Preenchimento facial com ácido hialurônico

Preenchimento facial com ácido hialurônico
Dr. Adson Andrade de Figuerêdo
Dr. Adson atua com seus clientes: oferecendo o que há de mais avançado na Medicina Estética e Cirurgia Plástica, com o melhor atendimento e trabalhando fortemente na relação entre médico e paciente.
Criação: 7 abr 2022 · Atualização: 7 abr 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

O doutor Adson Andrade de Figuerêdo explica as dúvidas e perguntas mais frequentes sobre o preenchimento facial. Um dos tratamentos estéticos mais realizados hoje no mercado da medicina estética.

Em que consiste um "preenchimento facial" com ácido hialurônico?

O preenchimento com ácido hialurônico é procedimento minimamente invasivo, de baixo risco e temporário, que objetiva reduzir a flacidez da face, suavizar as rugas, e repor volume através da aplicação de uma substância abaixo da pele. Isto permite deixar o rosto mais rejuvenescido tanto pelo tratamento da flacidez, como também esticar as rugas e dar volume em áreas consumidas pelo envelhecimento.

Por que essa substância é usada?

O ácido hialurônico é uma substância que faz parte de nosso organismo e tem a função de dar volume e hidratar os tecidos. Desta maneira, conseguimos dar sustentação e hidratação com a reposição de ácido hialurônico, que é uma substância naturalmente produzida por nosso organismo.

Está descartada a possibilidade de perda de mobilidade e expressão facial?

O ácido hialurônico ao contrário do Botox, não paralisa os músculos ou congela a expressão da face. O que ele faz é um efeito de riomodulação, isto é, a depender da posição e da localização em que ele é aplicado, ele pode ajudar a diminuir rugas e sulcos pelo controle da ação sobre o músculo. Este é um efeito muito desejado pelas pacientes e elas costumam ficar muito felizes com este resultado!

b2fe05ce-b662-11ec-9780-00505699734b.jpg

Em que partes do rosto são mais utilizados e com que finalidade?

Eles podem ser utilizados em praticamente todas as partes do rosto.

  • Na região das maçãs do rosto, eles dão volume e fazem um efeito lifting (suspensão) dos tecidos, o que melhora as olheiras e o bigode chinês e a flacidez da face;
  • Nas olheiras podem ser indicados, quando elas estão profundas e o olhar aparenta cansaço ou tristeza, assim conseguimos com o tratamento um efeito de olhar mais descansado e com mais brilho;
  • Na região das têmporas e fronte (testa) corrigimos depressões que surgem com o envelhecimento. Em especial, na região da têmpora conseguimos também um levantamento da cauda da sobrancelha que deixa o olhar mais vívido e sensual. As pacientes costumam ficar muito satisfeitas com o resultado da aplicação nesta área;
  • Para o nariz é possível corrigir pequenas imperfeições como a giba, ponta caída e em alguns casos conseguimos fazer um efeito de afinamento da ponta. Esta técnica é conhecida como Rinomodelação e tem indicações muito específicas que necessitam de um profissional experiente para sua correta aplicação. Ela não diminui o tamanho do nariz e nem corrige problemas funcionais da respiração;
  • Para os lábios pode ser utilizado para definir contornos labiais, dar volume e corrigir pequenas assimetrias. É uma área delicada como o nariz e por isso um profissional experiente irá fazer toda a diferença. Sem falar que os lábios bonitos transmitem sensualidade, bem-estar e jovialidade e por isso merecem uma atenção toda especial, pois eles também envelhecem, não é verdade?
  • Para o queixo e contorno da mandíbula, o ácido hialurônico também tem excelentes resultados, uma vez que repõe volume e ajuda a combater a flacidez tanto da face como do pescoço. Pode ser usado também em pessoas que tem o queixo pequeno ou retraído em relação ao rosto para aumentar um pouco o volume e assim proporcionar mais harmonia na face;
  • Hidratação de toda a face também pode ser conseguida através da aplicação do ácido hialurônico, especialmente os ácidos conhecidos como “skinboosters” que tem uma aplicação mais superficial e podem proporcionar uma hidratação de até 8 meses deixando a pele mais lisa e macia ao toque.

Os resultados são permanentes?

