8 perguntas sobre o seu aumento de mamas

8 perguntas sobre o seu aumento de mamas
Médico pós graduado em Medicina Estética no IBRAPE-SE: Tomaz de Azevedo Lomonaco Neto CRM 82.294
Criação: 24 mai 2019 · Atualização: 6 jul 2021

Pacientes pelo o Brasil inteiro desejam realizar o tratamento para aumentar as mamas. Muitas delas tem dúvidas e perguntas importantes que precisam ser respondidas para que tenham mais confiança e façam o procedimento. O doutor Tomaz de Azevedo respondeu algumas dessas pacientes que querem conhecer mais sobre o tema:

  1. Como é possível escolher a melhor prótese de mama pra cada corpo feminino?"Na escolha da prótese deve ser levado em conta vários fatores como o tamanho do tórax da paciente, condições das mamas (pele, glândula mamária, volume, formato da mama, volume inicial), desejo da paciente em relação ao tamanho final. O uso apenas do volume não é uma boa referência. Deve se levar em conta a medidas da prótese, ou seja, o diâmetro da base, projeção e altura no caso das próteses ovais. Note que esses tamanhos não são padronizados e, portanto, próteses com volumes iguais podem ter medidas totalmente diferentes. Dessa forma a escolha deve ser feita pelo paciente com orientação do cirurgião de forma que o resultado final que é a soma entre o volume inicial da mama e a prótese colocada atinja os anseios da paciente."
  2.  Qual é a média de tamanho no caso das brasileiras? "Não existe uma média nacional de tamanho de próteses. De um modo geral minhas pacientes solicitam mamas com o sutiã 46. Para se chegar neste tamanho a prótese pode ser maior ou menor dependendo do volume inicial da paciente, ou seja, mulheres que tem pouca mama para conseguir sutiã 46 precisarão de próteses com volume relativamente grandes. Mulheres que tem mamas com volume 44 por exemplo, irão precisar de próteses menores."
  3.  Após colocar as próteses e necessitar de trocas, é necessário colocar um número maior? "Depende de vários fatores, como quanto tempo após a inserção está sendo necessária a troca de prótese, se há flacidez, queda da mama. Qual o desejo da paciente. Estas e outras perguntas devem ser respondidas ao conversar com o cirurgião. Não há nesse caso uma regra fixa. Lembrar também que em alguns casos se faz necessário mamopexia associada, o que pode exigir tamanhos maiores para compensar a retirada da pele."
  4.  O que é levado em conta na decisão do profissional ao escolher o tamanho/formato ideal?"Em primeiro lugar o desejo da paciente mais experiência do cirurgião, feeling e condições da mama da paciente também devem ser observadas."
  5.  Quais são os cuidados necessários no pós operatório?"Deve-se esperar quanto tempo para voltar as atividades normais? Normalmente, não realizar esforços, uso de sutiã modeladores, cuidados com a ferida cirúrgica, não dormir com a barriga para baixo, drenagem linfática ajuda muito. Com 21 dias você pode voltar a dirigir e começar a se exercitar com 30 dias. Com 2 meses não há mais qualquer restrição e você pode deixar de usar o sutiã."
  6. É possível que as próteses prejudiquem na amamentação?"De modo geral não há qualquer alteração de amamentação. Raramente em próteses colocadas pela aureola isso pode acontecer."
  7.  É possível perder a sensibilidade?"Pode ocorrer perda parcial e localizada de sensibilidade nas mamas. Isso tende a voltar ao normal em alguns meses (6 meses em média). Mas pode ocorrer perda definitiva devido a lesão de nervos sensitivos acidentalmente. Mas normalmente isso não ocorre. Após redução do edema a sensibilidade normaliza."
  8.  Em alguns casos, é possível desenvolver estrias por culpa do tamanho das próteses?"Sim. A prótese irá causar em muitos casos estiramento das fibras de colágeno e ruptura destas levando ao aparecimento de estrias. Infelizmente não há como determinar qual tamanho causara estrias ou não. O aparecimento de estrias está também relacionado a pele da paciente. Algumas são mais resistentes ao aparecimento e outras não. De um modo geral sugiro não se exagerar nos tamanhos, hidratar a pele antes do procedimento e se ainda assim aparecer tratamento com cremes e outros cosméticos podem minimizar o problema."

Qualquer dúvida, entre em contato com o médico ou qualquer especialista da SBCP.

Dra. Renata Mariotto
248 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Dr André Colaneri
72 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.