Saiba o que é o efeito Tyndall
Seja com o intuito de remodelar ou aumentar o tamanho dos lábios, tratar rugas e marcas de expressão, ou corrigir os sulcos da face, conhecidos como "bigode chinês". Fato é que tratamentos estéticos à base de preenchimento são bastante buscados, com destaque para o ácido hialurônico.
O ácido hialurônico é um produto fabricado com matéria-prima do colágeno e, desse modo, é compatível com o organismo. Trata-se de um produto que ajuda na formação natural do próprio colágeno e que oferece uma duração média de seis meses a um ano e meio. Entretanto, em alguns raros casos, o preenchimento com essa substância pode gerar uma queixa de coloração azulada na região onde fui aplicada, conhecida como efeito Tyndall.
O efeito Tyndall pode ocorrer por dois motivos: o primeiro é consequência da aplicação de maneira muito superficial. Já a segunda, considerada bastante rara, é a possibilidade de ácido hialurônico passar pelos tecidos mais profundos.
Por que a pele fica azulada?
O ácido hialurônico é um gel transparente que, ao entrar em contato com a luz, pode refletir as ondas azuis, que são mais intensas. Na maioria dos casos o efeito Tyndall é confundido inicialmente com equimose, ou seja, com uma mancha roxa provocada por sangramento que penetra os tecidos em decorrência da aplicação.
No entanto, o efeito Tyndall pode aparecer meses depois da aplicação e demorar para desaparecer se a pessoa não buscar tratamento.
Em geral, o efeito Tyndall pode ocorrer por dois motivos diferentes: quando o ácido hialurônico de um tratamento facial foi injetado muito superficialmente ou quando o ácido hialurônico injetado percorreu os tecidos.
Independentemente do motivo que o produz, o efeito Tyndall ocorre quando a luz penetra na pele e age no preenchimento facial. Como consequência, os comprimentos de onda azuis são refletidos e fazem com que a pele pareça azulada . No entanto, apesar de sua aparência marcante, o efeito Tyndall não costuma representar risco ou perigo para a saúde. E desaparece à medida que o produto injetado é reabsorvido.
Como pode afetar nas olheiras?
A área sob os olhos , tão delicada por ter a pele muito fina, é mais propensa a sofrer o efeito Tyndall, pois pode ficar transparente e, como consequência, revelar a cor azulada suave característica desse efeito.
O efeito Tyndall nos olhos e olheiras é caracterizado por uma coloração azulada na área onde um determinado tratamento foi aplicado. Quando ocorre o efeito Tyndall, a luz penetra no preenchimento facial e faz com que as ondas azuis sejam refletidas e dêem origem ao tom azulado característico na pele. Este efeito pode ocorrer mesmo muito tempo após o tratamento ou procedimento ter sido realizado. Embora não represente um perigo grave para o paciente, pode causar uma sensação incômoda do ponto de vista estético, pois a descoloração pode demorar para desaparecer enquanto o produto injetado for reabsorvido.
Como tratar o efeito Tyndall?
Antes de tudo é preciso destacar que o efeito Tyndall não gera consequências para a saúde. O desconforto é estético e pode até ser aliviado com maquiagem. No entanto, há tratamento para esses casos e o efeito é rápido.
O ácido hialurônico é removido da região afetada por meio de pequenas punções. Também podem ser realizadas injeções de hialuronidase, que é uma sustância que facilita a difusão de líquidos injetáveis.
Os efeitos geralmente desaparecem em dois dias. Porém, há a possibilidade de reversão dos resultados positivos do preenchimento, o que faz com que a pessoa tenha que refazer a aplicação.
Alguns pacientes relatam que, além do desconforto visual, apresentam os seguintes sintomas:
- Náusea.
- Fraqueza.
- Tontura
- Pressão Sanguínea Baixa.
Mas geralmente esses sintomas desaparecem dentro de um dia. De acordo com especialistas, é mais provável que esteja relacionado à baixa tolerabilidade. Nódulos subcutâneos no local da injeção têm coloração azul-preta de ácido HYALURON. Você deve consultar o seu médico assim que notar os primeiros sinais dos sintomas do efeito Tyndall.
Isso se deve ao fato de que essas partes da pele quase não têm gordura subcutânea e capilares próximos uns dos outros. Com a idade, as fibras elásticas se quebram, levando ao afinamento da pele. Quanto mais velho o paciente, maior a probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais.
Procure um profissional especializado
Apesar de o preenchimento ser uma técnica pouco invasiva, ela necessita ser realizado por um profissional especializado para evitar possíveis problemas. O mesmo ocorre caso haja a necessidade de tratamento do efeito Tyndall.