NINFOPLASTIA: Desvendando 10 Mitos

NINFOPLASTIA: Desvendando 10 Mitos
Dra. Fernanda Torras
Ginecologista, pós-graduada em mastologia e oncoplastia mamária pela Santa Casa de São Paulo, possui mais de 16 anos de experiência, com foco em ginecologia estética e rejuvenescimento íntimo.
Criação: 27 nov 2023 · Atualização: 27 nov 2023
WhatsApp

Mas afinal, o que é a Ninfoplastia? Trata-se de um procedimento íntimo que visa alterar estética ou funcionalmente os pequenos e grandes lábios vaginais, assim como o capuz clitoriano. Este procedimento, também chamado de labioplastia, pode ser a solução para desconfortos físicos ou psicológicos causados por alterações na região íntima, como tamanho, forma ou assimetria dos lábios, que podem gerar embaraço, dor ou desconforto em atividades cotidianas e sexuais. A decisão de se submeter à ninfoplastia deve ser bem ponderada, levando em conta todos os aspectos envolvidos.

Desmitificando os 10 Principais Mitos

Mito 1

Ninfoplastia é Apenas Estética

Contrariando o que muitos pensam, a ninfoplastia não se limita a questões estéticas. Além de melhorar a aparência, este procedimento também aborda questões funcionais e de saúde, impactando positivamente na vida da mulher. A cirurgia pode melhorar a autoestima, facilitar a higiene íntima, aliviar desconfortos durante relações sexuais e atividades físicas, além de ser uma escolha pessoal para lidar com mudanças no corpo decorrentes de gravidez, envelhecimento ou alterações hormonais.

Mito 2

Recuperação Longa e Dolorosa

A recuperação da ninfoplastia é normalmente rápida e com mínimo desconforto, especialmente com o uso de técnicas modernas como o uso do LASER. A maioria das mulheres retoma suas atividades do dia a dia em até uma semana, e qualquer desconforto pós-operatório é controlável com medicamentos prescritos pela médica.

Mito 3

Alto Risco no Procedimento

A ninfoplastia, quando realizada por profissionais qualificados e experientes, é um procedimento mais seguro. O Brasil, líder mundial neste tipo de cirurgia, tem protocolos estabelecidos para minimizar riscos como infecção ou cicatrização inadequada. A avaliação prévia em consulta, exames pré-operatórios, escolha correta da técnica e o cuidado pós-operatório são fundamentais para garantir a segurança do procedimento.

Mito 4

Perda da Sensibilidade Sexual

Um dos maiores mitos relacionados à ninfoplastia é a perda da sensibilidade sexual.Contudo, quando realizada corretamente, a ninfoplastia não afeta negativamente a sensibilidade sexual. Pelo contrário, muitas pacientes relatam uma melhora na experiência sexual e conforto na região íntima, o que pode inclusive aumentar o prazer e a libido.

Mito 5

Custo Alto e Inacessível

Ao contrário do que se pensa, a ninfoplastia pode ser mais acessível do que se imagina, com muitas clínicas oferecendo opções de parcelamento ou financiamento. Sendo muitas vezes um procedimento ambulatorial, os custos tendem a ser menores do que em cirurgias que exigem hospitalização.

Mito 6

Procedimento Padronizado

Cada ninfoplastia é personalizada, respeitando a individualidade e os desejos de cada mulher. Não existe um "padrão" para os resultados, e cada procedimento é adaptado para atender às necessidades específicas da paciente.

Ou seja, a ninfoplastia é um procedimento com potencial para melhorar significativamente a qualidade de vida das mulheres, desde que realizado com conhecimento, cuidado e respeito à individualidade de cada organismo de cada mulher.

Mito 7

Qualquer Médico Pode Realizar a Ninfoplastia

A escolha do médico é um dos fatores mais importantes para o sucesso da ninfoplastia. É essencial selecionar um profissional com experiência comprovada em cirurgia íntima feminina - geralmente por Ginecologistas ou cirurgiões plásticos experientes nesse tipo de procedimento. Profissionais sem a qualificação e experiência adequadas podem aumentar o risco de complicações e resultados indesejados.

Mito 8

Somente em Hospital

Embora algumas ninfoplastias sejam indicadas para serem realizadas em ambiente hospitalar, a grande maioria dos casos podem ser efetuados em consultórios especializados, reduzindo custos e proporcionando comodidade ao paciente.

Mito 9

Bisturi é Melhor que o Laser

A escolha entre bisturi e laser depende do caso específico e da preferência do médico, assim como a disponibilidade da tecnologia. Ambos têm suas vantagens, mas a tecnologia a laser vem ganhando espaço por oferecer recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Mito 10

Plano de Saúde cobre a cirurgia

Em geral, a cirurgia é considerada um procedimento estético e, portanto, não é coberta por planos de saúde. Porém, em casos onde existe uma indicação médica clara, como desconforto físico significativo, pode haver uma chance de cobertura. É recomendável verificar com o plano de saúde previamente.

Conclusão

Espero que estas informações ajudem você a esclarecer as dúvidas e a desfazer mitos sobre a ninfoplastia, proporcionando informações valiosas para uma decisão consciente e segura sobre o procedimento. Sei que a ninfoplastia tem potencial para melhorar significativamente a qualidade de vida, autoestima e bem-estar das mulheres, mas desde que realizada com conhecimento e cuidado adequados.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.