Dicas valiosas para perder o medo da cirurgia plástica

Dicas valiosas para perder o medo da cirurgia plástica
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 16 dez 2021 · Atualização: 16 dez 2021
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

É muito comum ter dúvidas antes de realizar um procedimento cirúrgico, entram todos os tipos de inseguranças, perguntas e aquele medo em relação a cirurgia. Mas a melhor maneira de combater este medo, é pesquisar e buscar todos os tipos de informações sobre a intervenção. Abaixo vai poder conferir algumas dicas para te ajudar a evitar o medo das cirurgias plásticas.

Buscar um médico especialista

Antes de nada, deve procurar por um médico especialista na cirurgia que você deseja fazer, realizar uma consulta antes de tomar qualquer decisão fará a diferença. Para escolher o profissional, recomendamos que veja sua bagagem de cirurgias realizadas. Conhecendo a fundo as cirurgias que ele já realizou, vendo fotos de antes e depois, lendo opiniões sobre o médico, e também pode conhecer mais sobre ele na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

E na consulta, o que fazer? O primeiro passo é se sentir segura com este médico, para que ele possa transmitir toda aquela sensação de bem-estar e confiança que você precisa. Além de proporcionar um estudo personalizado da sua intervenção, e recomendar a melhor cirurgia. E se for necessário, visite outros médicos para confirmar a sua intervenção, sabemos que a escolha deve ser feita com toda segurança para essa jornada tão especial a você.

Converse com pessoas que fizeram a mesma cirurgia

É muito grande o aumento do número de cirurgias realizadas no Brasil, então será fácil você encontrar um familiar, amigo ou conhecido que tenha realizado uma intervenção. Assim você também poderá escutar suas experiências e saber mais sobre elas. Em cirurgia.net temos relatos reais de pessoas que realizam cirurgias plásticas, poderá também procurar essa ferramenta.

As informações mais importantes que deve conhecer são: comentários sobre os resultados e detalhes sobre o pós-operatório, são pontos chaves para uma boa investigação.

Confiança na equipe médica
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo

Procure informações sobre a cirurgia

É o momento de reunir todas as ferramentas para procurar tudo sobre a cirurgia ou sobre o médico o qual decidiu operar. Para isso, nosso conselho é que investigue em plataformas de confiança e pessoas que realizam a cirurgia. Às vezes, nossa primeira reação é ir à internet, e lá existe todo o tipo de informação, e muitas vezes acabamos por ficar mais assustados.

Vale destacar, que tanto a cirurgia plástica como qualquer outra intervenção, existem seus riscos, todavia escolher um bom profissional com experiência e técnicas atuais, deixará que este medo seja um pouco menor.

Desta maneira, pesquise muito sobre o procedimento que gostaria de realizar, técnicas, pós-operatório, etc. Dica: anote as dúvidas para consultar com o médico, assim garantimos que não deixamos nada sem esclarecer.

Equipe médica

Um dos pontos chaves para eliminar o medo de cirurgias plásticas, é conhecer toda a equipe que fará parte da sua intervenção, muitas vezes somente há relação entre paciente e médico. Com isso, acabamos que temos inseguranças em relação à equipe, nosso conselho é pedir ao cirurgião que essas pessoas possam ser apresentadas a você antes. Os profissionais mais comuns são: anestesista, cirurgiões auxiliares (caso necessário), auxiliares ou enfermeiros.

A anestesia

Aqui está a grande vilã para muita em uma cirurgia estética, mas calme! Com um profissional especializado e todos os exames realizados antes, tudo ocorre bem. O que acontece é que não temos muito conhecimento da anestesia, é por isso que existe este temor a ela.

Atualmente contamos com dois tipos de anestesia:

Geral: esta impede a dor em todo o nosso corpo, para os músculos e há inconsciência temporária. É necessário que o paciente seja intubado, já que os músculos respiratórios também ficam paralisados, este tipo de anestesia é usada para longas intervenções e de grande porte.

Local ou regional: como o nome já diz, ela impede que o paciente sinta dores em uma determinada região. Os especialistas em anestesias, usam para procedimentos mais simples ou se a cirurgia é em uma parte do corpo em concreto.

Uma dessas anestesias serão usadas em uma cirurgia plástica, sempre de acordo com a duração da mesma, existe um baixo risco de complicações com anestesias, é por isso que existe uma grande importância na realização dos exames pré-operatórios.

Para que você não fique com dúvidas sobre este tema, converse com o médico e peça todos os detalhes, uma dúvida não pode fazer com que você não faça o que sempre sonhou. Leve seu checklist para a consulta e confira todos os detalhes, somente assim ficará mais tranquila e poderá seguir adiante com sua cirurgia plástica.

Todos os detalhes são importantes

Existem muitos outros fatores que também fazem com que o paciente se sinta inseguro, veja abaixo.

O resultado

Outro dos temores dos pacientes é que o resultado não seja o esperado. Por um lado, temem que isso não seja natural e, por outro, que estejam em situação pior do que antes e que se arrependam de ter feito a cirurgia.

Se o médico é um bom profissional, não precisa pensar nisso. O médico junto com o paciente terá avaliado todas as possibilidades e decidido o melhor para cada caso. Por exemplo, em uma mamoplastia de aumento eles terão concordado sobre o tamanho das próteses ou em uma rinoplastia eles terão decidido sobre a forma e o tamanho do nariz resultante.

O pós-operatório

Dada a situação, muitos desejam que o período de pós-operatório seja curto para poderem voltar a trabalhar ou voltar às atividades normais. Mas é preciso levar em consideração o tipo de operação realizada, algumas requerem maior tempo de recuperação e imobilidade. O médico avaliará quando cada paciente poderá retornar às atividades normais .

A dor

O medo da dor após uma operação também é muito frequente e, ao mesmo tempo, relativo. Cada pessoa tem uma experiência e uma tolerância que são determinadas por fatores físicos e psicológicos. Ou seja, o limiar de dor é diferente em cada um. Em qualquer caso, no pós-operatório, são prescritos analgésicos para aliviar qualquer desconforto que possa surgir.

Com todas essas dicas que preparamos para você, será mais fácil na sua decisão, para consultar os profissionais clique neste link e confira todos os especialistas da sua região.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.