Como é realizada a redução dos grandes lábios vaginais?

Como é realizada a redução dos grandes lábios vaginais?
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 6 mai 2016 · Atualização: 1 abr 2022

Apesar de não ser um assunto muito comentado entre mulheres, seus parceiros e até mesmo seus cirurgiões plásticos, as cirurgias íntimas são um mercado muito promissor para quem procura maior bem-estar e qualidade estética em partes do corpo que nem todo mundo vê. A Redução dos Grandes Lábios Vaginais é uma das cirurgias íntimas, assim como a ninfoplastia, labioplastia, clitoroplastia, redução do monte de Vênus, todas elas cada vez mais populares entre as mulheres que se preocupam com a estética genital. 

Mas muitas pessoas se perguntam, por que alguém procuraria realizar uma cirurgia estética nessa parte do corpo? Diversos motivos podem incentivar uma mulher a procurar maior satisfação com sua região íntima e se você procura essa possibilidade de mudança no seu corpo, que tal conferir um pouco mais sobre como é realizada a cirurgia de redução dos grandes lábios vaginais? O doutor André Colaneri explicará mais sobre o assunto.

Qual é a indicação para a realização da Redução dos Grandes Lábios Vaginais?

Os grandes lábios vaginais são duas estruturas acolchoadas que ficam para dentro da virilha e que escondem no centro os pequenos lábios vaginais. Os pequenos lábios vaginais são duas pregas de pele, que ficam internamente aos grandes lábios, e que se aumentadas de tamanho, podem ficar expostas.

Muitas mulheres confundem os pequenos lábios com os grandes lábios, referindo como “grandes lábios” os pequenos lábios que estão aumentados. Logo, a cirurgia para a correção estética dos grandes lábios não é a ninfoplastia ou labioplastia, como é conhecida a redução dos pequenos lábios.

A alteração anatômica mais comum e a perda de volume de gordura dos grandes lábios vaginais, deixando-os murchos e flácidos. Isso ocorre com a idade (principalmente depois dos 40 anos), emagrecimento, uso de hormônios, exercícios vigorosos (principalmente o ciclismo).

Saúde íntima femenina

A correção da flacidez pode ser feita com enxerto de gordura, nos casos mais leves a moderados, repondo o volume e voltando a deixar a estrutura acolchoada, preenchida e esticada. Nos casos de maior flacidez, é necessário a retirada de pele, além do preenchimento com gordura.

Há pacientes que apresentam os grandes lábios com volume aumentados, dando um aspecto gordo à região. Menos frequentes que os casos de perda de volume pela absorção da gordura, o excesso do volume pode também ser tratado cirurgicamente, com uma lipoaspiração associada à retirada de pele local. Gosto de fazer a lipo a laser, que além de menos traumática leva à uma maior retração da pele local.

A cirurgia da correção da flacidez dos grandes lábios vaginais pode ser realizada com anestesia local e sedação, alta no mesmo dia e retorno às atividades de escritório em três dias. Atividades que tenham maior movimentação ou atividade física, devem esperar mais tempo. Exercícios e relações sexuais devem ser evitados ao menos por um mês.

Parte do enxerto é absorvida, mas o que fica depois de dois a três meses costuma durar por muito tempo. A gordura é o melhor preenchedor para os grandes lábios. É o tecido original de preenchimento dele, logo, nada melhor do que repô-lo. O ácido hialurônico também pode ser usado, porém é absorvido totalmente com o tempo, sendo necessárias inúmeras reaplicações. Para a melhor pega do enxerto, é importante que ele seja feito antes de qualquer outro preenchimento, visto que a aplicação de outros preenchedores levam à alterações internas dos grandes lábios que podem prejudicar a pega do enxerto e aumentar sua absorção. O preenchimento om ácido hialurônico pode ser feito depois de seis meses do preenchimento de gordura, caso seja interessante complementar o volume.

O intuito da cirurgia é melhorar o aspecto estético e funcional dos grandes lábios, tornando a região genital mais harmônica, retirando a causa de constrangimento da paciente, aumentando sua auto-estima e com isso sua qualidade de vida.

Cuide-se da saúde íntima

Qualquer mulher que apresente um volume considerado desconfortável, ou excesso de flacidez na região dos Grandes Lábios Vaginais, é uma candidata para a realização dessa cirurgia.

Como é feito o procedimento?

A técnica de cirurgia de Redução dos Grandes Lábios Vaginais é realizada com a aplicação de anestesia local, sedação ou peridural e, por ser um procedimento considerado relativamente simples, pode ter duração de cinquenta minutos a duas horas, dependendo que que será feito (apenas enxerto ou retirada de pele também). Após a aplicação da anestesia o médico realiza a retirada de gordura por uma minilipo. A gordura é tratada para purifica-la. A centrifugação da gordura ajuda a purificar a gordura e concentrá-la, fazendo que o enxerto tenha mais células por ml e com isso tenha menor absorção.

Como é o pós operatório e as possíveis complicações?

Por ser um procedimento relativamente rápido e simples, a Redução da Flacidez dos Grandes Lábios Vaginais também é uma técnica segura, de recuperação pós-operatória relativamente tranquila e sem relato de grandes complicações. Algumas mulheres podem observar sintomas comuns dos períodos pós-operatórios de qualquer técnica, como um discreto inchaço e roxidão na região operada, mas que regridem sem a necessidade de um tratamento específico para controle desse sintoma. Em alguns casos mais graves observa-se quadros de sangramento, infecção ou abertura dos pontos, porém também facilmente controlados com ajuda do acompanhamento médico. 

Para evitar as complicações a recuperação pós-operatória é muito importante, assim como a realização da cirurgia por médico Especialista e com muita experiência em cirurgias íntimas. A mulher deve ficar em repouso completo por aproximadamente três dias e evitar a prática sexual por um período mínimo de um mês, para garantir a recuperação e cicatrização completa da região. Algumas pacientes podem observar uma discreta alteração transitória da sensibilidade na região, sintoma que também é considerado momentâneo por especialistas. Não ocorre perda de sensibilidade permanente e a cicatriz costuma ficar discreta.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.