Aumento de mama: prótese de silicone no plano subfacial
O plano subfacial de inclusão de prótese de mama é uma opção cirúrgica bastante conhecida. Trata-se de um plano intermediário que não é subglandular, propriamente dito, e nem submuscular.
Todo músculo apresenta uma cobertura de uma membrana (mais fina ou mais espessa) que começa e termina na extremidade muscular, ou seja, do tendão.
O plano subfacial deve ser indicado sempre que há uma espessura favorável de tecido na cobertura da prótese de mama (diminuir o efeito "bola", ou muito visível) e se espera uma queda precoce no plano retoglandular apenas.
Da mesma forma, serve também para aquelas mulheres que não querem passar por aquele quadro de dor dos primeiros dias da prótese colocada no plano submuscular.
Tecnicamente, este plano permite a anestesia local, mas, eventualmente utiliza-se. Bloqueio intercostal ou anestesia peridural, independente do tipo, em todos há sedação endovenosa assistida que precede à anestesia.
A busca por resultados cada vez mais naturais, a ausência ou pouca dor no pós-operatório e uma recuperação mais rápida, tornam este plano um dos mais aceitos na atualidade.
Técnica subfacial para mamoplastia de aumento: pós-operatório menos doloroso e resultado mais natural
Os especialistas em cirurgia plástica, estética e reconstrutiva que começaram a aplicar essa técnica observaram que, ao colocar a prótese de silicone gel entre o músculo e a fáscia, como o músculo não estava lesionado, os resultados eram mais naturais. Da mesma forma, o pós-operatório foi menos doloroso, com menos edema e inflamação, além de recuperação e retorno ao trabalho mais rápidos.
Diferença entre a técnica de aumento de mama subfacial e outras
Outras técnicas de mamoplastia de aumento utilizadas até agora foram concebidas na década de 1960 e consistiam na colocação de próteses de silicone gel no espaço submuscular ou subglandular. Essas técnicas envolvem uma lesão das estruturas musculares para o paciente: ruptura, ruptura ou descolamento do músculo peitoral , além de lesão dos ligamentos que sustentam a mama.Da mesma forma, a dor pós-operatória sofrida pelos pacientes com essas técnicas era bem conhecida: dor ao movimentar os braços porque o músculo estava lesionado ou drenos desconfortáveis que eles tinham que usar por dias. Sem dúvida, essas técnicas eram mais agressivas na época.
Vantagens da técnica suboficial
As vantagens da técnica suboficial sobre outras técnicas são muitas:- É indolor- Sem sangramento- Sem drenagem- Evita-se o deslocamento superior do implante- Evita-se a deformidade causada por contraturas do músculo peitoral- Recuperação rápida- Mobilização dos braços imediatamente