverá, como é o caso das meninas com implantes abaixo do músculo.
  • Menos dor pós-operatória: Pacientes operados acima do músculo (subglandular) relatam menos dor. É lógico, pois o implante é colocado em um local com menor comprometimento de espaço e com menos terminações nervosas. Este benefício, no entanto, é válido apenas para os primeiros 4-7 dias na maioria dos casos e, portanto, a longo prazo tem pouca ou nenhuma importância em termos de escolha.

Desvantagens:

  • Maior visibilidade do implante: como o implante é muito superficial, principalmente em pacientes muito magros , é comum ver o início da prótese na parte superior (decote). Todos nós já vimos maus resultados após a mamoplastia de aumento, em meninas em que o início do implante é perfeitamente adivinhado na parte superior, o que dá uma aparência muito pouco natural. Em pacientes menos magros ou que começam com mais tórax, isso geralmente não ocorre.
  • Maior taxa de rejeição (contratura capsular): Embora seja um tema debatido, os dados indicam que o risco de rejeição a longo prazo de implantes colocados acima do músculo é provavelmente maior do que abaixo, especialmente em implantes lisos ou levemente texturizados .
  • Aumento do risco de sangramento: Embora o risco seja baixo, parece um pouco maior se houver sangramento (complicação) nos primeiros dias do que no caso do plano submuscular (abaixo do músculo).
  • Aumento do risco de ondulação : Rippling é uma deformidade visível que resulta em dobras na prótese, especialmente no decote. Como não é coberto por músculo, o risco de ver essas dobras é maior.
shutterstock-77269915.jpg

Prótese submuscular

Esse posicionamento é recomendado principalmente para pacientes que possuem pouca glândula mamária ou gordura para cobrir a prótese. Com a colocação do implante atrás do músculo, o contorno das mamas fica mais natural porque o silicone menos visível.

Apesar dessa vantagem estética, o ponto negativo da prótese submuscular é que a recuperação é mais demorada e mais dolorosa que a subglandular.

Vantagem:

  • Menor visibilidade do implante: A prótese é mais profunda e protegida e, portanto, é menos vista e tocada, o que contribui para uma aparência mais natural e menos cirurgia, principalmente em meninas magras.
  • Clivagem progressiva e mais natural: O implante não provoca entalhe ou início abrupto, já que o peitoral, na clivagem, atua produzindo um efeito tenda . A transição entre a parede costal e o início do tórax será muito mais suave do que no caso acima do músculo.
  • Menor risco de rejeição (contratura capsular): É o plano com menor índice de rejeição.
  • Menor risco de sangramento pós-operatório

Desvantagens:

  • Pós-operatório um pouco mais doloroso: Nem sempre, mas em alguns pacientes o plano submuscular é mais doloroso. De qualquer forma, são os primeiros dias e, com o tempo, na maioria dos casos, a dor desaparece. As vantagens da colocação abaixo do músculo tornam essa desvantagem menos importante e justificam seu uso.
  • Efeito de mama animado: Exercendo força com os músculos peitorais e contraindo-os, os implantes subirão levemente e com o relaxamento eles descerão. Este é um efeito normal, que é curioso para muitas mulheres, mas não causa problemas adicionais a longo prazo.
  • Menos ação na glândula (mamas levemente caídas): Nesse tipo de mama, precisamos que o implante fique em contato com a glândula para empurrá-la para frente e agir com um efeito de pexia ou elevação (relativa) da mama. Nestes casos, será preferível a técnica Dual Plane ou subglandular.
  • Em atletas femininas de elite ou que praticam muita musculação ou esportes muito intensos na parte superior do corpo (alpinistas, lutadores, etc…), os implantes nesta colocação podem causar problemas ou perda de força. Nesses casos, pode-se avaliar o uso do plano subglandular. A maioria dos pacientes que pratica esportes moderados (corrida, aeróbica, academia, etc...) não tem contraindicação para usá-los abaixo do músculo.
Aumento de mama

Dual plane

Usando essa técnica para aumento de seios, a parte superior da prótese fica coberta pelo músculo e a parte inferior pela glândula. Também é indicada para pacientes com pouco tecido mamário, com a vantagem de proporcionar um resultado natural, principalmente no colo, e um pós-operatório mais confortável do que com a prótese totalmente submuscular.

A desvantagem do dual plane é que o posicionamento da prótese não permite uma grande aproximação dos seios, ou seja, as mamas ficam mais afastadas.

Vantagens da mamoplastia de aumento com Dual Plane

A realização de mamoplastia de aumento ou mastopexia com Dual Plane nos oferece uma série de vantagens muito interessantes:

É um método muito seguro que permite personalizar o tratamento e adaptar-se às características de cada mama .

O aumento Dual Plane permite uma melhor colocação das próteses em pacientes que possuem glândula mamária pequena ou atrófica, uma vez que a parte superior destas está localizada abaixo do músculo peitoral. E a parte inferior da prótese, abaixo da glândula mamária.

Ou seja, a metade superior da prótese mamária será coberta pela glândula mamária e pelo músculo; e a outra metade inferior, coberta apenas por tecido glandular.

Permite uma boa exposição da glândula em exames diagnósticos (ultrassons, ressonâncias, etc.)

É uma técnica muito segura e com a qual podemos obter uma mama muito natural.

Deve-se levar em conta para enfrentar qualquer cirurgia de mama, que existem diferentes maneiras de abordar a colocação e diferentes tamanhos de próteses. No entanto, para mim é fundamental ouvir os desejos do paciente e agir de forma que o resultado seja equilibrado e perfeito.

É fundamental que o cirurgião plástico realize uma avaliação detalhada para indicar a técnica mais adequada para o seu caso, considerando as suas necessidades.

Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.