Os resultados não são permanentes, pois sendo uma substância que faz parte de nosso organismo, ele também é degradado (absorvido) com o passar do tempo. Outros fatores como metabolismo acelerado e a prática de atividades de alta performance (corrida, crossfit e musculação frequente) influenciam na absorção mais rápida tanto do ácido hialurônico produzido pelo organismo, como pelo ácido hialurônico que é aplicado no preenchimento facial. A depender do produto e das condições individuais de cada paciente, a duração pode variar entre 8 a 12 para produtos com reologia (estabilidade) mais baixa e de 12 a 24 meses para os produtos com maior reologia. Os ácidos hialurônicos (skinboosters) usados para hidratação exclusiva, por terem uma reologia menor, tem duração média entre 8-12 mesesTodas as pessoas são candidatas a este tipo de tratamento?

Sim, qualquer pessoa pode se beneficiar do uso do ácido hialurônico. Mesmo as mais jovens podem corrigir pequenas assimetrias em seu rosto com o uso do ácido hialurônico. Ele costuma ser mais procurado a partir dos 30 anos, quando começam a surgir os primeiros sinais de envelhecimento

As contraindicações absolutas para o preenchimento com o ácido hialurônico são: gravidez, lactação, doenças autoimunes e imunodepressão. Se possível, suspender anticoagulantes e anti-inflamatórios não hormonais cerca de 7-10 dias antes do procedimento para evitar aumento do sangramento.

Além disso, pessoas que tem alergia forte a picada de abelha tem uma contraindicação relativa, pois o produto usado como “antídoto” para complicações com o ácido hialurônico tem uma enzima chamada Hialuronidase, que está presente na substância da picada da abelha. Assim, para estas pessoas alérgicas a picada de abelha, existe um risco de reação alérgica caso este produto precise ser utilizado.

c9b5a880-b662-11ec-b8aa-005056999513.jpg

Que tipo de técnicas são utilizadas na aplicação do ácido hialurônico no rosto?

O ácido hialurônico é aplicado através de cânulas e agulhas especialmente criadas para causar o menor desconforto possível. Além disso, costuma-se aplicar anestésico tópico cerca de 30 minutos antes do procedimento, que o deixa, sem dúvida, muito mais confortável.

A primeira vez que o produto é aplicado, sempre traz um pouco mais de apreensão, o que é natural, mas com um pouco de paciência e tranquilidade, a paciente percebe que o procedimento não incomoda tanto quanto ela pensa. Assim, as demais aplicações ficam muito mais tranquilas e a paciente consegue até relaxar e já ver os resultados surgirem à medida que o Médico vai fazendo cada aplicação e ela compara um lado com o outro. Incrível, não é mesmo?

Como é uma sessão de preenchimento facial?

Tudo começa com uma avaliação muito criteriosa e ouvindo sempre o que a paciente tem a nos dizer. A queixa da paciente sempre deve ser ouvida e levada em consideração durante a avaliação inicial. A seguir, examinamos cada segmento da face em busca de sinais de envelhecimento como rugas, sulcos, depressões, deslizamento de tecidos, flacidez ou pequenas assimetrias entre um lado e outro. Logo depois, explicamos a paciente todos estes detalhes da aplicação, como podemos tratá-la e esclarecemos todas as dúvidas, para que ela se sinta segura e confiante. Desta maneira, concordando com o procedimento a paciente assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido padrão.

Para iniciar o procedimento, fazemos a limpeza do rosto para retirar impurezas e maquiagem, além de uma documentação fotográfica. Logo a seguir, aplicamos um creme anestésico, que deixará o procedimento menos desconfortável. Após cerca de 30 minutos, fazemos uma nova limpeza da pele com um produto especial para reduzir o risco de infecção (assepsia). Fazemos as marcações e novamente limpamos a pele. Cada aplicação com agulha ou cânula é explicado para o paciente o local, a profundidade e se neste local mais específico, ela poderá sentir um pouco mais de incômodo ou não. Fazemos as aplicações no ritmo do paciente com calma, atenção aos detalhes e paciência, pois cada um tem seu próprio tempo e precisamos respeitá-lo. Ao final do procedimento, realizamos novamente uma limpeza geral da pele e observamos se existem pequenas assimetrias, equimoses, hematomas ou alguma outra condição que precise de intervenção antes de liberar o paciente para casa com as devidas orientações.

É um tratamento doloroso?

