Conheça todos os benefícios da hidrolipoclasia
Ter o corpo modelado e livre de gordurinhas localizadas é o sonho de muitas pessoas, mas nem todas estão dispostas a se submeter a uma cirurgia plástica para alcançar esse objetivo. Um dos tratamentos que podem lhe auxiliar na eliminação do excesso de gordura de forma minimamente invasiva é a hidrolipoclasia. Saiba como funciona essa técnica.
Primeiramente, é preciso explicar que a hidrolipoclasia não é um tratamento para emagrecimento. Ela é indicada para aquelas pessoas com baixo nível de gordura corporal, mas que não conseguem eliminar pequenos acúmulos de gordura em determinadas partes de corpo. Esses excessos normalmente estão localizados no abdômen, cintura, flancos, parte inferior das costas, braços, pescoço, joelhos e parte inferior do glúteo.
Como é o tratamento?
O tratamento começa com a injeção de uma solução composta por soro fisiológico, anestésico, adrenalina e outros componentes na área a ser tratada. Em seguida são aplicadas sessões de ultrassom, uma tecnologia que gera uma vibração para acelerar a quebra das células do tecido adiposo. Esse processo faz com que a gordura se torne mais líquida e seja eliminada de forma mais fácil pelo organismo.
Por que é feito?
As vantagens da hidrolipoclasia são visíveis desde a primeira sessão. O principal objetivo deste tratamento é a eliminação da gordura, como se fosse uma lipoaspiração , mas sem passar pelo centro cirúrgico. Pode ser reduzido de 1 a 2 cm por sessão, desde que se siga uma dieta com baixo teor de gordura e sem ingestão de álcool . Além disso, é mais barato que a lipoaspiração tradicional, e também é muito eficaz, pois ao quebrar a célula adiposa, ela não conseguirá reter mais gordura em seu interior.
Preparação para hidrolipoclasia
A intervenção não requer centro cirúrgico ou internação, é realizada na consulta de um especialista em Medicina Estética . Isso economiza rapidez, custo e conforto para o paciente, que pode retornar às suas atividades diárias 60 minutos após a sessão. Antes da intervenção, a área é anestesiada, pois são aplicadas punções leves para injetar a solução. Porém, dependendo da sensibilidade do paciente, você pode sentir um leve desconforto ao realizar essas infiltrações . Terminada a sessão, a parte tratada fica com uma sensação fresca e agradável.
Cuidados após a intervenção
Após cada sessão, recomenda-se a realização de massagens linfáticas para promover a recuperação e eliminar completamente a gordura localizada. Normalmente, as massagens podem ser solicitadas no mesmo centro especializado onde é realizado o tratamento de hidrolipoclasia.
Quais são as vantagens definitivas da Hidrolipoclasia?
- Os efeitos da Hidrolipoclasia são visíveis desde a primeira sessão.
- Você perde gordura localizada sem passar pela sala de cirurgia.
- É mais barato que a lipoaspiração.
- A lipoaspiração sem cirurgia, por quebrar a célula adiposa, não conseguirá reter mais gordura em seu interior.
- Não requer hospitalização
- O paciente retorna à vida normal sem a necessidade de licença médica
- É realizado com sucesso em ambos os sexos.
Riscos, efeitos colaterais e contra-indicações da hidrolipoclasia
Um dos primeiros cuidados a ter em conta é o facto de algumas pessoas poderem apresentar reações alérgicas à anestesia . Em particular, de acordo com pesquisas , a lidocaína deve ser usada com cautela em pacientes com insuficiência cardíaca, bem como doença renal ou hepática.
Por outro lado, após a hidrolipoclasia, pode ocorrer algum desconforto, embora estes se resolvam com o tempo. Tudo depende da sensibilidade do paciente. Os possíveis efeitos colaterais incluem hematomas, vermelhidão e escurecimento da pele, dor ou formigamento e formação de seroma.
Mudança de hábitos após hidrolipoclasia
A hidrolipoclasia pode ser uma técnica eficaz para o tratamento da gordura localizada , tanto em mulheres quanto em homens. Ele ainda ajuda no controle da celulite.
Também é minimamente invasivo e seguro. Até o momento, nenhum caso de óbito relacionado ao procedimento foi relatado. No entanto, deve-se sempre tomar as devidas precauções e realizá-lo apenas com cirurgiões plásticos.
Apesar da eficácia do procedimento, é necessário mudar para uma alimentação saudável e equilibrada , eliminando o consumo de álcool, atividade física mais regular, para evitar novamente a formação de gordura localizada.
Aliando outras técnicas
Dependendo da necessidade de cada paciente, outras técnicas podem ser aliadas à hidrolipoclasia com o objetivo de otimizar os resultados.
- correntes elétricas: provocam a contração muscular, buscando estimular a circulação linfática e sanguínea.
- radiofrequência: se trata da emissão de ondas de som que são transformadas em calor para tratar também a flacidez da pele.
- drenagem linfática leve: esse procedimento de lipoescultura manual ajuda na eliminação da gordura pelo organismo e na modelagem da região tratada.
Recomendações
Especialistas esclarecem que gestantes, lactantes e quem tem alguma lesão de pele na área a ser tratada não são indicadas à hidrolipoclasia.
Os profissionais comentam ainda que o tratamento pode ser mais eficiente quando o paciente mantém uma alimentação equilibrada e pratica regularmente exercícios físicos. O número de sessões depende do quadro de cada paciente, podendo variar de 5 a 10 para que se consigam os primeiros resultados.
Como qualquer outro tratamento, é fundamental que o procedimento seja realizado por um profissional devidamente habilitado. Você pode consultar aqui especialistas em hidrolipoclasia.
Fotos: por Butz.2013 (Flickr)