Lábios assimétricos são definidos como um desequilíbrio em tamanho e forma, seja entre os lados direito e esquerdo, ou entre os lábios inferior e superior, fazendo com que os lábios pareçam desiguais e criando desarmonia no rosto.
Este tipo de assimetria é comum em ambos os sexos e pode levar a uma baixa autoestima. As causas podem ser diversas, mas atualmente temos à nossa disposição vários procedimentos muito eficazes adaptados às necessidades do paciente. Aqui estão algumas dicas e opções de tratamento para a correção de lábios assimétricos.
As causas de lábios assimétricos podem ser divididas em 3 categorias:
Os lábios assimétricos são devidos a uma predisposição congênita e, portanto, estão presentes desde o nascimento.
Existem vários problemas relacionados ao nervo facial ou após um derrame que afetam severamente os movimentos dos músculos faciais.
Os lábios assimétricos também podem ocorrer após um trauma no rosto, por exemplo, após um acidente.
Os melhores tratamentos para moldar os lábios para o equilíbrio e regularidade incluem tanto procedimentos não invasivos, temporários, como cirurgias permanentes. Entre os métodos não-invasivos mais populares estão os seguintes:
Os preenchimentos são uma excelente maneira de corrigir lábios assimétricos. É um dos tratamentos mais populares e envolve a injeção de ácido hialurônico, uma substância já presente e produzida pelo corpo, nos lábios usando uma agulha extremamente fina. O tratamento é não invasivo e geralmente indolor, leva cerca de 15 minutos e ajuda a restaurar o volume e o tom. Após o procedimento, a área tratada pode estar ligeiramente inchada, o que se reduz após algumas horas. O efeito do enchimento dura entre 4 e 8 meses, dependendo da absorção, que varia de uma pessoa para outra.
Esta é uma técnica não invasiva e indolor que permite a composição permanente dos lábios. Em casos de leve assimetria, pode ser uma excelente solução para ocultar pequenas imperfeições dos lábios sem efeitos colaterais e em um curto espaço de tempo. A sessão dura cerca de 30 minutos, não tem contra-indicações e é adequada para todos. Nenhum cuidado especial é necessário após o tratamento. O único inconveniente é que o resultado não é permanente, mas dura, em média, um ano.
O preenchimento labial é uma técnica semelhante ao preenchimento facial, mas envolve duas etapas diferentes: Primeiro, as células de gordura são extraídas de uma área pré-determinada do paciente e, após tratar a gordura extraída, ela é injetada nos lábios para restaurar a forma e o volume desejados. Não há contra-indicações com esta técnica, pois somente gordura autóloga é utilizada. O tratamento é realizado sob anestesia local, é ambulatorial e dura cerca de 40 minutos. O resultado é muito natural, mas deve-se levar em conta que as células de gordura injetada são parcialmente reabsorvidas nos primeiros 3 meses e, neste caso, outra sessão é necessária.
O lifting labial, é uma técnica estética moderna para corrigir lábios assimétricos, mas é limitado ao lábio superior. O procedimento reduz a distância entre a narina e o lábio superior para elevar o contorno natural do lábio superior. A menor distância entre o lábio superior e a ponta do nariz não só torna o vermelho dos lábios mais visível e maior, como também torna o riso mais aberto e atraente.
DGÄPC. Kurzratgeber Lippenkorrektur. Online: https://www.dgaepc.de/kurzratg... [ 29.04.2022]
DGÄPC. Lippenvergrößerung / Lippenunterspritzung. Volle und schöne Lippen für eine vitale Ausstrahlung. Online: https://www.dgaepc.de/aestheti...[ 29.04.2022]
Natalie A. Popenko. A Quantitative Approach to Determining the Ideal Female Lip Aesthetic and Its Effect on Facial Attractiveness. (JAMA Facial Plast Surg. 2017). Online: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5543334/ [ 29.04.2022]