Ao contrário do que muitos pensam, é um procedimento muito bem tolerado pelas pacientes, especialmente, porque utilizamos um creme anestésico tópico, que alivia muito a dor. Além disso, a calma, tranquilidade e segurança do Médico transmitem confiança a paciente, que relaxa um pouco mais durante a aplicação.

Quantas sessões são necessárias para obter os resultados desejados?

A partir da primeira sessão os resultados já podem ser observados. Haverá um edema (inchaço) natural nos primeiros dois ou três dias que logo regridem e a paciente já começa a observar estes resultados. A hidratação começa a partir do terceiro dia e fica mais evidente em torno da segunda semana, quando normalmente se observa a pele mais hidratada, viçosa e macia.Antes e depois de um preenchimento facial, quais são as recomendações?

Antes de fazer o procedimento deve-se informar ao Médico se tem alguma doença (comorbidade), alergias, se está grávida ou amamentando e as medicações em uso. Aqueles que fazem uso de anticoagulantes devem ter uma liberação do angiologista para suspender a medicação 5-7 dias e assim diminuir o risco de hematomas. Também, deve ser informado ao Médico se já realizou algum procedimento de preenchimento na face anteriormente e qual produto foi utilizado.

Após o procedimento, algumas recomendações são importantes:

  • Compressas geladas podem ser feitas a cada 2 horas;
  • Usar protetor solar após 24h e em caso de hematoma não se expor ao sol e evitar piscina até que os sintomas desapareçam;
  • Evite tocar na área tratada as 6 horas seguintes à aplicação. Depois deste período poderá aplicar uma leve maquiagem e a área poderá ser limpa com produtos cosméticos suaves sem massagear o local aplicado com força para não espalhar o produto. Massagear o local apenas com recomendação médica.
  • Não exponha a área tratada ao calor e frio intenso até o inchaço e vermelhidão terem desaparecido;
  • Sensações como dores de cabeça ou dores locais também podem ocorrer após a aplicação do procedimento. Isto pode acontecer devido a tensão ocorrida durante a realização do procedimento e costumam desaparecer em até 24h;
  • Existem casos raros descritos em Literatura de alterações visuais incluindo cegueira, assim como obstrução de vaso pelo produto ou por mecanismo de compressão, que pode resultar em sofrimento local dos tecidos. Isto pode ser decorrente de passagem do produto por acidente e que mais frequentemente ocorre por alterações anatômicas. Nestes casos, seu médico deverá ser imediatamente comunicado para tomar as primeiras medidas e em casos de alterações visuais o paciente também deverá procurar uma Emergência Oftalmológica.
Dr Adson Andrade

Que recomendação você pode dar aos interessados em fazer um preenchimento facial?

Apesar de ser um procedimento minimamente invasivo, com baixos riscos, observamos pelas mídias resultados assustadores com pacientes deformados pelo excesso de ácido hialurônico aplicado em áreas inadequadas ou em volumes excessivos. Também, é muito importante verificar a qualidade dos produtos e se o produto que foi combinado é o mesmo que foi aplicado. Normalmente, os melhores produtos são um pouco mais caros, mas oferecem maior segurança e durabilidade.

No entanto, o mais importante é verificar as condições do local, que vai ser feita a aplicação e sobretudo quem fará a aplicação. Um Cirurgião Plástico ou Dermatologista experiente conhecem bem a anatomia, os volumes a serem injetados e os limites para um resultado natural, além disso se houver alguma complicação, certamente saberão como tratá-la com rapidez e segurança.

O preenchimento facial pode ser aplicado em diferentes partes do rosto simultaneamente?

Sim, não há contraindicação nenhuma em fazer a aplicação em múltiplas áreas da face. O que pode acontecer é um pouco mais de edema (inchaço), que é revertido após alguns dias e com o uso de corticoide em baixas doses por cerca de 3 dias.

Como você aconselha seus pacientes para obter os melhores resultados?

Os melhores resultados, sem dúvida, serão alcançados com a associação dos melhores produtos, locais adequados para aplicação e especialmente com a escolha de médicos experientes que busquem o rejuvenescimento de forma natural e sem exageros.

Assim buscar por um procedimento de qualidade pode ser um pouco mais caro, mas tranquilidade, segurança, confiança e naturalidade não tem preço.

Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dr. Mário Junqueira
12 Opiniões
Goiânia, Goiás
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Clínica Savassi Dr. Antônio Rabello
Sem opiniões
Belo Horizonte, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.